sexta-feira, 26 de maio de 2017

SERÁ ELEVADO AO CÉU QUEM SOUBE DESCER JUNTO AOS "DERRUBADOS" DA TERRA

Missa da Ascensão do Senhor. Palavra de Deus: Atos dos Apóstolos 1,1-11; Efésios 1,17-23; Mateus 28,16-20.
 
            Desde o grande acontecimento do Êxodo, Deus se revelou na Sagrada Escritura como Aquele que desceu junto ao seu povo sofrido, humilhado e injustiçado, para fazê-lo subir em direção a uma vida digna, justa e plena: “Eu vi, eu vi a miséria do meu povo... Ouvi seu grito... conheço suas angústias. Por isso desci a fim de libertá-lo... e fazê-lo subir desta terra para uma terra boa e vasta...” (Ex 3,7-8). Na pessoa de seu Filho Jesus, o Pai desceu junto a todo ser humano para fazê-lo subir, para retirá-lo da queda, do fundo de todo e qualquer abismo, e para elevá-lo acima da dor, acima da injustiça, acima da morte. 
            Hoje, ao nos falar da Ascensão (subida, elevação) de Jesus ao céu, a Palavra do Senhor nos lembra que “subir para o céu” é sinônimo de “recompensa”, de “justificação”, de “confirmação” por parte de Deus em relação à vida de um filho Seu. Se a ressurreição de Jesus foi o “amém” (no sentido de confirmação, aprovação) do Pai à sua vida terrena, um “amém” dirigido aos seus discípulos, a sua ascensão é o “amém” que o Pai dirige a respeito de Jesus para toda a humanidade. Contudo, a ascensão de Jesus também diz respeito a nós! Todos aqueles que, como Jesus, decidem passar pelo mundo fazendo o bem subirão para o céu, isto é, viverão para sempre na presença de Deus. Em outras palavras, todos os que desceram e se colocaram junto aos feridos, humilhados e injustiçados da terra, subirão para o céu, serão elevados até presença de Deus.
            Jesus “subiu aos céus não para afastar-se de nossa humanidade, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade” (Prefácio da Ascensão I). Embora não tenhamos mais a presença física de Jesus junto a nós, temos a sua presença através do Espírito Santo em nós. Neste sentido, não podemos nos esquecer de que, ao subir para junto do Pai, Jesus nos fez uma promessa: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20). Aqui vale recordar mais uma vez o filme “A Cabana”, quando Mack, antes de voltar para junto da sua família, diz a Papai, a Jesus e ao Espírito Santo que gostaria que eles estivessem junto com ele, em cada momento de sua vida, ao que responderam: “Eu sempre estive” (Espírito Santo). “Eu sempre estou” (Jesus). “Eu sempre estarei” (o Papai).  
            “Eu sempre estive”. “Eu sempre estou”. “Eu sempre estarei”. Sempre que nos encontramos num momento de declínio, de queda ou numa situação onde somos jogados num buraco, devemos recobrar a consciência de que Deus sempre esteve, sempre está e sempre estará conosco. Até mesmo quando descemos ao mais fundo do abismo, ali podemos encontrar Deus, como afirma o salmista: “Se eu subo aos céus, tu lá estás; se eu desço no abismo, aí também te encontro” (Sl 139,8). Portanto, além de saber que nunca estamos sozinhos, devemos nos lembrar também de que Deus está conosco para nos fazer subir, para nos libertar e nos elevar, para nos introduzir no céu, ou seja, na plena comunhão com a alegria e a vida que Ele quer para todo ser humano.
            Por fim, há um outro aspecto a ser lembrado na Ascensão de Jesus. Além de prometer estar conosco todos os dias, até o fim do mundo, no momento da sua elevação ao céu Jesus nos confiou uma missão: “Recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas...” (At 1,8); “(...) ide e fazei discípulos meus todos os povos, (...) ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!” (Mt 28,19.20). Através de seu Filho Jesus Cristo, o Pai pronunciou uma palavra capaz de nos fazer subir, de nos elevar e de nos colocar na Sua presença. Esta Palavra precisa ser levada a todas as pessoas, sobretudo com as nossas atitudes. O Espírito Santo nos foi dado como força do Alto para nos capacitar na missão de testemunhar Jesus Cristo vivo e ressuscitado, razão de nossa alegria e de nossa fé! Jesus, por sua vez, nos envia para todas as periferias da humanidade porque quer que todos se tornem Seus discípulos, isto é, que todos sejam alcançados pelo Seu Evangelho, que é fonte de alegria e força de salvação para toda pessoa que crê.
            “Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu” (At 1,11). Enquanto aguardamos a vinda do Senhor Jesus, sejamos fiéis à missão que Ele nos confiou, procurando descer e nos colocar junto a toda pessoa abatida, para ajudá-la a subir, a elevar-se acima da tristeza, da dor e da injustiça, proclamando com o salmista: “Senhor, tiraste minha vida do Abismo e me fizeste reviver dentre os que descem à cova” (Sl 30,4); “Tu voltarás para dar-me vida, voltarás para tirar-me dos abismos da terra” (Sl 71,20). Celebremos a Ascensão de Jesus na certeza de que o nosso corpo aguarda o momento de ser redimido, adotado, elevado junto de Deus (cf. Rm 8,23). Colaboremos para que nos desprendamos de todas as coisas que pretendem nos manter amarrados ao mal, à injustiça e às mentiras deste mundo ilusório e passageiro. Jesus desceu e nos alcançou com a sua salvação. Cabe a cada um de nós fazer a sua subida diária, buscando alcançar Jesus Cristo, segundo o testemunho do apóstolo Paulo: “(...) esquecendo-me do que fica para trás e avançando para o que está adiante, prossigo para o alvo, para o prêmio da vocação do alto, que vem de Deus, em Cristo Jesus” (Ef 3,13-14).

                   Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário