sexta-feira, 27 de novembro de 2020

REAPRENDER A ESPERAR PELO SENHOR

 Missa do 1. dom do advento. Palavra de Deus: Isaías 63,16b-17.19b;64,2b-7; 1Coríntios 1,3-9; Marcos 13,33-37.

 

            Num momento de grande dor e de perda de esperança para Jerusalém, Deus se dirige a essa cidade, por meio do profeta Jeremias, e lhe garante: “Existe recompensa para a sua dor; há esperança para o seu futuro” (Jr 31,16.17). Hoje nós iniciamos o tempo do advento, tempo que nos convida à espera e à esperança. Como seres humanos, nós somos carregados de desejos, e, por isso, carregados de espera: esperamos que nossos desejos se realizem. O tempo do advento nos abre justamente para o futuro e para a esperança, com a diferença de que, mais do que a realização dos nossos desejos humanos, esperamos Aquele que vem.

            O desejo e a esperança nos dizem que nossa vida não pode ser vivida em função do passado, assim como o nosso presente não pode estar fechado em si mesmo. Há um futuro e uma esperança! O Senhor Jesus vem, e sua vinda nos convida a abrir as portas e janelas da nossa casa interior, do nosso mundo, para respirar o ar da sua aproximação, da sua chegada. Nós aguardamos o Senhor Jesus Cristo animados pela certeza de que o Pai nos “dará perseverança” em nosso “procedimento irrepreensível, até ao fim, até ao dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. Deus é fiel; por ele” fomos “chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso” (1Cor 1,8-9).

            É possível que muitas pessoas se sintam cansadas em sua esperança. O passado ainda lhes pesa e o presente não lhes apresenta perspectiva de mudança. Por isso, para reavivar a nossa esperança, o profeta Isaías nos coloca diante dessa certeza: “Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam” (Is 64,3). Manter a esperança viva dentro de si é o mesmo que abrir a porta para que Deus entre e faça aquilo que só Ele pode fazer, em vista da nossa salvação. Não esperar em Deus e por sua salvação é o mesmo que manter-se fechado à ação da Sua graça.

Como esperar pelo Senhor que vem? O próprio profeta Isaías nos dá a dica: “Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos” (Is 64,4). Espera-se pelo Senhor praticando a justiça com alegria, isto é, não desistindo de ser uma pessoa justa, correta, boa, íntegra. Espera-se pelo Senhor lembrando-se d’Ele em seu caminho cotidiano, procurando viver segundo a sua Palavra, segundo a sua vontade. É por isso que Jesus chama a nossa atenção para a responsabilidade que foi confiada a cada um de nós. Esperamos pelo Senhor sendo fiéis à tarefa que Ele nos confiou. Mesmo quando estamos desanimados e enfraquecidos em nossa esperança, precisamos abraçar diariamente a tarefa que nos é confiada pela vida.

Para falar da sua vinda, Jesus usa uma imagem: “É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa” (Mc 13,34). Cada um de nós tem uma tarefa perante a vida; cada um de nós é responsável por cuidar de algo neste mundo. Essa responsabilidade, esse cuidado, são sublinhados por Jesus por meio da atitude da vigilância: “Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem... Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!” (Mc 13,35-37).

Muitas pessoas se entregaram ao sono do desânimo, da perda de sentido de vida, ao sono do pessimismo e da falta de esperança. São pessoas que, ao invés de serem motivadas a partir de dentro, esperam que a motivação venha de fora; são pessoas que, ao invés de terem uma orientação interna, esperam em vão por uma orientação externa. No entanto, a mudança vem  de dentro, não de fora; a motivação e a orientação devem vir de dentro de nós, jamais de fora! Vigiar, não dormir, é uma decisão que cabe a cada um de nós tomar, não esperando que o mundo torne as coisas favoráveis a nós.    

            “O que vos digo, digo a todos: Vigiai!” (Mc 13,37). Passar do sono para a vigilância significa reavivar nossa vida de oração, sabendo que toda oração é sempre uma atitude de esperança. Quem não tem esperança não consegue rezar. Vigiar significa diariamente colocar-se como barro nas mãos do nosso Oleiro (cf. Is 64,7). Vigiar significa levantar-se todo dia para caminhar ao encontro do Senhor que vem, buscando na sua Palavra a orientação para aquele dia, para o “hoje” da nossa vida. Vigiar significa aprender a suportar a dor, o cansaço e a impaciência da espera, sabendo que existe recompensa para a nossa dor; há esperança para o nosso futuro (cf. Jr 31,16.17).

 

ORAÇÃO: Senhor, nosso Deus, Tu és nosso Pai e Redentor. Rasga os teus céus e desce até nós, como chuva abundante sobre a terra árida da nossa vida. Tu és o nosso Oleiro e nós nos entregamos como barro em tuas mãos, confiantes na ação da vossa graça em nosso favor.

Visita-nos em nossa necessidade de conversão e de salvação! Afasta de nós o sono do pessimismo e da falta de esperança. Fortalece-nos em nossa fé, tornando-nos capazes de vigilância. Que o Teu Filho Jesus, ao chegar, nos encontre cuidando daquilo que foi confiado aos nossos cuidados.

Especialmente neste tempo de advento, reaviva a virtude da esperança no coração de todo ser humano, dando-lhe a certeza de que há uma recompensa para a dor da espera, há um futuro para todo aquele que luta para manter viva sua esperança. Por Jesus, Aquele que vem. Assim seja!

 

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário