sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

ELE AGE SOBRETUDO NA VIDA DAQUELES QUE NELE ESPERAM

Missa do 1º. dom. do advento. Palavra de Deus: Isaías 63,16b-17.19b; 64,2b-7; 1Coríntios 1,3-9; Marcos 13,33-37.

            Hoje iniciamos em nossa Igreja o tempo do advento. Advento significa “esperar Aquele que vem”. De fato, Jesus é chamado no livro do Apocalipse com esse nome: “Aquele que era, Aquele que é e Aquele que vem” (Ap 1,4.8). Além disso, ele termina o livro do Apocalipse afirmando: “Sim, venho muito em breve!”, e toda pessoa que deseja, espera e se prepara para a volta de Jesus responde: “Amém! Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20).
            Quando meditamos, há vinte dias atrás, sobre o Evangelho das dez virgens que esperavam pelo Noivo (cf. Mt 25,1-13), tomamos consciência de que a espera é sempre algo sofrido e desafiador para a nossa fé, pois a “demora” do Noivo acaba sendo entendida por nós como uma total ausência d’Ele ou um desinteresse d’Ele por nós e pelo que se passa conosco. E, como aconteceu com as dez virgens, diante dessa “demora” nós acabamos “cochilando e dormindo” (Mt 25,5), isto é, perdendo a consciência de que a meta final da nossa vida é o encontro com o Senhor Jesus que “virá uma segunda vez... para aqueles que o esperam para lhes dar a salvação” (Hb 9,28).
            Para despertar a nossa consciência, Jesus nos dá o exemplo do porteiro: ele fica vigiando! “Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem... Para que não aconteça que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!” (Mc 13,35-37). Se “dormir” significa deixar de esperar pelo Senhor e pelo cumprimento das Suas promessas em nossa vida, passando a nos comportar de maneira injusta e contrária ao que Deus nos pede na Sua palavra, “vigiar” significa suportar a noite escura da aparente ausência de Deus, na certeza de que, embora não possamos vê-Lo (controlá-Lo), Ele está conosco, Sua providência está nos conduzindo e a Sua salvação se manifestará no momento certo em nosso favor. Esta era a certeza que animava o profeta Isaías e que deve nos animar também, neste tempo de advento: “Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam. Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos” (Is 64,3-4).
            A ação de Deus é percebida na vida de quem n’Ele espera. Quando deixamos de esperar em Deus e por Deus, nós acabamos por fechar a porta da nossa vida à Sua salvação. Para que isso não aconteça, o profeta Isaías nos convida a esperar pelo Senhor praticando a justiça com alegria; com alegria, e não por mera obrigação ou por medo; esperar pelo Senhor lembrando-Se d’Ele em nosso caminho de vida, isto é, orientando o nosso comportamento por aquilo que Ele nos ensina na Sua palavra. E assim como o porteiro cuida da casa do seu Senhor, assim devemos cuidar para que não entre e não se instale em nós pensamentos, sentimentos e atitudes “estranhos”, nocivos e contrários à vontade de Deus a nosso respeito, contrários à esperança que devemos manter no Senhor para não sermos contaminados pelo desespero e pelo pessimismo tão presentes em nosso mundo.
            Não há dúvida de que muitos acontecimentos parecem ter a força de destruir ou de sepultar a nossa esperança. Mas aqui precisamos manter no coração as palavras do apóstolo Paulo: “Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso” (1Cor 1,9). Naquilo que depende de Deus, podemos ter a certeza de que Ele sempre faz tudo para que cada um de nós atinja a meta da sua vida, que é o encontro definitivo com Jesus Cristo e sua salvação. Mas há algo que depende somente de nós: vigiar, manter a nossa consciência orientada para o Evangelho, alimentar a nossa esperança e esperar pelo Senhor não de braços cruzados, de maneira passiva, mas ativa, assumindo a responsabilidade que nos foi confiada e servindo ao Senhor com alegria, porque a certeza de que “o Senhor vem” nos anima e nos encoraja diante das dificuldades e dos momentos de crise.
            Na liturgia deste início de advento, o profeta Isaías nos oferece uma oração muito profunda e significativa. A partir dela, podemos rezar agora por nós e pela humanidade...
1) “Senhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome” (Is 63,16). Aquele por Quem esperamos é o nosso “Redentor”, Aquele que nos resgata não só do abismo do nosso pecado pessoal bem como das situações de injustiça social; Ele é o “Eterno”, o Deus que não morre e cujas promessas não apenas não morrem, não apenas não são esquecidas, mas que se realizarão, sobretudo na vida daqueles que esperam em Deus.
2) “Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos corações para não termos o teu temor?” (Is 63,17). Deus respeita profundamente a nossa liberdade. Ainda que, como Pai, Ele sofra ao nos ver trilhando caminhos de destruição, Deus respeita a nossa liberdade de escolha e aposta em nossa capacidade de autocrítica e de arrependimento sincero. Ele confia que a dor e o sofrimento que surgem em nossa vida por causa das nossas atitudes erradas podem nos fazer “acordar”, retomar o bom senso e reconhecer: “nós pecamos” (Is 64,4).
3) “Nós pecamos” (Is 64,4). É muito importante reconhecer quando e onde pecamos. Ao invés de ficarmos reclamando de determinadas situações que nos causam sofrimento, é muito mais importante reconhecer qual tem sido a nossa parcela de responsabilidade (nosso pecado) para que tais situações surgissem em nossa vida pessoal e social.
4) “É nos caminhos de outrora que seremos salvos” (Is 64,4). Não precisamos ter vergonha de voltar, de retroceder, de recuperar valores e atitudes que deixamos de lado porque o mundo passou a considerar isso ultrapassado e sem sentido. O caminho da nossa cura e da salvação da humanidade passa pela recuperação de valores e atitudes que deixaram de ser cultivados e cuidados por nós, em nome da “modernidade”, da “novidade” ou de uma aparente, superficial e momentânea “felicidade”...
5) “Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo” (Is 64,5). Sobretudo nós, povo brasileiro, nos habituamos com a sujeira da corrupção e da impunidade, incorporando em nossa consciência atitudes cotidianas de desonestidade e mentira, sobretudo na forma como lidamos com o dinheiro... Somos uma geração preocupada por demais com a estética, mas descuidados da ética. Cuidamos da nossa imagem, mas descuidamos do nosso caráter. As pessoas que nos veem externamente, podem até admirar a beleza da nossa aparência, (dos nossos paramentos também!), mas aos olhos de Deus, que vê o nosso coração, somos apenas um “pano sujo”...  
6) “Murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento” (Is 64,5). Murchamos porque não queremos nos dar ao trabalho de viver uma espiritualidade profunda, em comunhão com Aquele que é nossa única Fonte de água viva (cf. Jr 2,13). Nossas raízes não alcançam essa Fonte porque permitimos nos tornar pessoas superficiais, alimentadas por uma fé superficial, sem profundidade. E a consequência disso é que hoje nos sentimos empurrados pela vida, jogamos de um lado para outro pelos acontecimentos, como uma folha seca é jogada de um lado para outro pelo vento. Bastaria voltar a direcionar as nossas raízes para Deus; bastaria buscá-Lo de maneira mais profunda, e as coisas começariam a mudar em nós, em nossa Igreja, em nosso mundo...
7) “Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo, escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade” (Is 64,7). Muitos abandonaram sua vida de oração, ou a reduziram a um rito morto, sem convicção e sem alegria, porque se perguntam: ‘Para que invocar um Deus que parece querer manter-Se tão ausente da minha vida e da vida da humanidade? Para que esforçar-me em buscar o ‘Deus escondido’ (cf. Is 45,15), o Deus que, justamente por ser Deus, não Se deixa controlar por mim e nem aceita Se sujeitar aos meus caprichos ou pressionar por minhas urgências? Para que tentar encontrar o Deus que se esconde dentro de uma realidade marcada pela mistura entre o bem e o mal, a verdade e a mentira, a justiça e a injustiça? Para que continuar a ter fé no Deus que não elimina do ser humano a possibilidade de errar, de se enganar, de pecar e de fazer o mal a si e aos outros?’
8) “Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos” (Is 64,7). Assim mesmo, apesar de tudo, apesar das nossas falhas individuais, comunitárias e sociais, neste início de advento nós elevamos uma súplica Àquele que é o nosso Pai, o nosso Oleiro. Nós reconhecemos que somos apenas barro, e se Deus, o nosso Oleiro não nos tomar em Suas mãos e nos remodelar, continuaremos a ser “barro”, isto é, uma pessoa inacabada, um vaso deformado, trincado, partido, feito em pedaços. Se Deus é o nosso Oleiro e se nós somos barro, cabe a cada um de nós colocar-se como barro nas mãos desse Oleiro.
Compreender-se como barro significa compreender-se como uma pessoa com potencial para ser mudada, trabalhada, melhorada, curada, transformada. Quando mais nos confiarmos diariamente às mãos de Deus, o nosso Oleiro, mais Ele pode fazer de nós um vaso novo, uma família nova, uma Igreja nova, uma sociedade nova, um país novo, um mundo novo. Confiemo-nos às mãos do Senhor e deixemos Sua palavra orientar a nossa consciência e as nossas atitudes, certos de que nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto o nosso Oleiro, tenha feito tanto pelos que n’Ele esperam, pelos que Se confiam verdadeiramente às Suas mãos!          

Todo teu (Eros Biondini) 

                                                                   Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário