quinta-feira, 1 de setembro de 2016

POR INTEIRO OU UM PEDAÇO?

Missa do 23º. dom. comum. Sabedoria 9,13-18; Filêmon 9b-10.12-17; Lucas 14,25-33.

            Depois de 26 anos de casamento, o casal decidiu se separar. Depois de 18 anos de vida consagrada a Deus, o padre decidiu abandonar o ministério. Depois de 5 anos de namoro, ela foi surpreendida pela decisão que ele tomou de terminar o relacionamento. Depois de 2 anos de faculdade, o universitário decidiu mudar de curso. Depois de a pessoa ter lutado tanto para conseguir aquele emprego, ela se deu conta de que não era aquilo que estava buscando...
            Por que será que nós começamos algo e não damos conta de acabar, de concluir o processo (cf. Lc 14,28-32)? Pode ser porque fizemos uma opção apressada, sob o impulso da emoção; pode ser também porque, no meio do caminho, surgiu algo que pareceu mais interessante; pode ser ainda porque não contávamos com tanta dificuldade e com tanto sofrimento para concluir aquilo que iniciamos.      
            Não há dúvida de que o nosso nível de maturidade afetiva e espiritual anda muito baixo, rasteiro mesmo. O problema é que, para alcançar algum objetivo na vida, nós precisamos sair da nossa “zona de conforto”, nos desacomodar, arregaçar as mangas, lutar, renunciar, sacrificar algo aparentemente bom para alcançar algo verdadeiramente melhor. Mas quem está disposto a fazer isso?
O livro da Sabedoria já nos fazia esse alerta: o corpo torna pesada a alma (cf. Sb 9,15), no sentido de que os nossos interesses “naturais” vão, muitas vezes, no sentido oposto às nossas necessidades espirituais. Quem só se move na direção do seu bem estar não cresce, nem no sentido humano, nem no espiritual. Se quisermos que nossos caminhos se tornem retos, ou seja, que as nossas escolhas sejam direcionadas para aquilo que realmente nos importa como filhos de Deus, precisamos da Sabedoria que vem do Espírito Santo (cf. Sb 9,17-18), para nos guiar e nos ajudar a tomar as decisões necessárias para nosso crescimento, nossa cura, nossa libertação; numa palavra, para nossa salvação. Neste sentido, nós hoje pedimos como o salmista: “Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! (...) Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho” (Sl 90,12.17).
Em outras palavras, eis o recado de Jesus para nós hoje: ‘Ou você se coloca “por inteiro” na decisão que toma, ou não tome tal decisão, porque “pedaço”, “remendo”, “improviso” não funciona!’ Interessante que o Evangelho começa afirmando que “grandes multidões” acompanhavam Jesus (cf. Lc 14,25). Onde as grandes multidões se reúnem hoje? Para ver o quê? Para ouvir quem? Como Jesus não é movido pela “massa” e sabe enxergar o coração de cada pessoa perdida, anônima ou escondida no meio da “massa”, ele diz abertamente: “Se alguém vem a mim, me procura, me segue, mas não se desapega das pessoas mais queridas e até mesmo da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega a sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo” (citação livre de Lc 14,26.27.33).
Afinal de contas, o que Jesus quer? Ele quer que você seja uma pessoa realista, que tenha o coração voltado para o alto, para Deus, mas os pés no chão; que você enfrente o sofrimento que cabe a você enfrentar, em vista da vocação para a qual Deus lhe chamou. Jesus quer que você se torne uma pessoa firme e madura; que não seja superficial, frouxa, fraca, inconstante e volúvel, uma pessoa que se quebra diante de qualquer dificuldade e que pula fora do barco só porque o vento está soprando contrário e há uma tempestade à sua frente. Jesus quer que você aprenda a renunciar aos caprichos do seu ego para alcançar os valores que verdadeiramente dão sentido à sua vida; que você entenda que não se trata de renunciar por renunciar, mas que a renúncia está em função de redirecionar as suas melhores energias para o verdadeiro objetivo da sua vida.           
            Hoje estamos iniciando em nossa Igreja o mês da Bíblia, e a Palavra de Deus traz importantes questionamentos para cada um de nós: Como eu me coloco no meu relacionamento com tal pessoa, ou no meu trabalho, na minha vida profissional, ou ainda na minha relação com Deus, na minha fé, na minha religião: por inteiro ou pela metade? Dando tudo de mim ou apenas um pedaço meu? Como eu reajo diante das dificuldades? Como eu lido com a minha cruz? O que eu pretendo ser, em relação a Jesus: um verdadeiro discípulo? Um admirador? Um consumidor de Suas bênçãos? Que tipo de “construção” eu preciso hoje retomar na minha vida, a fim de fazer verdadeiramente a minha parte para que ela seja concluída?

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário