terça-feira, 30 de março de 2021

DISCÍPULOS DO CORDEIRO DE DEUS

 Missa da Ceia do Senhor. Palavra de Deus: Êxodo 12,1-8.11-14; 1Coríntios 11,23-26; João 13,1-15.

 

            Esta noite nos fala de duas páscoas: a páscoa dos judeus e a Páscoa de Jesus. A páscoa dos judeus nos foi narrada no texto do Êxodo; a de Jesus, na primeira carta de São Paulo aos Coríntios e no Evangelho segundo João. A páscoa dos judeus tem como personagem principal um animal: o cordeiro; a páscoa de Jesus não tem um cordeiro (animal), mas o próprio Jesus, “o Cordeiro de Deus” (Jo 1,29), entregando seu corpo e dando seu sangue em comida e bebida. Enquanto o sangue do cordeiro serviu para proteger as casas dos hebreus da praga exterminadora que passou pelo Egito, o sangue de Jesus será derramado na cruz para nos dar o perdão dos pecados, libertando-nos da praga exterminadora que é a morte. Jesus morre para nos libertar da morte; ele é condenado para nos libertar de todo tipo de condenação.

            Muito diferente da praga exterminadora que passou pelo Egito e poupou as famílias dos hebreus, por causa do sangue do cordeiro passado nas portas das casas, o novo coronavírus não poupou inúmeras pessoas, inúmeras famílias em nosso país. Portanto, essa páscoa será celebrada em muitas famílias não com gosto de ressurreição, mas com gosto de morte; não com alegria, mas com dor e saudade. Por causa da Covid 19, muitas pessoas passaram deste mundo para o Pai antes da hora. Assim como o Egito há muitos séculos atrás, o Brasil se tornou um imenso cemitério, não porque Deus resolveu punir nosso País, mas porque nosso Governo e parte da população, além de não acreditarem na praga exterminadora, promoveram campanhas de desinformação nas redes sociais, combatendo o uso de máscaras, o distanciamento social e desacreditando as vacinas.     

            Nesta noite temos diante de nós dois tipos de sangue: o sangue de um cordeiro, que morre sem saber a razão (sangue “inconsciente”), e o sangue do Cordeiro de Deus, que livre e conscientemente aceita ser derramado na cruz pela salvação de todo ser humano. Na última Ceia, Jesus se antecipa ao seu sacrifício de cruz e dá seu Corpo e Sangue em alimento, dizendo: “Fazei isto em memória de mim” (1Cor 11,24.25). Fazer memória significa atualizar a presença de Jesus em meio a nós. Seu sacrifício na cruz foi realizado uma vez por todas, mas ele se atualiza em cada Eucaristia para que todos os homens de todos os tempos sejam alcançados pela redenção realizada na cruz. Se a páscoa dos judeus devia ser celebrada todos os anos, muito mais a Páscoa de Jesus deve ser continuamente celebrada até que ele venha: “Todas as vezes... que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha” (1Cor 11,26).

            Em cada Eucaristia, Jesus continua entregando o seu Corpo e derramando o seu Sangue pela Igreja e por toda a humanidade. Em cada Eucaristia, nós anunciamos a morte redentora de Jesus, proclamamos a sua ressurreição e renovamos a nossa esperança na sua vinda definitiva. Em cada Eucaristia, nós nos comprometemos a nos tornar “corpo doado” e “sangue derramado”, pois Jesus disse, ao final da Ceia: “Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13,14-15).

            Lavar os pés era um serviço realizado pelos escravos, na época de Jesus. Ao nos convidar a imitá-lo, Jesus quer que assumamos o nosso lugar na vida como lugar de serviço. Foi exatamente na última Ceia que ele afirmou: “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). Essa é a memória viva que Jesus quis deixar de si mesmo para a Igreja e para o mundo: ele não apenas desceu do céu, mas também se abaixou até os pés dos homens para perdoar os pecadores, para levantar os caídos, para trazer à mesa todos os excluídos dos banquetes, para alimentar todos os famintos. Jesus quer que todos tenham parte com ele no banquete do Reino de Deus. Ele quer que a Eucaristia traduza o seu desejo de salvar a todos; que ela se torne a festa que celebra a volta do filho que havia se perdido e foi encontrado, a ressurreição do filho que havia morrido e voltou a viver (cf. Lc 15,23.24.32).

            Diante dessa cena do Lava-pés vale a pena lembrarmos o conselho de Jesus: “Deem de esmola o que vocês têm e tudo ficará limpo para vocês” (Lc 11,41). Nossos pés ficam limpos quando caminhamos na direção de quem necessita de nossa ajuda. Nossas mãos ficam limpas quando as estendemos para aqueles que precisam de nós. As mesmas mãos que se estendem para receber a Eucaristia precisam se estender para tocar o Corpo de Cristo na “carne” dos que sofrem. Quantos hoje deveriam ter suas mãos sujas por se contaminarem com a dor do seu semelhante, mas elas estão limpas porque são próprias de pessoas que costumam “lavar as mãos” diante do sofrimento do seu semelhante?  

            Nesta noite, a grande maioria do nosso povo não poderá receber o Corpo e o Sangue de Jesus, devido ao isolamento social. Diante de alguns bispos, padres e leigos negacionistas, precisamos olhar para Jesus. Bem no início do seu ministério, ele esteve num sábado na sinagoga. Ao ver um homem com uma mão deficiente, mandou-o se colocar no meio da sinagoga. Então Jesus perguntou se era permitido salvar uma vida ou deixa-la morrer em dia de sábado. Ninguém respondeu. Jesus mandou o homem estender sua mão deficiente e ela ficou curada (cf. Mc 3,1-6) Embora fosse possível infringir a lei do sábado em caso de risco de morte, Jesus fez questão de curar um homem deficiente, que não corria risco algum de morte, para nos dizer que, no centro da Igreja, no centro do cristianismo, deve estar o cuidado com a vida, inclusive física.

            Católicos que passarão a Semana Santa protestando por não poderem comungar a Eucaristia colocam no centro da sua fé não o bom senso, não o cuidado com a vida alheia, mas o seu “direito” egoísta de receber a Eucaristia. No entanto, o Evangelho fala por si só: essa é uma atitude própria de discípulos de fariseus, não de discípulos de Jesus Cristo, para quem a verdadeira religião deve estar a serviço da vida física, emocional e espiritual das pessoas.           

 

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário