quarta-feira, 27 de março de 2013

EU TE FAREI PASSAR


Vigília Pascal. Palavra de Deus: Gênesis 1,1–2,2; Gênesis 22,1-18; Êxodo 14,15–15,1; Romanos 6,3-11; Lucas 24,1-12

Esta é a noite de todas as noites, a grande noite da Páscoa. Nesta noite, o Senhor se dirige a nós como se dirigiu a Israel na noite da saída do Egito: “Diga aos filhos de Israel que se ponham em marcha” (Ex 14,15). Por que Deus quer que nos coloquemos em marcha? Porque somos um povo pascal, porque somos pessoas pascais, porque a cada dia devemos fazer uma passagem: a passagem da escravidão para a liberdade, do pecado para a graça, da morte para a vida. Mas como colocar-se em marcha? Como fazer a passagem, se o caminho está obstruído, se diante de nós há um imenso mar, uma imensa dificuldade que nos parece impossível de atravessar, de vencer?
É a Palavra do Senhor que nos abre o caminho, para que possamos passar. Quando Israel estava no exílio da Babilônia (séc. VI a.C.), e não via mais como passar, como sair da desolação em que se encontrava, Deus dirigiu a sua Palavra àquele povo para lembrá-lo de que Ele é o Criador, Aquele que fez todas as coisas e as mantém com o poder da sua Palavra (cf. Gn 1,1–2,2), Aquele que iniciou sua obra em cada um de nós, e a quem nos dirigimos pedindo: “Senhor, eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos” (Sl 138,8). Por isso, a imagem do paraíso, descrita na primeira leitura, não é saudade de um passado que não voltará mais, mas esperança de um futuro que será criado por Deus, que tem por desígnio restaurar todas as coisas em seu Filho Jesus (cf. Ef 1, 9-10; Cl 1,19-20).
       Nesta noite de Páscoa, a Palavra do Senhor também nos lembra que sempre que tentamos fazer a passagem, nossa fé é provada: é o momento de oferecermos a Deus o sacrifício do filho (cf. Gn 22,2), o sacrifício das nossas seguranças humanas, e confiar unicamente em Deus, confiar que, aconteça o que acontecer, Deus providenciará aquilo que precisamos para fazer a passagem (cf. Gn 22,8), providenciará o socorro, a ajuda, a proteção. E ainda que venhamos a sofrer perdas nessa passagem, Ele providenciará a sua consolação para nós (cf. Gn 22,13-14). Desse modo, a Palavra do Senhor nos diz que quando não recusamos nada a Deus, quando Lhe obedecemos em tudo, principalmente naquilo que é mais difícil para nós, ali experimentamos a abundância da Sua bênção em nossa vida (cf. Gn 22,16-18).  
Mas é no Êxodo que a Palavra do Senhor nos oferece a imagem por excelência da nossa Páscoa cotidiana. Ali fica claro que o Senhor não apenas caminha à nossa frente, mas também se coloca atrás de nós, para impedir que os inimigos nos alcancem (cf. Ex 14,19-20), como reza o salmista: “Tu me envolves por detrás e pela frente, e sobre mim colocas a Tua mão” (Sl 139,5). Confiando na força do seu Espírito, simbolizada no vento que abre as águas, nós podemos caminhar na direção daquilo que antes parecia intransponível, porque é o Senhor quem nos abre o caminho (cf. Ex 14,21-22), é Ele quem nos faz passar!
São Paulo apóstolo nos lembra, nesta noite pascal, que a força da Páscoa de Cristo nos foi concedida no momento do nosso Batismo. Graças ao Batismo, nós pudemos nos tornar semelhantes a Jesus Cristo na sua morte, para que um dia nos tornemos semelhantes a ele na sua ressurreição. Viver como batizados significa viver como pessoas ressuscitadas, isto é, como pessoas que a cada dia decidem morrer para o pecado e viver para Deus, a exemplo de seu Filho Jesus.   
Por fim, a Palavra do Senhor se pronuncia sobre a passagem mais difícil de todas – muito mais difícil que atravessar o Mar Vermelho a pé enxuto –, aquela que nenhuma pessoa pode fazer por si mesma: a passagem da morte para a vida. Quando nossas esperanças são sepultadas e uma pedra é colocada sobre elas, para dizer que ali se encerra a nossa busca, a nossa luta, a nossa tentativa de passar; quando precisamos admitir que chegou o fim e é o momento de aceitá-lo, a Palavra do Senhor se pronuncia sobre a nossa morte, também sobre a morte da nossa fé, para remover a pedra e dizer que não devemos procurar entre os mortos aquele que está vivo (cf. Lc 24,5-6), da mesma forma como nunca podemos dar por morta a nossa fé, porque para Deus nenhuma passagem é impossível. Portanto, diante do túmulo vazio de Jesus, você pode proclamar com sua fé que o mesmo Deus, que abre os mares, pode abri-lo a você também; o mesmo Deus, que dissipa a morte, pode dissipá-la em você também; o mesmo Deus, que ressuscita os mortos, pode ressuscitar você também!     

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Abrindo mares (Pe. Fábio de Melo)

Quando o Mar Vermelho em minha vida impedir a travessia, quando a morte ameaçar invadir a Terra Prometida, por Teu Nome eu irei clamar! Quando as portas se fecharem para mim, quando a tranca eu não puder quebrar, gritarei por Teu auxílio, meu Senhor. Tuas mãos irão me sustentar, me sustentar!

Tu que abres as portas. Tu que abres os caminhos. Tu que abres os mares, abre também pra mim! Tu que amas os fracos. Tu que encontras os perdidos. Tu que dissipas a morte, vem dissipá-la em mim! Vem dissipá-la em mim, Senhor! Vem dissipá-la em mim! Vem dissipá-la em mim, Senhor! Vem dissipá-la em mim!

Ressuscita-me Senhor! Ressuscita-me, Senhor! Ressuscita-me, Senhor, pelo poder do Teu amor! Ressuscita-me, Senhor! Ressuscita-me, Senhor! Ressuscita-me! Ressuscita-me!... Tu que abres as portas... 
Ressuscita-me, Senhor! Ressuscita-me, Senhor! Ressuscita-me! Ressuscita-me, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário