sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A alegria pela busca e pela espera


Missa do 3º. dom. do advento. Palavra de Deus: Sofonias 3,14-18a; Filipenses 4,4-7; Lucas 3,10-18.

            “Alegra-te e exulta de todo o coração!” (Sf 3,14). Na medida em que nos aproximamos da celebração do Natal, a Palavra de Deus nos convida a nos alegrar: “Alegrai-vos sempre no Senhor!... O Senhor está próximo” (Fl 4,4). Você está alegre? Ultimamente você tem sentido alegria? É até possível que você tenha razões para não estar alegre, neste momento, mas quais razões você teria para recuperar a sua alegria?
            As razões que temos para não nos sentirmos alegres podem ser muitas: a doença, o desemprego, o conflito com determinada pessoa, a dificuldade financeira, a solidão, o fim do relacionamento etc. Contudo, a Escritura nos dá razões para recuperarmos a nossa alegria: “O Senhor está em teu meio...; não precisará mais ter medo de alguma desgraça. O Senhor teu Deus está a teu lado como valente libertador!” (Sf 3,16-17).
O motivo da nossa alegria não está no fato de termos uma vida sem problemas ou dificuldades, mas em termos em quem confiar, em quem depositar a nossa fé: no Senhor, nosso libertador. Se muitas são as coisas nos preocupam, ao invés de sermos consumidos pelo medo, pela inquietação e pela ansiedade, devemos apresentar as nossas necessidades a Deus por meio da oração. “Então, a paz de Deus, que supera todo entendimento”, que supera toda a nossa expectativa humana, guardará nosso coração e nosso pensamento em Cristo Jesus (cf. Fl 4,6-7).
Existe um convite à alegria, por parte de Deus, e existe também uma cobrança de alegria, por parte do mundo. O mundo exige que estejamos alegres 24 horas por dia. Desse modo, se a alegria não nascer espontaneamente dentro de nós, ela deverá vir para fora à força, à custa de bebida ou de droga. O importante é passar para os outros a imagem de que você está alegre. Assim também, a propaganda joga com a imagem da alegria: se você adquirir determinado produto, sentirá uma alegria intensa e, o que é melhor, imediata! Você compra o produto, e depois de uma semana a alegria por tê-lo adquirido volta a se apagar dentro de você, esperando ser acesa novamente na aquisição de um novo produto.
Deus não nos cobra alegria, não exige que estejamos alegres a todo momento, mas nos convida a nos voltarmos para Ele, fonte da nossa alegria. O próprio fato de procurarmos por Deus em nosso caminho de fé já deve ser motivo de alegria, como diz a Escritura: “Alegre-se o coração dos que procuram o Senhor” (Sl 105,3). E, neste tempo de advento, poderíamos dizer: ‘Alegre-se o coração dos que esperam pelo Senhor’. A própria procura, a própria espera já é motivo de alegria. Como disse a raposa ao Pequeno Príncipe, “Se tu vens às quatro, desde as três começarei a ser feliz” (Exupery). Não sabemos a que horas o Senhor virá, mas basta a nossa espera diária por Ele para que o nosso coração se alegre. 
“Que devemos fazer?”, perguntaram tantas pessoas a João Batista, em vista de se prepararem para a chegada do Salvador. “Que devemos fazer?”, perguntamos nós hoje, para participarmos da alegria que vem de Deus. João nos dá algumas indicações: repartir, partilhar os bens, ao invés de só acumular; não apoiar a nossa alegria em coisas que podem ser tiradas de nós ou destruídas; passar do pensar apenas em si mesmo e ver o outro como inimigo/ameaça, para pensar também no outro e vê-lo como irmão; agir com misericórdia, no trato com as pessoas; não explorá-las; não usar do poder, do cargo, da autoridade para oprimir ou maltratar alguém; não se corromper etc.
Para ajudar as pessoas a se prepararem para a vinda de Jesus, João as batizava com água, mergulhando-as na sua própria verdade, na água do seu limite e da sua morte, na sua finitude humana, na esperança que viesse Aquele que João designava como o “mais forte do que eu” (Lc 3,16). Jesus veio para nos mergulhar no Espírito Santo, na vida que vem de Deus, e somente o Espírito Santo pode nos dar verdadeira alegria. O seu fogo que queima é a verdade que consome as nossas mentiras e nos liberta das nossas falsas alegrias.
Entreguemo-nos Àquele que é mais forte do que nós, e deixemos com que Ele separe o que em nós é trigo e palha (cf. Lc 3,17), e coloque em nosso coração a sua alegria em nós, para que a nossa alegria seja plena (cf. Jo 15,11). 
                              Pe. Paulo Cezar Mazzi 

Um comentário:

  1. O motivo da nossa alegria não está no fato de termos uma vida sem problemas ou dificuldades, mas em termos em quem confiar, em quem depositar a nossa fé: no Senhor, nosso libertade. Obrigada, Pe. Paulo

    ResponderExcluir