sexta-feira, 9 de junho de 2017

O PAI, ACIMA DE NÓS; O FILHO, JUNTO DE NÓS; O ESPÍRITO SANTO, DENTRO DE NÓS

Missa da Santíssima Trindade. Palavra de Deus: Êxodo 34,4.6.8-9; 2Coríntios 13,11-13; João 3,16-18

            Duas frases do profeta Oseias nos ajudam a compreender a importância do mistério da Santíssima Trindade que celebramos hoje: “Meu povo será destruído por falta de conhecimento” (Os 4,6); “Um povo que não tem entendimento caminha para a perdição” (Os 4,14). Dizendo com outras palavras, a humanidade está se destruindo por falta de conhecimento; pessoas estão caminhando para a autodestruição por não quererem entender o que a vida tem querido lhes ensinar. O caminho para a cura, para a salvação, passa pelo conhecimento, pela tomada de consciência, pela aceitação da verdade, pelo entendimento daquilo que é essencial para a vida.
            Quando Deus fala sobre a importância de O conhecermos, não está se colocando diante de nós como um desafio que contém uma ameaça: ‘Decifra-me, entenda-me, caso contrário eu te destruirei!’ Na verdade, se trata de um convite, como se Deus dissesse a cada um de nós: ‘Conheça-me, tome consciência de quem Eu sou na sua vida; conheça/tome consciência de quem você é para mim, e deixe de trilhar caminhos de destruição, provocando o mal a si e aos outros’. Embora existam pessoas que afirmem que o grande mal da humanidade são as religiões, o que de fato fere muitas pessoas de morte são as ideias erradas que elas têm a respeito de si mesmas, dos outros e de Deus, ideias que alimentam nelas convicções doentias e as fazem viver presas a situações de injustiça ou de sofrimento que não são queridas por Deus para nenhum ser humano. 
            Jesus veio nos curar das nossas imagens doentias de Deus. A um mundo que cada vez mais sente Deus indiferente ao que acontece com o ser humano, Jesus anuncia que Deus ama o mundo a ponto de enviar-lhe o seu Filho único para que o mundo seja salvo por Ele. Essa é a verdade fundamental da nossa fé: Deus ama o ser humano – ama todo e qualquer ser humano, porque todos são filhos d’Ele, até mesmo aqueles que não O conhecem ou que O rejeitam. Deus ama cada um de nós como somos e como estamos agora: inacabados, imperfeitos, ambíguos e contraditórios. Mais ainda: ao afirmar que Deus ama a humanidade, Jesus está dizendo que o amor de Deus habita em cada ser humano e está junto dele em suas alegrias e lutas, tristezas e esperanças.
            Quem desconhece ou não acredita no amor do Pai manifestado ao mundo na pessoa do Filho, corre o risco de viver debaixo do sentimento de condenação. Toda pessoa que não se sabe amada por Deus pode seguir pela vida sentindo-se condenada, seja pelos seus próprios erros ou falhas, seja por um mundo que continuamente condena à solidão e ao sentimento de fracasso quem não é considerado vitorioso nessa desumana competição nossa de cada dia. Por isso, tomemos cuidado com o sentimento de condenação! O Pai enviou seu Filho ao mundo para salvar as pessoas, não para condená-las. Só existe uma forma de uma pessoa se condenar: se ela não acolher o dom da salvação que o Pai oferece a todos na pessoa de seu Filho Jesus; se ela se recusar a ser curada e salva pelo amor que Deus tem por ela.
            Assim como fez com Moisés, Deus nos convida hoje a nos aproximar do seu mistério: Ele é um só Deus, o único e verdadeiro Deus, mas vive numa constante comunhão como Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus, o Filho, nos convida a confiar totalmente no Pai, na sua bondade e no seu amor. Ele quer despertar em nós a consciência de que o Pai sempre deseja o nosso bem. Mesmo quando nos corrige, e, sobretudo, quando nos diz “não”, o Pai visa unicamente o nosso bem. Deus Pai, por sua vez, nos convida a olhar para Jesus, a aprender com Ele a lidar com a vida, a segui-lo em nosso caminho terreno, procurando viver como Ele viveu. Por fim, o Pai e o Filho, que prometeram habitar em nós por meio do Espírito Santo, nos convidam a nos deixar conduzir pelo Espírito e a nos orientar pela sua Verdade, até o dia em que seremos introduzidos na plena comunhão com a Santíssima Trindade no reino dos Céus.
            Retornando ao início dessa reflexão, quando desconhecemos essa comunhão de amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, corremos o risco de caminhar perdidos na solidão deste mundo que, por não querer conhecer a Deus e não se abrir à sua Verdade, destrói a si mesmo e provoca sempre mais destruição para a humanidade. Aproximemo-nos desse mistério de amor que é a Santíssima Trindade. Deixemo-nos recriar pelo Pai, salvar pelo Filho , guiar e sustentar pelo Espírito Santo. Sejamos no mundo um sinal vivo dessa comunhão trinitária, para que mais pessoas cheguem ao conhecimento do Deus vivo e se abram para o relacionamento divino, capaz de curá-las, redimi-las e salvá-las da destruição.

Oração à Santíssima Trindade

“Glória ao Pai que, por seu poder, me criou à sua imagem e semelhança! Glória ao Filho que, por amor, me libertou de todas as frustrações e me abriu a porta do céu! Glória ao Espírito Santo que, por sua misericórdia, me santificou e, continuamente, realiza esta santificação pelas graças que todos os dias recebo de sua infinita bondade. Glória às três adoráveis pessoas da Trindade, como era no princípio e agora e sempre e por todos os séculos dos séculos!
Eu vos adoro, Trindade beatíssima, com devoção e profundo respeito e Vos dou graças por nos haverdes revelado tão glorioso e inefável mistério. Humildemente Vos suplico me concedais que, perseverando até a morte nesta crença, possa ver e glorificar no céu o que firmemente creio na terra: um Deus em três pessoas distintas, Pai, Filho e Espírito Santo, Amém.

(Orações do Povo de Deus, Editora Vozes)


Pe. Paulo Cezar Mazzi   

Nenhum comentário:

Postar um comentário