quinta-feira, 23 de abril de 2015

O BOM PASTOR, O MERCENÁRIO E O LOBO: COM QUEM VOCÊ SE IDENTIFICA?

Missa do 4º. dom. da páscoa. Palavra de Deus: Atos dos apóstolos 4,8-12; 1João 3,1-2; João 10,11-18.

            No trecho que ouvimos hoje da conhecida parábola do Bom Pastor encontramos quatro personagens: o bom pastor, o mercenário, o lobo e as ovelhas. Em relação a Jesus, que se define claramente como “o bom pastor” (cf. Jo 10,11.14), nós deveríamos nos sentir e viver como ovelhas, mas, em relação às outras pessoas, nós corremos o risco de nos comportar também ou como pastores, ou como mercenários, ou ainda como lobos! Somos pastores quando cuidamos; somos mercenários quando usufruímos; somos lobos quando destruímos.  
            Já na Idade Moderna, o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679) afirmou que “o homem é lobo do homem”, ou seja, todo ser humano tem o instinto natural de sobreviver, de se preservar, e se para isso for preciso atacar, ferir ou mesmo matar seu semelhante, ele o faz. O problema é que hoje nós vemos o ser humano agindo como lobo em relação ao seu semelhante não simplesmente por uma questão de sobrevivência ou de auto-preservação, mas sobretudo por dinheiro – a “mão invisível” do Mercado é, na verdade, a “pata” do grande lobo invisível que condena à morte inúmeros seres humanos todos os dias –, pelo fanatismo religioso ou por “nada”, simplesmente porque hoje a vida humana não vale nada e matar não significa nada.
            Para sobreviver a esse mundo desumanizado e a essa cultura de morte, nós estamos cada vez mais adotando posturas de lobos e nos afastando da nossa identidade de ovelhas. Não podemos nos esquecer de que, dentro de cada um de nós habita um lobo e um cordeiro. É verdade que às vezes precisamos dar vazão ao nosso lobo interior, no sentido de lutar com todas as forças para defender a família, os filhos, o casamento, os valores, a fé, a justiça, a vida... Contudo, é preciso que o nosso lobo e o nosso cordeiro aprendam a dialogar e a conviver, pois ambos fazem parte da nossa verdade como seres humanos.
            Se o lobo é um perigo evidente, o mercenário é um perigo sutil. Em nome da democracia, da civilização, da liberdade de expressão, da liberdade religiosa etc., nós estamos rodeados de mercenários, isto é, de pessoas que ocupam cargos de autoridade aparentemente para cuidar de nós, quando, na verdade, não são pastores, mas mercenários: a única preocupação deles é obter lucro, enriquecer-se, mesmo que, para isso, tenham que fechar os olhos para situações que provocam sofrimento, injustiça e morte às ovelhas que lhes foram confiadas. Todo mercenário é um fantoche nas mãos de um lobo chamado dinheiro: ele nunca se importa com a vida das ovelhas, mas apenas com o seu enriquecimento pessoal. Sua alma deixou de pertencer ao Bom Pastor e passou às mãos do grande Lobo há muito tempo...
            Nós também podemos agir como mercenários. Eis alguns exemplos: “O que eu posso lucrar com essa pessoa?”; “De que maneira ela pode me ajudar a chegar aonde eu almejo?”; “Quando a doença chegou para a minha esposa / para o meu marido, meu compromisso matrimonial acabou”; “Para não ter trabalho com meus filhos, eu terceirizo a criação/educação deles”. Numa palavra, se o mercenário sacrifica seu tempo, renuncia ao descanso ou ao lazer e suporta algum sofrimento, é unicamente para ganhar mais dinheiro e nunca para cuidar das ovelhas que lhe foram confiadas.
            Pedro deixou claro que somente na pessoa de Jesus Cristo, nosso Bom Pastor, é que podemos encontrar cura e salvação: “Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos” (At 4,12). No entanto, é importante lembrar o que afirma o salmo do bom pastor: “Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim; teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo” (Sl 23,4). O pastor tem em suas mãos dois instrumentos para cuidar das suas ovelhas: o bastão e o cajado. Enquanto o bastão é utilizado para defender as ovelhas dos ataques dos lobos e de outras feras, o cajado é utilizado para recuperar a ovelha que corre risco de cair no precipício. Isso significa que o verdadeiro pastor não é somente aquele que protege e cuida, mas que também educa e corrige.
            Se hoje nós temos crianças que precocemente agem como pequenos lobos em relação aos seus colegas de escola, e também em relação aos professores, é porque seus pais (quando os têm) usam demais o cajado (proteção e cuidado), mas quase nunca ou nunca o bastão (educação e correção). Além do mais, é importante lembrar que quando uma ovelha teima em ficar longe do seu pastor, se expondo de maneira irresponsável e desnecessária a certos perigos, o pastor precisa de certa forma “agir contra” o seu coração e quebrar a perna da ovelha, para que ela aprenda a ficar perto dele e não mais expor-se irresponsavelmente a riscos de morte. Isso suscita uma pergunta: eu aceito as correções que preciso receber do meu Bom Pastor, para me deixar educar no caminho da justiça e da santidade, ou quero apenas o Seu cuidado e a Sua proteção?
            P.S. Para nós, padres e bispos que, às vezes, devido à nossa insegurança interior ou à nossa duplicidade de vida, precisamos ficar o tempo todo afirmando a nossa autoridade perante o nosso rebanho por meio de ameaças, vale lembrar que a nossa autoridade de pastores só é reconhecida pelo rebanho na medida em que vivemos sob a autoridade do Bom Pastor e procuramos nos configurar ao Seu coração, nos submetendo diariamente ao bastão da Sua palavra, como Ele sempre se submeteu à palavra do Pai...

Para sua oração pessoal: CURA INTERIOR (Pe. Fábio de Melo)

                                                                      Pe. Paulo Cezar Mazzi



Nenhum comentário:

Postar um comentário