segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

O NOVO E A PAZ SÓ PODEM VIR DE DEUS

Missa Maria, mãe de Deus. Palavra de Deus: Números 6,22-27; Gálatas 4,4-7; Lucas 2,16-21.

            Nada mais velho e desgastado do que a frase “Ano novo, vida nova”. Por que é tão difícil ter ou experimentar uma vida nova? Porque o “novo” não pode nascer fora de nós; ele só pode vir de dentro; ele precisa ser desejado, cultivado, gestado dentro de nós. O “novo” é uma tarefa que pede de nós determinação, constância, perseverança, dedicação, persistência, e tudo isso dá trabalho. Além disso, nós, que desejamos tanto ter uma vida nova, somos pessoas apegadas aos nossos velhos hábitos; somos pessoas viciadas na maneira como vemos a nós mesmos e aos outros. E romper com hábitos, vícios ou manias dá muito trabalho...
            Sendo assim, nós escolhemos repetir o erro de tentar costurar remendo novo numa roupa velha, e isso, segundo Jesus, não funciona (cf. Mt 9,16). Ao invés de nos despirmos de atitudes e comportamentos viciados, que não respondem mais aos desafios que a vida está nos apresentando, nós corremos o tempo todo atrás de remendos. Colocamos remendos nos nossos relacionamentos, em nossa vida profissional, no cuidado com a nossa saúde, no lidar com o nosso pecado e até mesmo em nossa vida de fé, e, no entanto, esses remendos não transformam aquilo que gostaríamos que fosse transformado.  
            O adjetivo “novo” é a palavra que mais se repete no livro do Apocalipse. O novo, como nos ensina este livro bíblico, só pode vir de Deus, conforme Ele mesmo diz: “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5). O novo, para nascer em nós, exige que esvaziemos nossas gavetas, onde guardamos nossas mágoas e nossos ressentimentos, e abramos espaço para que Deus possa agir em nós. O novo exige silêncio, revisão de vida, exame de consciência, confronto conosco mesmos. O novo exige que nos perguntemos: O que está bom em mim e precisa ser mantido? O que não está bom em mim e precisa ser modificado? Se eu tenho consciência de que há algo que precisa ser mudado em mim, na minha vida, quais os passos que eu efetivamente preciso dar, quais as atitudes que eu efetivamente preciso tomar, para que a mudança aconteça?
            Maria sempre foi uma pessoa que teve a coragem de refletir sobre a sua existência. Diante de cada acontecimento, ela parava e questionava: o que esse acontecimento quer me dizer? O que eu devo aprender, corrigir ou confirmar em minha vida, a partir daquilo que está acontecendo? Se é verdade que o tempo não pára, nós precisamos aprender a parar, fazer pequenas pausas diárias, refletir sobre aquilo que a vida está nos dizendo e, se preciso for, rever e reorientar os nossos passos. Precisamos ter a coragem de sair do piloto automático e assumir o trabalho de escolher qual direção dar à nossa vida...
            E por falar em direção, é importante nos lembrar de um alerta da Palavra de Deus: “O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração vão perdurar” (Sl 33,10-11). Sejam quais forem os nossos sonhos ou projetos para este novo ano, é importante colocá-los diante de Deus e pedir que Ele nos guie, que Ele disponha nossos dias segundo a Sua vontade, que Ele intervenha e modifique tudo aquilo que precisa modificar, em vista do Seu desígnio de nos salvar. Enfim, que Deus seja o piloto e nós o co-piloto, jamais o contrário. Afinal, Ele sabe melhor do que nós não somente qual é o destino da nossa viagem, mas também qual percurso é o melhor, qual caminho deveremos percorrer este ano, em vista do nosso crescimento, da nossa conversão e da nossa salvação.
Antes que comece a agitação, a correria das nossas atividades, antes que comecemos a escrever nas páginas em branco do livro deste novo ano, é importante pedir a bênção de Deus (cf. Nm 6,24-26). Não se trata de pedir – e muito menos de esperar – que Deus nos proteja da vida, mas que Ele nos dê forças para olhar a vida nos olhos e enfrentar aquilo que temos que enfrentar. Não se trata de iniciar este ano tendo o coração preenchido pelo medo e tomado pela preocupação, mas preenchido pelo Espírito de Deus, tomado por Sua força, Sua coragem, Sua determinação.
Foi por isso que o apóstolo Paulo contrapôs a figura do escravo à figura do filho. O escravo vive preso ao medo; o filho lança-se com coragem diante da vida (cf. Gl 4,7). Se há alguma mudança ou transformação que esperamos para este novo ano, ela depende em muito da maneira como vamos escolher viver nossa vida: como escravos, que usam como desculpa suas próprias correntes, para não fazer aquilo que sabem que têm que fazer, ou como filhos, que se deixam conduzir pelo Espírito que os anima a lutar e a criar condições para as mudanças ou transformações aconteçam em sua vida.
O dia 1º. de janeiro é o Dia Mundial da Paz. Há inúmeras situações sociais que impossibilitam a paz entre nós: guerras, violência, injustiças, desemprego, agressões, abusos, doenças etc. No entanto, assim como o novo só pode vir de Deus, o mesmo se dá com a paz: “Quero ouvir o que o Senhor irá falar. É a paz que ele vai anunciar, a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração” (Sl 85,9). Só um coração que diariamente se volta com sinceridade para Deus pode experimentar a paz e se tornar portador de paz para os outros. O contrário também é verdade: “Os ímpios são como um mar agitado que não pode acalmar-se, cujas águas revolvem sargaço e lodo. ‘Para os ímpios não há paz’, diz o meu Deus” (Is 57,21). Quem não se coloca diariamente na presença de Deus e não descansa n’Ele, nunca encontra paz. Quem se deixa engolir pela agitação do mundo e se permite ser arrastado como folha seca levada pela desorientação da vida moderna ao invés de cultivar suas raízes em Deus, sentirá diariamente sua vida como uma represa cheia de água suja, dentro da qual tudo está perdido e confuso, sem nenhuma clareza.
Entreguemos ao Senhor o ano que se inicia: “Senhor, ensinai-nos a contar os nossos dias e dai ao nosso coração sabedoria... Saciai-nos a cada manhã com vosso amor e exultaremos de alegria todos os dias. Alegrai-nos pelos dias que sofremos e pelos anos em que passamos na dor. Que a vossa bondade esteja sobre nós e nos conduza. Tornai fecundo o nosso trabalho e confirmai em cada um de nós a vossa obra de salvação. Por Cristo, nosso Senhor, Amém!” (cf. Sl 90,12.14-15.17).

Pe. Paulo Cezar Mazzi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário