quinta-feira, 21 de junho de 2018

PARA QUE VOCÊ EXISTE?

Missa da Natividade de São João Batista – Palavra de Deus: Isaías 49,1-6; Atos dos Apóstolos 13,22-26; Lucas 1,57-66.80     
           
            Por que uma criança nasce e vem ao mundo? Por que eu nasci e vim ao mundo? Muitas pessoas ainda não sabem por que nasceram e por que vieram ao mundo. No entanto, a pergunta mais importante não é “por que?”, mas “para que?”: Para que uma criança nasce e vem ao mundo? Para que eu nasci e vim ao mundo? Enquanto a pergunta “por que?” costuma nos colocar no papel de vítimas diante da vida, a pergunta “para que?” nos convida a ocupar o lugar para o qual nós nascemos, o lugar de pessoas responsáveis por sua própria história de vida, tendo consciência de que a nossa existência não é simplesmente uma vida a ser desfrutada; muito mais que isso, ela é uma história a ser construída.  
A festa que celebramos hoje – nascimento de São João Batista – nos convida a redescobrir a finalidade da nossa existência, tornando-nos mais conscientes de que não nascemos e não existimos por acaso, mas por um desígnio de Deus: “O Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome” (Is 49,1). “O Senhor chamou-me antes de eu nascer”. A sua existência não foi uma escolha sua, nem de seus pais, nem muito menos de um destino cego e sem sentido, mas uma escolha de Deus. Além disso, a palavra “antes” também significa: antes do sentimento de ter sido rejeitado(a); antes da tomada de consciência da própria identidade sexual; antes do abuso sexual ou da falta de cuidado; antes de ser mimado, superprotegido e, consequentemente, fragilizado pelos pais; antes de tudo o que aconteceu com você nos primeiros anos de vida, existe a verdade do amor de Deus como razão originária da sua existência.
“(...) ele tinha na mente o meu nome”. Antes de seus pais se darem conta da sua gravidez e começarem a pensar na escolha do seu nome, Deus já tinha na mente d’Ele o seu nome. Na Bíblia, o nome significa duas coisas: a nossa identidade e a nossa missão. O nome diz que nós não somos a repetição de ninguém; não somos a reencarnação de ninguém. Nós somos únicos e temos uma missão única. “Importante é que cada fiel entenda o seu próprio caminho e traga à luz o melhor de si mesmo, quando Deus colocou nele algo de muito especial (1Cor 12,7), e não se esgote procurando imitar algo que não foi pensado para ele” (Papa Francisco, GE 11)*. Cada um de nós é uma marca única do Evangelho. Há uma palavra, uma mensagem de Jesus que Deus quer dizer ao mundo com a sua vida. “O Senhor a levará ao cumprimento mesmo no meio dos teus erros e momentos negativos, desde que não abandones o caminho do amor e permaneças sempre atento à sua ação sobrenatural que purifica e ilumina” (Papa Francisco, GE 24)*.
Além de indicar a identidade única e original da pessoa, o nome indica, na Bíblia, a nossa missão. O para que da existência e do nascimento de cada um de nós é em vista de uma missão: “Que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele” (Is 49,5). A nossa presença num determinado ambiente nunca é por acaso. Cada um de nós precisa ter essa consciência: ‘Se a mão de Deus me colocou aqui, é porque há algo que eu devo e posso fazer para recuperar alguém para Ele, para reaproximar alguém d’Ele’. E ainda que às vezes pensemos que estamos trabalhando em vão e gastando nossas forças inutilmente (cf. Is 49,4), lembremos que o Senhor nos sustenta a cada dia, para que a salvação d’Ele chegue, por meio de nós, ao coração das pessoas que ainda não fizeram a experiência do Seu amor (cf. Is 49,6).
            João Batista foi gerado num ventre idoso, e apesar disso nasceu porque sua mãe Isabel permitiu que o tempo da gravidez se completasse (cf. Lc 1,57). Você também acolhe as promessas de Deus e espera o tempo necessário até que elas amadureçam e você possa dar à luz aquilo que permitiu que Deus gerasse na sua vida? Como você se posiciona em relação ao aborto? Com qual frase você se identifica: “Meu corpo, minhas regras” ou “Meu corpo, santuário da vida”? Como você enxerga o seu embrião ou seu feto: como uma vida confiada por Deus aos seus cuidados ou simplesmente como um órgão do seu corpo que você pode decidir extirpar ou não? Você também comunga da ideia de que ‘filho é sinônimo de problema’, e por isso é melhor substituí-lo por um animal de estimação?  
            Todos os que ficaram sabendo do nascimento miraculoso de João Batista se perguntavam: “O que virá a ser este menino?” (Lc 1,66). O que virá a ser um aluno que estuda numa escola adepta da ideologia de gênero e que por isso não permite que a criança se sinta com uma identidade sexual? O que virá a ser uma criança que tem tudo na mão e que é tratada como príncipe ou princesa por seus pais, pais que agem o tempo todo como se fossem serviçais dela? O que virá a ser uma criança que desde cedo é exposta excessivamente à TV e à Internet, que tem diariamente nas mãos um celular, mas raramente ou nunca um livro? O que virá a ser uma criança que raramente ou nunca é corrigida por seus pais? O que virá a ser uma criança que cresce longe de qualquer igreja ou religião, lembrando o fato já constatado que “pais que levam seu filho a uma igreja dificilmente irão visitá-los numa cadeia” (Içami Tiba, médico psiquiatra, autor de “Quem ama, educa” e vários outros livros)? “O que virá a ser este menino?” (Lc 1,66). Seu filho virá a ser um juiz corrupto, um político corrupto, um empresário corrupto, um médico corrupto? O que o seu filho virá a ser depende, por um lado, daquilo que ele está recebendo agora de você, pai/mãe, e do ambiente em que ele vive e, por outro, da maneira como ele vai lidar com aquilo que está recebendo. Se o seu filho virá a ser uma pessoa de caráter, íntegro e temente a Deus, depende, em boa parte, do tipo de valores que você, pai/mãe, cultiva em casa.
            Ainda a respeito de João Batista o Evangelho diz: “a mão do Senhor estava com ele” (Lc 1,66). Em relação a quanto(a)s menino(a)s hoje contatamos que a mão do traficante está com ele(a); a mão do consumismo está com ele(a); a mão da internet está com ele(a), alimentando nele(a) solidão e isolamento, os quais se tornam terreno fértil para ideias suicidas; a mão do ateísmo está com ele(a); a mão do maligno está com ele(a)? “E o menino crescia e se fortalecia em espírito” (Lc 1,80). Cada vez mais os pais se admiram como seus filhos crescem rápido, tanto fisicamente quanto na inteligência e na agilidade, sobretudo ao lidar com as novas tecnologias. Eles também têm crescido e se fortalecido “em espírito”? Concretamente, como você, pai/mãe, está cuidando do crescimento espiritual de seu filho?
            “E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel” (Lc 1,80). João cresceu “nos lugares desertos”, longe dos olhares dos outros – hoje diríamos: longe das redes sociais –, ignorado pelo mundo. Habituados com a cultura do narcisismo, um dos nossos maiores medos é o de não sermos vistos, notados, percebidos pelos outros. O que dizer das crianças cujas fotos são excessivamente expostas nas redes sociais? O que dizer dos pais que, escravos do consumismo, celebram o “mesversário” (perdão pelo termo ridículo) do filho recém-nascido, alimentando nele a ideia doentia de que o mundo gira em torno dele e da sua beleza? A vida terá muito a ensinar a uma criança que cresce nesse meio, até que ela entenda que a felicidade não está em aparecer, mas em ser. Que os nossos breves dias neste mundo sejam vividos não sob os olhares do mundo e as curtidas nas redes sociais, mas sob o olhar d’Aquele que nos formou ocultamente no seio de nossa mãe (cf. Sl 139,15) e que ama a verdade (não a vaidade) no fundo do nosso ser (cf. Sl 51,8).   
           
* Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate (Alegrai-vos e exultai), sobre a chamada à santidade no mundo atual.

Pe. Paulo Cezar Mazzi

2 comentários: