sábado, 7 de abril de 2012

SOMOS PESSOAS PASCAIS


SOMOS PESSOAS PASCAIS

Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés)
Palavra de Deus: Êxodo 12,1-8.11-14; 1Coríntios 11,23-26; João 13,1-15.

            Imagine se você soubesse o dia da sua páscoa, o dia de você passar deste mundo para o Pai. Talvez, como Jesus, você gostaria de fazer uma última festa, um último almoço, um último jantar, uma última ceia, para se despedir das pessoas. Quem você convidaria para a sua última ceia? Que tipo de comida e de bebida você serviria? O que você diria para as pessoas? Quais seriam as suas últimas palavras, ao se despedir de pessoas que você só encontraria mais tarde, na eternidade? Qual seria seu último gesto, com o qual você gostaria de ser lembrado?
            Se alguém lhe perguntar: “Por que você está aqui hoje?”, nesta Ceia do Senhor, você pode responder como São Paulo: Porque “Jesus me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20). Você está aqui hoje porque você foi convidado para a Ceia do Senhor. E nesta Ceia, Jesus quer reavivar em você a certeza de que você está de passagem neste mundo. Chegará o momento em que você deverá fazer a sua Páscoa, em que você deverá passar deste mundo para o Pai.
Enquanto o Evangelho nos coloca diante do início da Páscoa de Jesus, a leitura do Êxodo nos relata a Páscoa do povo de Israel. Assim como Israel, nós somos um povo pascal porque o nosso Deus é Aquele que nos faz passar da escravidão para a liberdade. Talvez, como alguns judeus disseram a Jesus, nós poderíamos também dizer: “Nós nunca fomos escravos de ninguém!” (Jo 8,33). E o próprio Jesus repetiria o que disse àqueles judeus: “Quem comete o pecado, é escravo... Se o Filho vos libertar, sereis, realmente, livres” (Jo 8,34.36). Portanto, Jesus nos convida a fazer a passagem de uma vida de pecado para uma vida de santidade, ou seja, a não usar a nossa liberdade como desculpa para nos deixarmos prender por tantas coisas que nos escravizam.
Ao narrar a última Ceia de Jesus, o evangelista João resumiu toda a vida de Jesus numa única frase: “Ele amou até o fim”(Jo 13,1). Que frase poderia resumir a sua vida? Você vai amar até o fim, acreditar até o fim, esperar até o fim, fazer o bem até o fim, lutar pela justiça até o fim, ou quando chegar o momento da sua Páscoa, da sua passagem deste mundo para o Pai, você já terá deixado de amar, de acreditar, de esperar, de fazer o bem, de lutar pela justiça?
“Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13,15). Enquanto o evangelista João resumiu a vida de Jesus nas palavras “amou até o fim” (Jo 13,1), o apóstolo Paulo descreveu a pessoa de Jesus como “Corpo doado e Sangue derramado” (cf. 1Cor 11,24-25). Como trigo que se inclina para ser colhido e feito pão, como o cacho de uva se oferece para ser colhido e feito vinho, assim Jesus quis deixar, na última Ceia, a lembrança do que foi a sua passagem pela terra: uma vida doada aos outros, uma vida que se inclinou sobre as feridas e sobre os sofrimentos dos outros. Assim devemos fazer, se queremos ser reconhecidos como discípulos de Jesus Cristo. 
 Nesta noite rezamos por todas as pessoas que precisam de Páscoa, que precisam que o Senhor passe por suas vidas, por suas casas, derramando novamente o sangue precioso de seu Filho, o Cordeiro de Deus, para que o mal não prevaleça sobre essas famílias. Nesta noite, comendo do mesmo pão e bebendo do mesmo cálice, anunciamos ao mundo a morte redentora de Jesus em favor de todos os homens, e proclamamos que Ele virá um dia para concluir a passagem de cada ser humano deste mundo para o Pai. Nesta noite, enfim, nos comprometemos a passar, passar pelas casas, pelas famílias, pela vida de tantas pessoas que precisam redescobrir em si mesmas a força da Páscoa, a força do Deus que, em seu Filho Jesus Cristo, nos faz passar da morte para a vida.
Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário