terça-feira, 5 de outubro de 2021

POR QUE ESSA TEMPESTADE NA MINHA VIDA?

  

Quando Jonas decidiu fugir da missão que Deus lhe havia confiado – pregar a necessidade de conversão à cidade de Nínive, capital da Assíria – embarcou num navio que ia para a cidade de Társis, direção oposta a Nínive. “Mas o Senhor mandou um vento violento sobre o mar, levantando uma grande tempestade, que ameaçava destruir o navio” (Jn 1,4). Diante do desespero dos marinheiros, Jonas confessou que estava “fugindo da presença do Senhor”, isto é, estava caminhando na direção contrária à vontade de Deus e que a única forma de acalmar aquela tempestade seria jogá-lo no mar. “Então, pegaram em Jonas e atiraram-no ao mar; e cessou a fúria do mar” (Jn 1,15).

Quantas vezes se levanta dentro de você uma tempestade? A angústia toma conta da sua alma; as preocupações enchem sua mente; você perde sua paz interior e não consegue saber qual decisão tomar na sua vida... Nesta situação, é muito importante que você pare e se pergunte: O que está desencadeando essa tempestade na minha vida?

Aos prestar atenção às emoções do seu interior, Santo Inácio de Loyola percebeu que todas as vezes que ele conduzia seus pensamentos segundo a vontade de Deus, seu coração se enchia de paz. No entanto, todas as vezes em que ele pensava em se afastar da vontade de Deus e seguir a voz do seu ego, sua alma se enchia de perturbação. Foi então que ele fez esse importante discernimento: quando estamos conduzindo nossa vida segundo a vontade de Deus, podemos até sofrer dificuldades e privações, mas nosso coração está em paz.

Até que ponto a tempestade que está na minha vida não é um sinal evidente de que eu estou brigando com a vontade de Deus? Até que ponto essa angústia, essa inquietação que não passa não é consequência da minha recusa em viver segundo aquilo que Deus está me pedindo, para o meu próprio bem?

A verdade é uma só: se a minha tempestade interior é consequência da minha teimosia em conduzir minha vida na direção contrária do que Deus deseja para mim, eu vou continuar me debatendo com os ventos contrários, e a tempestade tenderá a se tornar cada vez mais violenta. Somente quando eu decidir ajustar minha vida à vontade de Deus e fazer aquilo que estou sendo chamado a fazer neste momento é que os ventos contrários cessarão e eu experimentarei uma profunda paz interior.

Pe. Paulo Cezar Mazzi  


Nenhum comentário:

Postar um comentário