quinta-feira, 13 de junho de 2019

TRÊS PESSOAS, NÃO UMA; PONTES, NÃO MUROS; COMUNHÃO, NÃO ISOLAMENTO


Missa da Santíssima Trindade. Palavra de Deus: Provérbios 8,22-31; Romanos 5,1-5; João 16,12-15.


            O que nós, seres humanos, temos construído mais: muros ou pontes? Nós construímos muros quando nos sentimos ameaçados, quando queremos nos proteger, nos distanciar, nos isolar, não sermos incomodados, perturbados etc. Nós construímos pontes quando queremos nos aproximar, criar laços, conviver, estar com os outros, nos envolver com o que acontece à nossa volta. Se pararmos para observar o mundo em que vivemos, o mundo que estamos ajudando a construir, vamos perceber que nele há muito mais muros do que pontes: há muito mais medo do que confiança, muito mais separação e isolamento do que convivência e comunhão, muitos mais ódio do que tolerância, muito mais inimizade do que amizade, muito mais indiferença do que compaixão para com quem sofre...
            Onde estão esses muros? Eles estão, em primeiro lugar, dentro das casas, no seio das famílias: pessoas que habitam sob o mesmo teto, mas não dialogam, não partilham seus sentimentos, não se dão conta do que se passa com o outro, cada um com o olhar hipnotizado na tela de um celular, computador, smartfone etc. Além disso, esses muros estão em nosso ambiente de trabalho, onde tentamos sobreviver em meio a antipatias, inimizades, armadilhas, trapaças etc. Esses muros estão em nossa própria comunidade de fé, onde não nos importamos em saber quem é e como está a pessoa que se sentou ao nosso lado. Esses muros estão até mesmo nas redes sociais, lugar onde expressamos nosso ódio e nossa intolerância em relação àqueles que pensam diferente de nós.
            Embora muitas pessoas estejam convencidas de que, para sobreviver no mundo de hoje, muros são muito mais necessários do que pontes, profissionais da saúde (médicos, psiquiatras, psicólogos etc) e pessoas que lidam com o espiritual (padres, pastores etc) constatam que nunca como hoje as pessoas estiveram tão doentes: depressivas, ansiosas, com distúrbios mentais, sem esperança e sem sentido para a vida. Em outras palavras, os muros favorecem o surgimento de doenças em nós, ao passo que as pontes podem nos trazer cura.
            Os textos bíblicos que ouvimos hoje nos falam da “casa” de Deus, uma casa onde habitam três Pessoas; o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Nesta “casa” não existem muros, nem fora, muito menos dentro dela; pelo contrário, nela só existem pontes. Em primeiro lugar, há uma ponte eterna que sempre ligou o Pai ao Filho e o Filho ao Pai: uma ponte chamada Espírito Santo. O Pai ama o Filho; o Filho ama o Pai, e o amor que os une, que os mantém em comunhão, é o próprio Espírito Santo, amor que, como afirma hoje o apóstolo Paulo, foi derramado em nossos corações! (cf. Rm 5,5).
            Deus nunca foi muro; Ele sempre foi ponte. Deus nunca foi só; Ele sempre foi Pai que nos criou, Filho que nos salvou e Espírito Santo que nos sustentou. Justamente por isso, ao criar o ser humano, Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26), e não “Faço... à minha imagem...” (Ele usou o plural, não o singular). Além disso, Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2,18). Não é bom quando deixamos de construir pontes e passamos a construir muros. Não é bom quando nos isolamos, nos mantemos distantes das pessoas, nos fechamos em nosso quarto, em nossa casa, em nosso mundo virtual, como se não fizéssemos parte da humanidade e como se estivéssemos totalmente protegidos do que acontece lá fora.
            Justamente pelo fato de Deus ser ponte e não muro, Ele enviou seu Filho ao mundo, para procurar e salvar todo ser humano que estava perdido. O Filho, por sua vez, após ter concluído a obra da redenção do ser humano, voltou para o seio do Pai e de lá nos enviou o Espírito Santo, para ser o nosso Consolador, Aquele que nos sustenta com Sua força, até que possamos concluir o nosso caminho na terra, atravessar a ponte e chegar à “casa” celeste, onde habitam o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Portanto, segundo o apóstolo Paulo, essa é a nossa condição atual: apesar das tantas tribulações que temos neste mundo, “estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo” (Rm 5,1). Por isso, podemos entender essas tribulações como um processo de amadurecimento espiritual, “sabendo que a tribulação gera a constância, a constância leva a uma virtude provada, a virtude provada desabrocha em esperança; e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,3-5).
            Assim como a Sagrada Escritura nos revelou que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, ela também nos revelou que a história da salvação, na qual estamos incluídos, é feita de três etapas ou três tempos: no Antigo Testamento encontramos a revelação do Pai, o tempo em que o Pai fala com a humanidade a partir do povo de Israel; no Novo Testamento encontramos a revelação do Filho, o tempo em que o Filho forma a Igreja a partir dos apóstolos, para dar continuidade à Sua obra de redenção em favor da humanidade. Por fim, ainda no Novo Testamento, após a volta de Jesus ao Pai (Ascensão), temos a revelação do Espírito Santo e o início do tempo em que Ele atua na Igreja e no mundo, para completar a obra que o Pai e o Filho começaram em cada um de nós. É neste sentido que Jesus afirma que o Espírito Santo nos “conduzirá à plena verdade” (Jo 16,13). Nós já conhecemos a verdade do Evangelho, mas a “plena” verdade daquilo que somos chamados a ser só nos será revelada quando pudermos contemplar a face do Pai, do Filho e do Espírito Santo na eternidade (cf. 1Cor 13,12).
Ao final desta reflexão sobre a Santíssima Trindade, contemplemos esta representação simbólica dela e procuremos nos perceber no seio da mesma:

    
                       
A Trindade Misericordiosa envolve a criatura humana por todos os lados. O sentimento do Pai é de ternura e cuidado, seu rosto se aproxima e beija o rosto inerte da pessoa ferida. Ele revela seu amor misericordioso no calor do abraço, que acolhe e regenera o ser humano. O Filho revela o Deus Amor-serviço, que se põe aos pés da humanidade decaída para restaurá-la, e revela o caminho do serviço como caminhada para a vida. Em Jesus, Deus se abaixa para estar mais perto da miséria do ser humano. O Espírito Santo, figura que desce do alto e se aproxima do ferido, tanto pode ser a figura de uma pomba, de chamas ou de mãos que trazem vida. Beija a pessoa e lhe transmite o Sopro de vida. A Pomba de fogo voa sobre o ser humano caído e o aquece.

            Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário