quinta-feira, 27 de outubro de 2016

INCANSÁVEL AMOR QUE PROCURA A QUEM TRANSFORMAR...

Missa do 31º. dom. comum. Sabedoria 11,22 – 12,2; 2Tessalonicenses 1,11 – 2,2; Lucas 19,1-10.
           
Há uma palavra de Jesus no livro do Apocalipse que nos ajuda a tomar consciência do apelo do Evangelho para nós hoje: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3,20). Jesus está à porta da consciência e do coração de cada ser humano, independente da sua condição social, moral e espiritual. Estando do lado de fora, Ele bate à porta; de inúmeros modos Ele lança seu apelo, faz ressoar a sua voz e convida cada pessoa a abrir a porta. Mas Jesus respeita a nossa liberdade: Ele entra onde o deixamos entrar; Ele só entra se o permitimos. A chave da porta da nossa consciência e do nosso coração fica do lado de dentro: somos nós que decidimos se vamos abrir a porta para Jesus ou não...
Zaqueu decidiu abrir a porta para Jesus. Na verdade, ele jamais imaginaria que Jesus um dia lhe dirigisse esse convite: “Hoje eu devo ficar na tua casa” (Lc 19,5). Zaqueu “era chefe dos cobradores de impostos e muito rico” (Lc 19,2), um homem considerado “sujo”, corrupto, que se enriqueceu às custas do sofrimento de um povo dominado pelos romanos. Por isso, ao entrar na casa de Zaqueu, Jesus ouviu este comentário: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” (Lc 19,7). Hoje nós certamente nos escandalizaríamos se Jesus entrasse na casa de uma pessoa que se enriqueceu roubando, mentindo, traficando, ameaçando, causando estragos na sociedade. Mas quando Jesus decide bater à porta de uma pessoa Ele sabe onde está batendo; Ele sabe que lá dentro daquela consciência e daquele coração habita “um filho de Abraão” (Lc 19,9), um ser humano que se perdeu ou que está se perdendo e que precisa ser encontrado.  
“Hoje eu devo ficar na tua casa” (Lc 19,5). ‘Hoje eu quero entrar na intimidade da sua consciência e do seu coração. Hoje eu quero visitar não só a sala da sua casa interior, onde você mostra para os outros apenas aquilo que quer que eles vejam; eu gostaria de ter acesso também ao seu quintal e ao seu quartinho de despejo, onde você guarda tudo aquilo que não quer que os outros vejam, aquilo com o qual você não consegue lidar, solucionar, e joga lá dentro, fazendo de conta que essas coisas não existem ou não fazem parte de você. Hoje eu gostaria de falar com você também a respeito da sua sexualidade, da sua vida profissional, da maneira como você lida com o dinheiro... Eu posso entrar?’
Diante do convite de Jesus, Zaqueu “desceu depressa e recebeu Jesus com alegria” (Lc 19,6). Quando estamos na missa, existem dois momentos fortes em que recebemos Jesus: no momento da proclamação da Palavra – sobretudo do Evangelho – e no momento da Eucaristia. Como nós vivenciamos esses momentos? Nós estamos presentes ou ausentes? Como nós recebemos Jesus: conscientes de que estamos recebendo Aquele que “veio procurar e salvar o que estava perdido” (Lc 19,10)? Nós recebemos Jesus com a mesma alegria com que Zaqueu o recebeu?
Qual era o motivo da alegria de Zaqueu? Zaqueu se deu conta de que, antes de ele procurar ver quem era Jesus, o próprio Jesus estava procurando por ele, assim como procura por todo aquele que se perdeu ou que está se perdendo. Zaqueu se deu conta de que ele, desprezado e odiado por muitas pessoas, era alguém a quem Deus amava e com quem se importava. Ao receber Jesus em sua casa, Zaqueu se sentiu amado por Deus, tocado por aquele amor que só pode vir de Deus, aquele “incansável amor que procura a quem transformar e transforma a quem encontrar” (Walmir Alencar, Lugares).
Eu não sei se você atualmente está procurando por Deus, mas tenha a certeza de que Ele procura por você, assim como Ele procura por cada ser humano. Não sei se a porta da sua vida está aberta ou fechada para Ele, mas saiba que Ele está à sua porta e bate: você é quem decide se vai abrir ou não a porta, e permitir que Deus tenha acesso ao interior da sua consciência e do seu coração. Não sei se você às vezes se sente uma pessoa perdida – não só desorientada, mas sem esperança, sem salvação –, mas saiba que Deus enviou Jesus para procurar e salvar o que estava perdido.
 Sentindo-se encontrado pelo amor de Deus na pessoa de Jesus, Zaqueu tomou uma decisão extremamente difícil, uma decisão que mudou para sempre a sua vida: “Senhor, dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais” (Lc 19,8). Na presença de Jesus, Zaqueu se deu conta da inversão de valores em que vivia, e decidiu fazer duas mudanças: tornar-se solidário com os pobres, dos quais provavelmente se mantinha distante, e rever sua conduta profissional: caso houvesse prejudicado intencionalmente alguém, procuraria esta pessoa para reparar seu erro.   
            Quando você tem um encontro verdadeiro e profundo com Jesus, seja na Palavra, seja na Eucaristia, seja por meio de um acontecimento, você se dá conta de que há algo que precisa mudar na sua vida; seus valores precisam ser reorientados; sua maneira de entender a pobreza, a injustiça e a violência na sociedade ganha uma nova compreensão e você se torna consciente de que há algo que pode concretamente fazer para que o mundo à sua volta comece a mudar. Assim como Zaqueu, você se dá conta de que o sentido da sua vida não consiste em ganhar dinheiro seja do jeito que for, e sobreviver num mundo onde muitos não estão conseguindo sobreviver. O sentido da sua vida está em fazer a sua parte para que aqueles que estão perdidos sejam encontrados, tanto no sentido social quanto no espiritual.     
            “Hoje a salvação entrou nesta casa”. Pensemos nas casas onde moram pessoas desempregadas ou doentes, pessoas deprimidas ou viciadas em droga, dependentes de bebida, crianças abusadas sexualmente, pais sem filhos, filhos sem pais, pessoas solitárias, casas onde talvez não falte dinheiro, mas falta diálogo, amor, perdão, casas habitadas por Zaqueus, por pessoas perdidas dentro de si mesmas... Certamente Jesus está nos dizendo hoje: “Desce depressa... Hoje eu devo ficar também nessas casas... Seja minha presença para essas famílias... É por meio de você que eu hoje continuo a procurar e salvar o que está perdido!”

Para a sua oração pessoal:
(Lugares, Pe. Fábio de Melo, música de Walmir Alencar)

                                                                       Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário