sexta-feira, 24 de março de 2017

ENXERGAR ALÉM DAS APARÊNCIAS

Missa do 4º. dom. da quaresma. Palavra de Deus: 1Samuel 16,1b.6-7.10-13a; Efésios 5,8-14; João 9,1-41.

            O nosso mundo é o mundo das imagens. Todos os dias nós somos atingidos por uma infinidade de imagens: algumas verdadeiras, outras mentirosas; algumas, construtivas e edificantes; outras, destrutivas e maléficas. E como é verdade que “o que os olhos não veem, o coração não sente”, para nós só existe aquilo que vimos ou estamos vendo. Mas aqui se esconde um grande perigo: aquilo que os meios de comunicação não nos mostram, aquilo que nossos olhos não veem, é como se não existisse. Desse modo, nós corremos o risco de só enxergar e de só nos deixarmos afetar por aquilo que a mídia quer que vejamos.
            Além do nosso olhar estar “domesticado” pelos meios de comunicação, ele tem se tornado um olhar preguiçoso, de modo que frequentemente nos sentimos muito mais dispostos a ver imagens, a assistir a vídeos, do que a ler um bom livro; ler a Bíblia, então, nem se fala! Isso é lamentável, porque é por meio da sua Palavra que o Senhor pode abrir os nossos olhos e nos fazer ver aquilo que precisamos ver em vista do bem, da cura e da salvação nossa e da humanidade. Quando não permitimos que os nossos olhos sejam lavados nas águas da Sagrada Escritura, seguimos pela vida vendo, mas não enxergando, isto é, vendo superficialmente, mas nunca enxergando em profundidade. Assim, nos esquecemos dessa grande verdade: “O homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração” (1Sm 16,7).      
            Quantas coisas você não consegue enxergar em si ou na pessoa com quem você convive? Quantas coisas você não aceita enxergar em si ou nessa pessoa? Quantas decepções você já teve ao se encantar com a beleza externa do outro, com uma aparência que, depois, se revelou apenas casca, sem um conteúdo significativo e verdadeiro? Neste sentido, é preciso ter um olhar crítico diante da propaganda do Boticário: “Acredite na beleza”. Se você não quiser que suas pérolas sejam jogadas aos porcos, “desconfie da beleza”, isto é, procure ver as pessoas além da textura da pele, da definição dos músculos, da roupa que veste e do carro que possui. A menos que você seja uma pessoa que se contente em se alimentar de vazio, de futilidades, nada disso preenche, nada disso compensa a ausência de afeto, de diálogo, de companheirismo, de fidelidade, ou seja, de valores e atitudes que verdadeiramente levam um coração a experimentar felicidade.   
            Jesus hoje toca em nossos olhos e nos convida a nos lavar, a mergulhar nas águas da Sua verdade para que possamos começar a ver, a enxergar com outros olhos a nós mesmos, aos outros e a realidade à nossa volta. Com seu Evangelho, Jesus quer corrigir certas visões erradas que temos a respeito da vida. Uma dessas visões erradas se chama fatalismo. Algumas pessoas da época de Jesus julgavam que uma pessoa que nascesse com alguma deficiência era “pecadora” (cf. Jo 9,2.34). Talvez você também veja as coisas de maneira errada, achando que tal situação não tem como mudar; faz parte do seu destino. Talvez você também veja de maneira fatalista a política do nosso país: não tem como mudar; o Brasil está fatalmente condenado a viver debaixo da corrupção e da impunidade, vítima da ignorância de um povo sem educação de qualidade, manipulado pelos meios de comunicação e alienado pelo futebol, um povo que não enxerga sua própria força e que, por isso, não acredita na possibilidade de mudança.             
            Ora, este cego de nascença do Evangelho era mendigo; vivia de esmolas. Depois de curado por Jesus, começou a ver as coisas de uma outra forma, a ponto de não ficar mais em silêncio diante dos fariseus e de questioná-los pelo fato deles não quererem enxergar que Jesus era um homem de Deus (cf. Jo 9,30-33)! É assim que Jesus nos quer! Não homens e mulheres fatalistas, sentados à beira do caminho da vida, com os olhos fixos na tela de um celular, anestesiados por vídeos e imagens que nos mantêm distraídos, paralisados, imóveis, sem reação, sem dar passos concretos na direção da mudança que o próprio Deus quer que busquemos, para nós e para a sociedade.
               “Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá” (Ef 5,14). Abra os teus olhos! Enxergue a luz que há em você! Não aceite viver como um cego guiado por outros cegos! Perceba quem é que influencia a sua visão a respeito do casamento, da família, da sexualidade, da política, do meio ambiente etc. Você foi concebido por Deus como um “filho da luz” (Ef 5,8). Viva como tal! Deixe-se guiar na vida por valores como “bondade, justiça e verdade” (cf. Ef 5,9)! Não tenha medo de romper com pessoas e situações que desejam manter você na cegueira, na ignorância de si mesmo e das possibilidades de mudança. Deixe-se conduzir pela luz do Senhor e da sua Palavra.
                Oração: Senhor Jesus, minha visão da vida se encontra estreitada: um pouco, por causa dos meus próprios limites humanos; outro pouco, por causa do excesso de informação, do excesso de imagens da cultura moderna; um pouco ainda, por causa da visão superficial e seletiva da mídia, por meio da qual eu vejo a realidade, ou aquilo que querem me convencer de que é a realidade... Preciso ver a vida de uma outra maneira, Senhor. Preciso sair da minha posição de mendigo, de quem acha que precisa de esmolas para viver. Necessito lavar meus olhos nas águas da tua Verdade, para que eu veja o que preciso ver, em vista do meu bem, do meu crescimento, e em vista da minha colaboração para que outras pessoas deixem de serem guiadas por cegos. Ajuda-me a ver, Senhor, para além das aparências. Ajuda-me a enxergar aquilo que as pessoas que convivem comigo estão me comunicando. Ilumina-me com a tua Luz, para que eu caminhe na vida como filho da luz, vivendo segundo a bondade, a justiça e a verdade. Amém!

Age com poder (Eros Biondini): 

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário