quinta-feira, 2 de maio de 2019

SE SEU AMOR NÃO FOR ATUALIZADO, VOCÊ MUDARÁ SUAS ESCOLHAS

Missa do 3º. dom. da Páscoa. Palavra de Deus: Atos dos Apóstolos 5,27b-32.40b-41; Apocalipse 5,11-14; João 21,1-19.

            Houve um dia em que você se encantou por alguém, por algum sonho, por um projeto de vida, por uma vocação ou profissão, ou, quem sabe, por Deus, por Jesus, pela causa do Evangelho. Mas, com o passar do tempo, pode ser que inúmeros acontecimentos tenham esfriado seu amor, seu entusiasmo, de modo que o seu encanto, aos poucos, transformou-se em desencanto, e hoje você se pergunta: Vale a pena continuar? Por que continuar? Ainda existe sentido na escolha que eu fiz, na decisão que eu tomei, na resposta que eu dei ao chamado de Deus?   
            Algo estranho acontece no Evangelho de hoje com Pedro e alguns outros discípulos de Jesus. Eles decidem ir pescar, mas, durante aquela noite, não apanham nenhum peixe. Quando o dia amanhece, Jesus está “de pé na margem”, e o evangelista indica aqui dois sinais da ressurreição: o fato de Jesus estar de pé e de o dia ter amanhecido, uma referência à luz da ressurreição. E Jesus lhes pergunta: “Moços, vocês têm alguma coisa para comer?” (Jo 21,5). Essa pergunta de Jesus hoje é dirigida a cada um de nós: ‘Como você tem alimentado sua vocação, seu sonho, seu projeto de vida, seu relacionamento...?’ Alimentar tem a ver com cuidar, com manter vivo. Tudo aquilo que não cuidamos, não alimentamos, morre de desnutrição, morre por descuido; não tem como sobreviver.
            Essa cena da terceira aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos nos remete para o início de tudo, para a vocação dos quatro primeiros discípulos, que também vivenciaram uma situação semelhante de fracasso, mas que viram tudo mudar ao obedecerem à palavra de Jesus (cf. Lc 5,5-6). E agora, o Senhor ressuscitado lhes dá novamente uma palavra que transforma o seu fracasso em sucesso: “Lancem a rede à direita da barca e vocês encontrarão” (Jo 21,6). Essa pesca fracassada dos discípulos pode significar duas coisas: ou eles abandonaram o ideal do Evangelho, após a morte de Jesus na cruz, ou estão fazendo o seu trabalho de evangelização sem deixar-se orientar pela palavra do Senhor ressuscitado, como se tudo funcionasse automaticamente: Jesus ressuscitou, nós fomos enviados por ele a pescar homens (cf. Lc 5,10), isto é, a salvar pessoas da morte, e nossas redes se encherão de peixes sempre que forem lançadas ao mar.
            É verdade que a tecnologia nos oferece aparelhos que funcionam automaticamente, mas as nossas escolhas, as nossas decisões, os nossos sonhos, os nossos relacionamentos e, sobretudo, a nossa fé, não são assim; são valores que pedem para ser atualizados, e se não o forem, perderão o sentido para nós. Muitas pessoas que ontem estavam casadas, hoje estão separadas; muitos relacionamentos que pareciam eternos, dissolveram-se rapidamente; muitas pessoas que ontem professavam uma fé, hoje estão professando outra; muitas pessoas que ontem tinham fé, hoje não têm mais; muitas pessoas que ontem escolheram consagrar sua vida a Deus e à causa do Evangelho, hoje não veem mais sentido em manter essa escolha.
            É aí que entra o diálogo de Jesus ressuscitado com Pedro. O apóstolo Paulo afirma que “os dons e o chamado de Deus são sem arrependimento” (Rm 11,29). Jesus jamais se arrependeu de escolher e chamar aqueles discípulos e a cada um de nós. Mas ele, a cada manhã, nos pergunta o que perguntou a Pedro: “Você me ama?”. Aliás, a primeira ver em que Jesus pergunta isso, há um detalhe muito importante na pergunta: “Você me ama mais do que estes?” (Jo 21,15). Nós amamos muitas coisas na vida, e é até possível que também amemos Jesus, mas a questão que ele nos coloca é a seguinte: ‘Você me ama mais do que qualquer outra coisa?’. Essa pergunta de Jesus pode nos dar a impressão errada de que ele tem uma carência de fundo insaciável, e exige que o amemos de maneira a esgotar todo o nosso amor nele, de modo que nada sobre para os outros. Mas não é isso...
            Quando Pedro responde: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”, Jesus lhe diz: “Apascenta os meus cordeiros... Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,15.16.17). O que Jesus está dizendo a Pedro e a nós são duas coisas: 1) O nosso amor para com ele não é uma questão meramente afetiva, sentimental, mas uma atitude, e uma atitude não para com ele, diretamente, e sim para com aqueles que ele confiou aos nossos cuidados. 2) Nós só perseveraremos até o fim no cuidado para com aqueles que a vida nos pediu para cuidar se o motivo principal for o amor, o amor a Deus, o amor ao Senhor que nos chamou à vida e a uma vocação específica: cuidar de pessoas que só podem ser cuidadas por nós. Portanto, o abandono do compromisso assumido tem como causa principal não o cansaço, não a rotina, não o desencanto, mas o esfriamento e a perda do amor.
            Como termina o diálogo entre Jesus e Pedro? Ele termina falando da velhice e da morte de Pedro. Tudo fica velho, com o passar do tempo. Tudo se desgasta, enfraquece, perde a beleza externa. O tempo não perdoa e não poupa ninguém. E se o nosso amor pelas escolhas que fizemos for meramente superficial, isto é, ficar somente na pele, nós não conseguiremos amar nada que fique velho, nem a nós mesmos. Falando com Pedro, Jesus nos ensina que, ao envelhecermos, nosso vigor mudará, nossos sonhos e nossas esperanças diminuirão, nossas ilusões desaparecerão, e nos daremos conta de que muito daquilo que pensávamos fazer não o faremos, porque nosso tempo aqui neste mundo está no fim. Mas, se ao longo da vida conseguimos atualizar o sentido das escolhas que fizemos, nós também conseguiremos dar sentido ao nosso envelhecer e ao nosso morrer.
            Eis a última palavra de Jesus a Pedro e a nós: “Siga-me” (Jo 21,19). Siga-me sempre, seja enquanto você é novo(a), seja quando ficar velho(a). Siga-me sempre, seja quando você está encantado(a), seja quando se sentir desencantado(a). Siga-me sempre, cuidando daqueles que eu confiei aos seus cuidados. Siga-me sempre, mesmo quando tantos outros ao longo do caminho perderem o sentido de me seguir. Siga-me, sem perguntar para onde estou levando você e o que você encontrará depois da próxima curva. Siga-me, confiando que, depois de cada noite de fracasso, eu trarei a você um novo amanhecer e lhe darei uma palavra de orientação, para prosseguir na sua missão. Siga-me, porque, ainda que você não saiba por que está me seguindo, eu sei por que escolhi você. Siga-me!

            Pe. Paulo Cezar Mazzi

5 comentários:

  1. Padre suas palavras são encantadoras faz nos reflerir sobre o q é seguir Jesus q Deus o abençoe muito um forte abraço saudades

    ResponderExcluir
  2. Palavras de consolo e Fortaleza que lembra sempre a escolha de Deus por nós seu amor incondicional. Eu também te amo Senhor meu Deus.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus nos de a coragem de estar prontos a dizer Sim...para,segui_lo para, testemunha Lo.
    Suas palavras padre, me toca profundamente. Falar de Cristo ressuscitado q está vivo no meio de nós é preciso muita Fe, esperança e acreditar na vida eterna.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela partilha de cada um de vocês! Deus os abençoe e os mantenha sempre mais na graça restauradora do Espírito Santo!

    ResponderExcluir