quarta-feira, 4 de agosto de 2021

SER PADRE


Porque há pessoas escravas que precisam ser libertas (Ex 3,7.8.10);

Porque há um povo a ser introduzido na Terra Prometida (Js 1,1-6);

Porque a voz de Deus precisa falar mais alto ao coração humano do que os contratestemunhos de alguns “homens de Deus” (1Sm 1,12.23; 3,1-21);

Porque Deus faz uma pergunta diante de um mundo que precisa ser salvo de si mesmo: “Quem enviarei?”, e eu respondo como Isaías: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

Porque há vidas rachadas e quase apagadas que não precisam ser jogadas fora, mas podem ser restauradas e reacendidas (Is 42,3);

Porque há pessoas cansadas, humilhadas e desoladas esperando por uma palavra minha de conforto (Is 50,4);  

Porque existem situações injustas a serem arrancadas e destruídas, exterminadas e demolidas, para que a vida em abundância que Deus quer para todo ser humano seja construída e plantada (Jr 1,10);

Porque existem inúmeras pessoas cuja vida precisa voltar a ter esperança e sentido (Ez 37,1-14);

Porque a Esposa adúltera se feriu gravemente e necessita ser curada e restaurada pelo amor fiel do seu Esposo (Os 2,16-22);

Porque a religião se prostituiu e separou-se do drama da vida dos que sofrem, e, por isso, necessita reencontrar o caminho de volta, onde o culto não se mantenha distante ou indiferente à realidade dos que sofrem (Am 5,21-24);

Porque, diante do fato de que não há praticamente fidelidade sobre a terra e as famílias sofrem com a própria desestruturação, o Senhor me chama a anunciar a força restauradora do Seu perdão e do Seu amor (Mq 7,2.18-19);

Porque há muitas pessoas afogando-se nas águas turbulentas do mal e da destruição, e Jesus me chama a “pescá-las”, as resgatá-las vivas dessas situações (Mt 4,19);

Porque há pessoas mortas que precisam voltar a viver, assim como também há pessoas perdidas que precisam ser encontradas (Lc 15,24.32);

Porque a humanidade é uma multidão faminta e eu aceito deixar-me afetar por esta fome, tornando-me “pão”, alimento de vida eterna para quem tem fome de Deus (Jo 6,5.27);

Porque, diante do mau cheiro da morte que se propaga por todo lado (Jo 11,39), eu quero me configurar a Jesus, fazendo da minha existência um perfume que se derrama – “se desperdiça” –, para espalhar no seio da humanidade o bom odor da alegria, da esperança e da vida que é mais forte do que a morte (Jo 12,3);

Porque a pessoa de Jesus Cristo deve se tornar conhecida e amada por inúmeras pessoas às quais o Evangelho ainda não chegou (At 9,15);

Porque inúmeras famílias precisam saber que existe para elas um Salvador: Jesus Cristo (At 16,31);

Porque aceito o desafio que Jesus me propõe de não só crer no Evangelho, mas também de sofrer por ele, fazendo-me tudo para todos a fim de salvar alguns a todo custo (1Cor 9,22; 2Tm 1,8).  

  Pe. Paulo Cezar Mazzi

4 comentários:

  1. Parabéns pelo dia do Padre. Feliz seja você em seu dedicado ministério. Ser padre é por tudo o que sua reflexão à luz da Bíblia descreveu. Ser padre exige dedicação extrema, esquecimento de si próprio. Ser padre precisa ser acolhedor e ter coração misericordioso. Feliz dia do padre.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! Deus lhe abençoe junto aos seus! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo dia do padre e obrigado por essa profunda reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, querido irmão! Deus o abençoe junto à sua família!

      Excluir