quinta-feira, 14 de novembro de 2013

RECONSTRUIR SOBRE BASES VERDADEIRAS E JUSTAS

Missa do 33º. dom. comum. Malaquias 3,19-20a.; 2Tessalonicenses 3,7-12; Lucas 21,5-19.

            “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído” (Lc 21,6). Era um casal admirável, perfeito, vivendo um relacionamento à prova de fogo, ao menos aparentemente. Para surpresa de todos, o casal se separou. Era um império invejável, uma empresa de grande sucesso, crescendo e se expandindo cada vez mais. De repente, o império desabou, a empresa faliu, ou está correndo o risco de falir. Era uma igreja repleta de fiéis, construindo “megatemplos” nas grandes capitais. Agora, é uma igreja reduzida a algumas centenas de pessoas, tentando sobreviver enquanto instituição. Era um corpo exibindo beleza, músculos e saúde para todo mundo ver. Agora é um corpo que definha numa cama, ou consumido pelos vermes debaixo da terra.
           Quantas “construções” que antes nós admirávamos, mas agora são apenas escombros, ruínas? Quantas pessoas eram para nós a imagem do sucesso e hoje são a imagem do fracasso? Esta é a verdade: pessoas caem, impérios desabam, fortalezas desmoronam. E por que tudo isso? Porque os muros das nossas falsas seguranças precisam cair. Porque as paredes que construímos para nos separar das pessoas, e também para nos separar de Deus e da nossa própria verdade, precisam ser derrubadas.
            Ao longo deste ano, talvez você tenha conseguido construir muitas ou algumas coisas. Mas Jesus nos faz um alerta: tudo aquilo que neste mundo está sendo construído tendo por base a injustiça, a ganância, a indiferença para com quem sofre, cairá, e não ficará pedra sobre pedra. Tudo aquilo que você constrói tendo por base a mentira, a desonestidade, o egoísmo, será destruído. Em outras palavras, não se trata da destruição de edifícios, de palácios e de casas de luxo, mas da destruição da vaidade, do orgulho, da soberba.
            O profeta Malaquias fala da vinda de Deus como um fogo que consumirá os soberbos e os ímpios – os que cometem injustiça, como se fossem palha. Daquilo que essas pessoas construíram e se orgulharam, não sobrará nem raiz, nem ramo. Porém, esse fogo de Deus trará justiça e salvação para os que construíram sua vida tendo por base o respeito ao Senhor e ao seu semelhante (cf. Ml 3,19-20a).   
            Na Sagrada Escritura, o fogo representa o julgamento de Deus. O salmo que meditamos hoje diz: “O Senhor fez conhecer sua vitória, revelou sua justiça aos olhos das nações... Ele vem para julgar a terra inteira: ele julgará o mundo com justiça e os povos com retidão!” (Sl 98,2.9). Nós temos medo desse fogo de Deus, mas ele nada mais é do que a verdade, um fogo que consumirá nossas mentiras, queimará nossas máscaras e nos confrontará com a verdade que nos liberta.
            Há sinais deste fogo da justiça e da verdade de Deus agindo no meio da humanidade. Há sinais de que este mundo construído na base da mentira e da injustiça vai ter um fim. O primeiro sinal são os falsos profetas, em relação aos quais Jesus alerta: “Não sigais essa gente” (Lc 21,8). O segundo sinal são as guerras e as revoluções, a respeito das quais Jesus afirma: “É preciso que estas coisas aconteçam, mas não será logo o fim” (Lc 21,9). O terceiro sinal são as forças destrutivas da natureza (cf. Lc 21,11). Tivemos um exemplo disso há dias atrás, nas Filipinas. Em meio a tudo isso, haverá perseguições por causa da fé, e Jesus diz: “Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé” (Lc 21,13).
          Os tempos em que vivemos são tempos difíceis. Você reconhece isso? Você percebe os apelos de Deus nos acontecimentos atuais? Você tem procurado construir sua vida sobre uma base verdadeira, sobre a base da fé, ou tem agido como alguns tessalonicenses, vivendo à toa, muito ocupado em não fazer nada (cf. 2Ts 3,11), nem por sua própria salvação, nem pela salvação dos outros?
             Há um fogo que se alastra aos poucos no meio de nós e que precisa nos conduzir para a verdade. Há um terremoto que precisa nos sacudir, nos acordar, nos desacomodar. Há dores de parto que precisam ser suportadas, se queremos que algo novo possa nascer em nós. Diante de tudo isso, duas coisas são necessárias: confiança e atitude. Confiança em Deus, porque Jesus diz: “Vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça” (Lc 21,18). Atitude da nossa parte, porque Jesus afirma: “É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida” (Lc 21,19).
                                                        Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário