sexta-feira, 9 de março de 2018

DEUS AMA A HUMANIDADE?

Missa do 4º. dom. da quaresma. Palavra de Deus: 2Crônicas 36,14-16.19-23; Efésios 2,4-10; João 3,14-21.

            A guerra na Síria já matou 470 mil pessoas nos últimos sete anos, sendo que somente nestes primeiros meses de 2018 foram mortas mil crianças. Na África, um continente marcado pela miséria e pela destruição, 236 milhões de pessoas passam fome. A violência no Brasil em 2015 matou mais pessoas do que todos os ataques terroristas no mundo em 2017. Essas e tantas outras situações que envolvem doença, sofrimento e morte levantam uma pergunta: Deus se importa com o que acontece com a humanidade hoje?
            Não são poucas as pessoas que se afastaram da fé e se escandalizaram com Deus por Ele aparentemente não se importar e não fazer questão de intervir para barrar a destruição, a injustiça e o sofrimento no mundo. No entanto, Jesus hoje faz uma afirmação que é fundamental para a nossa fé e para compreendermos a conexão profunda que existe entre Deus e a cada ser humano: “Deus amou tanto o mundo (humanidade), que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Sempre que alguém desacredita que Deus se importa com a humanidade, precisamos ajudar essa pessoa a olhar para o Cristo crucificado e compreender que Deus se importa tanto com a salvação do mundo (humanidade), que “deu” – isto é, entregou –, permitiu que seu Filho único fosse entregue numa cruz, para salvar essa mesma humanidade. Por isso, Jesus faz questão de acrescentar: “De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (Jo 3,17).
            Se é verdade que há inúmeras pessoas condenadas ao sofrimento por causa da guerra, da fome, da violência, da pobreza, de tantas injustiças sociais e de tantas doenças, a verdade maior é que Deus permitiu que seu Filho experimentasse a condenação à morte de cruz para que todo ser humano seja redimido de todo e qualquer tipo de condenação. A imagem do Cristo crucificado é a correção bíblica de uma imagem distorcida de Deus, de um Deus que condena o ser humano quando ele peca. Jesus veio nos revelar a verdadeira imagem de Deus: Ele ama cada ser humano e enviou seu Filho para salvar a humanidade, não para condená-la. Só há uma coisa que pode condenar o ser humano: não acreditar no amor de Deus por ele, manifestado em seu Filho Jesus Cristo.
              Eis porque Jesus disse: “Quem nele crê (quem crê no Filho de Deus elevado na cruz), não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome (na pessoa) do Filho unigênito” (Jo 3,18). O fato de muitas pessoas se sentirem condenadas por seus erros e por seus vícios, o fato de muitos se entregarem às drogas, à violência e ao mundo do crime, o fato de tantas pessoas desistirem de si mesmas, da vida e de fazerem o bem aos outros, se deve a isso: elas não acreditam que são amadas por Deus, não acreditam na força redentora da cruz, não acreditam que foram salvas pelo sangue de Jesus derramado na cruz.
            O salmista hoje fez uma pergunta: “Como havemos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira?” (Sl 137,4). O que é essa “terra estrangeira”? É o exílio na Babilônia. Sempre que nós vivenciamos uma experiência de exílio, sempre que nos sentimos condenados a uma situação de dor e de sofrimento, perdemos a capacidade de cantar, de louvar, de proclamar a nossa redenção por meio da cruz de Cristo. No entanto, Deus respondeu à pergunta do salmista: “Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer, que resseque a minha mão! Que se cole a minha língua e se prenda ao céu da boca, se de ti não me lembrar! Se não for Jerusalém minha grande alegria!” (Sl 137,5-6). Deus não esqueceu seu povo no exílio, mas “moveu o espírito de Ciro” (2Cr 36,22), um rei pagão, para libertá-lo (1ª. leitura). Assim, quando olhamos para o Filho único de Deus elevado na cruz, temos a certeza de que Deus jamais se esqueceu e jamais se esquecerá de nós ou da humanidade. Se Ele permitiu a entrega de seu Filho único na cruz foi para que nunca duvidemos do quanto Ele nos ama, do quanto Ele ama a humanidade e trabalha pela salvação de cada ser humano.
            Por isso, o apóstolo Paulo faz questão de anunciar por duas vezes: “É pela graça que vós sois salvos” (Ef 2,5.8). Notemos que o apóstolo afirma que nós somos (e não seremos) salvos. A nossa salvação já é um fato consumado na cruz de Cristo. Portanto, se somos pessoas salvas, não tem sentido vivermos como se fôssemos pessoas condenadas, ainda que cada um de nós tenha que lidar com a sua própria cruz. Além disso, Paulo insiste que a salvação é um “dom de Deus” para nós, e não fruto do nosso esforço ou merecimento. Jesus foi entregue à cruz não porque merecíamos, mas porque precisávamos ser salvos. Essa é a grande prova do quanto Deus nos ama, do quanto Deus ama a humanidade: “quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo” (Ef 2,5).       
            Contemplemos Aquele que foi elevado na cruz: da sua face irradia a luz do amor de Deus que redime e salva todo ser humano que crê na verdade desse amor. No entanto, o evangelista adverte que “a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más” (Jo 3,19). Apesar do amor e do cuidado de Deus para com a humanidade, apesar dos braços de Cristo estarem abertos na cruz para abraçar cada ser humano, muitos se afastam desse abraço e se permitem ser abraçados e dominados pela mentira e pela maldade, causando destruição a si mesmos e aos outros. Em meio a tudo isso, nós somos chamados a apontar para Aquele que foi elevado na cruz e proclamar a verdade do amor de Deus pela humanidade, por todo ser humano: quem crê nesse amor experimenta em si a salvação e a vida eterna.

Oração – Meu Senhor e meu Deus, eu creio na tua Palavra que diz: “Não existe mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus” (Rm 8,1). Quero me deixar abraçar pela cruz redentora de teu Filho Jesus e nunca mais duvidar do teu amor por mim e pela humanidade. Que todas as pessoas que agora se sentem condenadas a uma situação de dor, de injustiça ou de sofrimento sejam abraçadas pela verdade do teu amor e resgatadas de todo tipo de condenação.
            Senhor Jesus Cristo, eu creio que a minha salvação já é um fato consumado na tua cruz. Agradeço-te pela tua entrega na cruz em favor da minha salvação e da salvação de toda a humanidade. A minha vida presente neste mundo, com todas as suas dificuldades e os seus desafios, eu quero vivê-la sustentado(a) por esta fé: o Senhor me amou e se entregou por mim! Que esta fé me eleve acima de toda dor, de todo problema e de todo o mal que eu possa vir a enfrentar neste mundo.
            Espírito Santo, amor do Pai e do Filho derramado em meu coração, peço-te por toda a humanidade. Vem sobre nós e renova a face da terra! Derrama teu bálsamo sobre todas as feridas, ilumina todos os que estão nas trevas, fortalece todos os que estão desanimados e cansados. Faz renascer a fé, a esperança e o amor no coração de cada ser humano. Consola-nos! Fortalece-nos! Defende-nos de todo o mal e confirma na vida de cada um de nós a verdade da salvação que nos veio pela cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!


Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário