quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A PORTA DA REDENÇÃO ESTÁ ABERTA

 Missa de Cristo Rei. Palavra de Deus: 2Samuel 5,1-3; Colossenses 1,12-20; Lucas 23,35-43.
      
       Considere essas expressões: “reina o caos”, “reina a violência”, “reina a discórdia”, “reina a corrupção”; na vida de tal pessoa “reina a droga”; no ambiente de tal empresa, “reina a divisão, a inimizade”; na vida de muitas famílias “reina a discussão, as brigas, a separação”; no coração de tal pessoa “reina o ódio, a maldade, a infidelidade”... Quem “reina” em nosso mundo: Deus ou o maligno? Quem “reina” dentro de você: a paz ou a guerra, a verdade ou a mentira, a luz ou as trevas, o bem ou o mal?
       A leitura do segundo livro de Samuel nos fala do momento em que o rei Davi é ungido rei para governar todas as tribos de Israel. Sob o reinado de Davi, Israel, que antes estava dividido em tribos do norte e tribos do sul, agora se torna um povo unificado. Ora, a função do rei Davi era recordar Israel que somente Deus é o seu Rei; somente Deus deve reinar sobre o seu povo. Para nós, isso significa que quando permitimos que Deus reine sobre nós, quando decidimos viver sob o senhorio, sob a autoridade de Deus, nós somos unificados; já não somos mais “joguetes” nas mãos das nossas divisões internas.
        Para um mundo como o nosso, onde reina tanta maldade, onde o sofrimento reina na vida de tantas pessoas, onde tantos são dominados pelo mal e escravizados por diversos tipos de vícios, o apóstolo Paulo proclama que o Pai nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, por quem temos a redenção, o perdão dos pecados (cf. Cl 1,12-13). Portanto, dentro da nossa liberdade, se trata de escolher quem ou o quê queremos que seja o “senhor” da nossa vida; quem ou o quê queremos que “reine” sobre nós.
     Conta-se que em uma terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Sempre que fazia prisioneiros, não os matava. Levava-os para uma sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e uma enorme porta de ferro do outro, sobre a qual se via gravadas figuras de caveiras cobertas por sangue. Nesta sala ele dizia-lhes:”Vocês podem escolher entre morrerem flechados, ou passar por aquela porta”. E todos escolhiam serem mortos pelos arqueiros.
       Ao terminar a guerra, um soldado que, por muito tempo servira o rei, dirigiu-se ao soberano e disse: “Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?” O rei respondeu: “Diga, soldado”. Então o soldado perguntou inseguro: “O que havia por detrás da assustadora porta?” O rei, confiante, disse: “Vá e veja você mesmo!” O soldado então abriu vagarosamente a porta... e descobriu, surpreso, que a porta se abria sobre um caminho que conduzia para fora do castelo, rumo à liberdade. O soldado, admirado, apenas olhou para seu rei, que disse: “Eu dava a eles a escolha, mas preferiram morrer a arriscar-se a abrir esta porta”.
          Em seu Filho Jesus, o Pai nos dá a possibilidade de abrir a porta que nos tira da escravidão, das guerras internas e externas em que vivemos, mas muitos ainda têm medo dessa liberdade e preferem viver sob o domínio de pessoas, de atitudes e de coisas que são maléficas, destrutivas...   
        Para nós, hoje, proclamar que Jesus Cristo é o Rei do Universo significa crer que o Pai confiou ao seu Filho o poder de libertar, de redimir e de salvar todo ser humano (cf. Jo 17,2), e este poder se revela justamente na cruz! Na cruz, um homem já condenado à morte reconheceu Jesus como Rei, ao lhe pedir: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado” (Lc 23,42). Para este homem condenado, a porta da libertação e da salvação se abriu exatamente ali, quando Jesus, então, lhe disse: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,43).
       Por mais que você se condene e se prenda a atitudes erradas, por mais que se sinta condenada(o) e preso(a) a algum tipo de domínio maléfico e destrutivo, “hoje” é o momento de você se colocar sob o poder redentor de Jesus Cristo e da sua cruz, e permitir que o Paraíso comece a reinar dentro de você. “Hoje” é o momento para que Jesus comece a reinar em nós, em nossas famílias e comunidades, em nosso ambiente de trabalho, no coração da humanidade...
      Reina o Senhor! Toda a terra verá. Ele voltará com glória, força e poder. Povos e nações, todos afluirão ao ouvirem o som dos anjos anunciando, e então diante do Rei dos reis tremerão. Glória e majestade ao Rei, Cristo Jesus, Cordeiro Santo, Raiz de Davi, que amou o mundo e abriu as portas do céu a todo aquele que Ele redimir. Renda-se! Ainda há tempo de retornar. Renda-se! Vida nova receberá. Renda-se! Abandone-se sem reservas!... Renda-se! O Senhor disse e cumprirá. Renda-se! Toda lágrima enxugará. Renda-se Àquele que era, que é e que há de vir! (Renda-se, Ministério Adoração e Vida). 
                                                                      
                                                                       Pe. Paulo Cezar Mazzi

Um comentário:

  1. Muito edificante a Mensagem Padre Paulo, que Maria sempre esteja com você.
    Sua Benção!

    ResponderExcluir