segunda-feira, 21 de março de 2016

ASSINALADOS PELO SANGUE: CAPACITADOS PARA A ENTREGA, PARA AMAR ATÉ O FIM!

Missa da Ceia do Senhor. Palavra de Deus: Êxodo 12,1-8.11-14; 1Coríntios 11,23-26; João 13,1-15.

            Nesta noite entramos em contato com duas páscoas: a do povo de Israel e a de Jesus com seus discípulos. Na primeira páscoa, cada família devia imolar (sacrificar) um cordeiro; na segunda páscoa, Jesus, é o próprio cordeiro que, antes de ser sacrificado na cruz, se entrega aos discípulos fazendo do pão o seu corpo e do vinho o seu sangue.
            Nesta noite, Jesus nos convida a nos sentar com ele à mesa e aprender a amar até o fim, como ele nos amou. Nem todos estão aqui. Nem todos sabem que estão sendo constantemente convidados para a Ceia do Senhor. Este convite para a Ceia do Senhor ainda não chegou a todos. Por isso, cabe a cada um de nós sair e se dirigir para as periferias existenciais, como nos pede o Papa Francisco, a fim de trazer para esta Ceia todos aqueles para os quais o Senhor Jesus quer entregar-se como remédio generoso e alimento de salvação.
            A antiga páscoa foi marcada por uma ameaça: cada família deveria sacrificar um cordeiro, tomar um pouco do seu sangue e marcar a porta da casa, para não ser atingida pela praga exterminadora. Sabemos o quanto a nossa casa comum – o planeta Terra – tem sido atingido pela praga exterminadora da ambição do mercado e do egoísmo do coração humano. Parece que nós ainda não nos demos conta de que também com pequenas atitudes cotidianas temos colaborado para exterminar a vida em nossa casa comum.
            Existem muitas outras pragas exterminadoras que ameaçam a família humana, como a violência urbana, as drogas, o desemprego, as doenças, o abuso sexual, as brigas, as inimizades, a separação, o mau uso da TV, do computador, do celular, da internet etc. Jesus hoje pede que nós tomemos um pouco do Seu sangue e marquemos não somente a porta da nossa casa, mas também da nossa consciência e do nosso coração; que também nos esforcemos por visitar alguma família que está sendo atingida por algum tipo de praga exterminadora e levemos a ela a presença de Jesus, vencedor do mal e da morte.
            Quem poderá resistir, se Jesus derramando está seu sangue precioso aqui, neste lugar?! (Vida Reluz)
            O sangue é entrega, é amor que decide amar até o fim. Agora a pouco, Jesus nos disse: “Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo...” (Jo 13,14-15). Cada vez que você e eu nos aproximamos do altar e recebemos a Eucaristia, precisamos nos perguntar: a quem eu devo lavar os pés? A quem eu devo voltar a amar? A quem eu devo amar até o fim? Por quem ou pelo quê eu sou chamado(a) a derramar o meu sangue, isto é, entregar-me, sacrificar-me, para que esta pessoa ou esta situação se abra para a vida plena que Jesus veio nos trazer?
            Todos os anos, nesta noite, o Papa Francisco celebra esta missa numa penitenciária, derramando água e levando os pés dos presos. Aqui nós temos duas indicações importantes do Espírito Santo. Primeira: a Eucaristia, presença real de Jesus vivo e ressuscitado (cf. Lc 24,30-31), precisa ser “levada” para fora da Igreja, para aquelas pessoas que, por tantos motivos, não querem ou se sentem “impedidas” – moral ou socialmente – de virem até nós e de se sentarem à mesa com Jesus. Segunda: a Eucaristia foi querida por Jesus como expressão da sua misericórdia para com todo ser humano, sobretudo para com aquele que se sente condenado a alguma situação de sofrimento ou de injustiça. Jesus nos deu o exemplo. Agora cabe a nós fazer como ele nos ensinou a fazer...   
            Por fim, nesta noite em que começamos a fazer a nossa páscoa com Jesus, o apóstolo Paulo nos recorda o sentido de comungarmos o Corpo e o Sangue do Senhor: “Todas as vezes, de fato, que comerdes esse pão e beberdes desse cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha” (1Cor 11,26). Sempre que você comunga, pode proclamar: Jesus me amou e se entregou por mim! Jesus me ama e continua a se entregar por mim! Jesus ama esta pessoa por quem estou orando e está se entregando por ela! Pelo sangue redentor de Jesus, todos nós “fomos libertos e nele nossas faltas foram perdoadas” (Ef 1,7). Pelo sangue de Jesus, derramado na cruz, o Pai reconciliou “consigo todas as coisas, as da terra e as do céu, estabelecendo a paz” (Cl 1,20). Bendito seja o Senhor, que nesta noite nos faz passar mais uma vez da condenação para a libertação, do isolamento para a comunhão, da morte para a vida!

                                                                  Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário