sábado, 26 de dezembro de 2015

CUIDAR DAS RAÍZES

Missa da Sagrada Família. Palavra de Deus: Eclesiástico 3,3-7.14-17a; Colossenses 3,12-21; Lucas 2,41-52.
           
            Todos nós nascemos como uma planta, que aos poucos cresce e se torna uma árvore. Ao longo da existência, esta árvore expande seus galhos e oferece suas folhas como sombra e seus frutos como alimento. Quem se admira com a beleza da árvore e se beneficia da sombra e/ou dos frutos dela, normalmente não se lembra de considerar a importância das suas raízes. Mas são elas que mantêm a árvore em pé e lhe fornecem a seiva da vida. Nesta missa da Sagrada Família, nós olhamos para as nossas raízes: nossa família. Dessas raízes depende a saúde da árvore, a sua fecundidade, a sua resistência, a sua capacidade de não tombar facilmente diante dos ventos contrários.   
            Quando as raízes são atacadas, a árvore começa a adoecer, a definhar, a produzir poucos frutos – quando não, a produzir frutos doentes, “estragados”. Segundo a psicóloga Rosely Sayão*, a sociedade atual perturba a família ao priorizar o dinheiro e o consumismo: pai e mãe estão cada vez mais tempo fora de casa, trabalhando para ganharem dinheiro. Além disso, eles são seduzidos pela propaganda do “eternamente jovem”, adotando um estilo de vida que dá pouco espaço para os compromissos que o vínculo conjugal e familiar exige. Por fim, ao entender a felicidade como satisfação imediata, os pais trocam sucessivamente de relacionamentos amorosos.   
            Nos últimos anos, algumas pessoas que pensam a Educação no país (Governo) resolveram eleger a família como o maior inimigo dos filhos. Para essas pessoas, os pais são uma presença nociva para os filhos. Quanto mais cedo retirar os filhos dos pais, melhor. Então, a educação deve ser função da escola, uma escola que, por meio da ideologia de gênero, não veja o menino como menino, nem a menina como menina, mas ambos como pessoas que vão definir sua identidade sexual a partir de experiências com ambos os sexos. Contraditoriamente, o mesmo Governo que incentiva a ideologia de gênero adota, na campanha contra o câncer de mama e de próstata, slogans como “outubro rosa” e “novembro azul”.   
            Sim. Alguns pais são, de fato, uma presença nociva para os filhos, como, por exemplo, a mãe que não só apoia, mas incentiva o filho a agredir a professora. Um dos problemas da geração atual é a falta de modelos. Os modelos de muitas crianças e adolescentes não são os pais – muitos deles dependentes químicos –, mas o traficante, o criminoso, o vizinho da esquina que, como empresário, político, juiz ou policial corrupto, se enriqueceu rapidamente.     
            Da mesma forma como não se salva uma árvore cortando suas raízes, mas medicando-as, assim também não se salva uma sociedade desintegrando as famílias, mas diagnosticando seus males e tratando suas feridas. Para o autor do Eclesiástico, o remédio para recuperar a saúde das raízes consiste em que os pais aceitem viver sob a autoridade de Deus. Desse modo, o próprio Deus confirmará a autoridade deles sobre os filhos. Que os pais se façam respeitar pelos filhos, sendo coerentes, isto é, sustentando com atitudes o que dizem com as palavras. Que os filhos sejam ensinados a amparar os que estão na velhice. Neste caso, podemos nos perguntar: qual é o vínculo hoje entre netos e avós? Quantos filhos, já adultos, colocaram seus pais num asilo e não os visitam mais, e, quando morrem, aparecem rapidamente para se apropriarem de algum bem material, como se fossem abutres?   
            O apóstolo Paulo nos fala de alguns remédios capazes de restabelecer a saúde emocional das famílias: misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência e, sobretudo, a capacidade de suportar o outro. O Evangelho, por sua vez, nos lembra que as perdas e os desencontros podem acontecer em qualquer família, inclusive naquelas que praticam uma religião. Deus não é antídoto contra dor, mas força para enfrentá-la. Enquanto Jesus ficou em Jerusalém, o pai achou que ele estava com a mãe, e a mãe, que estava com o pai. Quando o pai acha que cabe à mãe cuidar/educar o filho, e a mãe acha que isso é responsabilidade do pai, o filho acaba jogado de um lado para outro e não é cuidado/educado por ninguém.
            Jesus era obediente a Maria e a José. Por isso, crescia em sabedoria, estatura e graça. Crescimento supõe poda. Não se cresce de qualquer jeito, fazendo só o que dá vontade. O desafio dos pais é incentivar o crescimento dos filhos e realizar as podas necessárias para que o crescimento seja integral; não só físico, mas emocional e espiritual; não só capazes de compreender as ciências humanas, mas de compreender a si mesmos; não só preocupados com seu próprio bem, mas, sobretudo, com o bem do mundo ao seu redor.

*Rosely Sayão, Famílias em transformação, Folha de São Paulo, 29/09/2015.
                                                                                                                                                            Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário