quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

NASCEU PARA NÓS, NASCEU PARA TODO SER HUMANO

Missa do Natal do Senhor. Palavra de Deus: Isaías 9,1-6; Tito 2,11-14; Lucas 2,1-14.

Uma frase do Evangelho resume para nós o sentido de estarmos reunidos esta noite para celebrar o Natal: “Nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11). Para quem não sente a necessidade de um salvador, para quem não sente que precisa ser salvo, não há porque celebrar o Natal. O Natal só tem sentido em ser celebrado por quem tem consciência de que precisa de um Salvador.
Nós precisamos ser salvos: salvos do nosso egoísmo e do nosso individualismo; salvos dos nossos medos, dos nossos vícios e dos nossos pecados; salvos da nossa cegueira, dos nossos enganos, das nossas mentiras; salvos das injustiças que cometemos contra o próximo e que contribuem para a desumanização à nossa volta. Nossas famílias precisam ser salvas: salvas do desemprego, das doenças, do distanciamento, dos desentendimentos ou do esfriamento nos relacionamentos; salvas das agressões e das brigas; salvas dos tormentos causados pela bebida e pelas drogas. A humanidade precisa igualmente ser salva: salva do mercado desumano que tudo reduz ao lucro; salva do terrorismo, da fome, das epidemias, das guerras etc.
“Nasceu para vós um salvador”. Jesus nasceu como Salvador de todo ser humano. Isso está claro nas palavras do apóstolo Paulo, ao nos afirmar nesta noite que “a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação para todos os homens” (Tt 2,11), isto é, para todas as pessoas. Jesus nasceu para todos porque o Pai ama e quer salvar a todos (cf. 1Tm 2,4). Mas o próprio Evangelho desta noite, ao narrar o nascimento de Jesus, afirma que “não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2,7). Muitas pessoas não têm consciência da salvação que é o próprio Jesus porque ainda não foram alcançadas pela luz e pela alegria do seu Evangelho. Além disso, não é no coração de todos que Jesus encontra lugar para nascer e se manifestar como Salvador.
Santo Agostinho disse: “Deus, que te criou sem ti, não te salvará sem ti”. Se não há lugar em nossa vida para Jesus nascer a cada dia, nunca O sentiremos como nosso verdadeiro e único Salvador. É por isso que o apóstolo Paulo afirma que, a mesma graça de Deus, que veio trazer a salvação para todos os homens, “nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade” (Tt 2,12). Abraçar a salvação que o Pai nos oferece na pessoa de seu Filho Jesus implica em modificar aquilo que em nossa vida está em contradição com o Evangelho, que “é força de Deus para a salvação para todo aquele que crê” (Rm 1,16).
“Para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu” (Is 9,1). Essas palavras do profeta Isaías, escritas oito séculos antes de Jesus nascer, foram retomadas por Zacarias, pai de João Batista, ao anunciar o nascimento de Jesus como “Sol nascente que nos veio visitar, para iluminar os que se encontram nas trevas e na sombra da morte estão sentados” (Lc 1,78-79). Nós não podemos celebrar o Natal ignorando tantas pessoas à nossa volta que se encontram nas trevas e na sombra da morte: idosos esquecidos por seus próprios familiares, inúmeros irmãos nossos que se encontram desempregados, pessoas enfermas em suas casas ou nos hospitais, adolescentes e jovens que se encontram debaixo da sombra das drogas, famílias feridas pela separação ou pela violência do mundo moderno, inúmeras pessoas massacradas pelo terrorismo etc.
Todo Natal traz consigo um apelo: para que aqueles que se encontram nas trevas e na sombra da morte sejam visitados pela luz de Cristo, para que as botas de tropa de assalto e os trajes manchados de sangue sejam queimados e devorados pelas chamas (cf. Is 9,4), é preciso que cada um de nós se torne portador da luz de Cristo, portador da chama do seu amor pela humanidade, amor capaz amar até o fim, de curar toda e qualquer ferida, de derrubar muros e construir pontes, de procurar e salvar o que estava perdido; numa palavra, amor capaz de fazer passar da morte para a vida. Então, todo ser humano saberá que nasceu para si um Salvador, que é o Cristo Senhor. 

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário