quinta-feira, 4 de abril de 2019

A PÁGINA PRINCIPAL DO LIVRO DA SUA HISTÓRIA SE CHAMA "HOJE"

Missa do 5º. dom. da quaresma. Palavra de Deus: Isaías 43,16-21; Filipenses 3,8-14; João 8,1-11.

            Van Thuan, um grande cardeal da nossa Igreja, afirmou: “Não há santos sem passado, nem pecadores sem futuro”. Inúmeras pessoas que atualmente estão no caminho de Deus tiveram um passado de erros e de pecados. Da mesma forma, pessoas que atualmente julgamos perdidas numa vida de erros e de pecados – portanto, sem possibilidade de salvação –, encontram em Deus um futuro que pode ser diferente do que tem sido suas vidas até hoje. Precisamos nos dar conta de que o passado tem, sim, o poder de marcar a nossa história de vida, mas não tem o poder de determiná-la. Se nós não temos o poder de apagar a história de vida que escrevemos no passado, temos o poder de escrever uma nova história a partir de hoje.
            Eis como Deus convida o povo de Israel a virar a página do passado e a escrever o seu presente de uma forma nova: “Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca” (Is 43,18-19). Israel estava cometendo um erro: ele conseguia reconhecer a presença de Deus em sua história de vida no passado, no grande acontecimento do Êxodo (libertação do Egito), mas não estava conseguindo reconhecer esse mesmo Deus no presente da sua história. Deus corrige Israel, afirmando que Ele fará “coisas novas”, porque a nossa vida presente não é mera repetição do passado, mas abertura para um novo futuro.
            Nós conhecemos muitas pessoas que vivem seu presente em função do passado: ao invés de valorizar a porta que hoje a vida está lhes abrindo e entrar por ela, dando a si mesmas a chance de um futuro e de uma esperança, elas decidiram se sentar diante da porta que lhes foi fechada e chorar, tornando-se amargas e deprimidas. Para não alimentarmos em nós essa atitude doentia e sabotadora, o apóstolo Paulo nos dá o seu próprio testemunho: “esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente. Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que, do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus” (Fl 3,13-14).   
Quando Paulo olhava o seu passado, não reconhecia apenas seus erros, mas algo muito mais importante: “Eu fui alcançado por Cristo Jesus e por isso agora corro para alcançá-lo” (citação livre de Fl 3,12). O perdão que Jesus nos concedeu na cruz nos libertou da condenação do nosso passado, de modo que nós agora estamos livres para correr em direção à meta, que é a nossa salvação. Em outras palavras, o que determina a nossa vida não são as escolhas que fizemos e as decisões que tomamos ontem, mas as escolhas que estamos fazendo e as decisões que estamos tomando hoje. Dizendo ainda de outra forma, a página principal do livro da nossa vida é aquela que estamos escrevendo hoje, e não as que foram escritas até ontem.
É assim que nós podemos entender a atitude de Jesus para com a mulher que foi pega cometendo adultério e que os fariseus e mestres da Lei querem apedrejar. Diante do fato de que “Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres” (Jo 8,5), Jesus responde: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra” (Jo 8,7). Ninguém de nós tem um passado totalmente limpo, isento de erros e de enganos. E ainda que alguém o tivesse, ninguém de nós está garantido de nunca errar, se enganar e pecar. É por isso que o salmista suplica a Deus: “Não entres em julgamento com teu servo, pois frente a ti nenhum vivente é justo” (Sl 143,2). Quando nos colocamos com sinceridade diante de Deus, reconhecemos que as pedras que estamos prontos para atirar sobre aqueles que julgamos estar condenados por seus erros acabarão por atingir a nós mesmos, pois todos somos pecadores e todos necessitamos de perdão.  
Meditando sobre este Evangelho, o Pe. Flávio Sobreiro escreveu: “Jesus olhou para aqueles que desejavam por fim àquela história e lhes mostrou que as histórias de cada vida eram tão mal escritas quanto às daquele livro que estava prestes a ser apagado da história. Quando todos olharam para suas belas capas de perfeição descobriram o conteúdo mal redigido de suas vidas”. No livro da nossa história de vida, todos nós já escrevemos palavras ou frases das quais hoje nos arrependemos, mas que não podem ser apagadas. No entanto, Jesus nos convida a olhar para o livro da nossa história de vida para além da capa, para além das páginas que registram erros que cometemos no passado, porque “para Ele, antes do pecado, vem o pecador. No coração de Deus, eu, você, cada um de nós, vem em primeiro lugar; vem antes dos erros, das normas, dos juízos e das nossas quedas” (Papa Francisco).
         Depois que os acusadores daquela mulher foram embora, pois todos eles já tinham pecado alguma vez na vida, “Jesus se levantou e disse: ‘Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?’ Ela respondeu: ‘Ninguém, Senhor’. Então Jesus lhe disse: ‘Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais’” (Jo 8,10-11). Com a palavra mais uma vez, o Pe. Flávio Sobreiro: O ser humano é um grande livro escrito pela vida... Muitas pessoas escreveram suas histórias de modo triste. Rabiscaram frases corretas e apagaram páginas de felicidade. Outros apagaram os erros e reescreveram novas frases de esperança... Aquilo que escrevemos nas páginas de nossa história pode não ter sido tão bonito como havíamos sonhado. A vida não nos permite arrancarmos as páginas de nosso livro da vida, mas ela permite que reescrevamos frases de um tempo novo que se chama hoje. Nas linhas da vida, Deus nos oferece a borracha do perdão que apaga os erros de frases mal escritas. Muitos podem olhar para a capa de seus erros, mas Deus olha para aquilo que você ainda vai escrever”.  

            ORAÇÃO: Cristo Jesus, aqui estou com o livro da minha história de vida, uma história que contém erros e acertos. Reconheço que não posso mudar meu passado, mas também não devo lhe dar o poder de bloquear o meu presente e estragar o meu futuro. Quero me reconciliar com minha história, perdoando-me pelos erros que cometi ao lidar com o meu desejo de ser feliz. “Esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente” (Fl 3,13), para o abraço do Teu perdão.
            Jesus misericordioso, peço-Te por mim e por todas as pessoas que se sentem condenadas por seus erros: liberta-nos da culpa paralisante; ajuda-nos a enxergar a nós mesmos e aos outros para além dos nossos erros. Com alegria, acolhemos esta nova página em branco que se chama “hoje”, na qual podemos começar a escrever uma nova história, grávida de esperança e aberta ao futuro. Obrigado por nos lembrar de que não existe mais condenação para aqueles que creem na força redentora do Teu sangue. Obrigado por nos fazer acreditar que todos nós podemos escrever uma história diferente a partir de hoje!

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário