quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ESCUTAR O PAI E DEIXAR-SE INSTRUIR POR ELE


Missa do 19º. dom. comum. Palavra de Deus: 1Reis 19,4-8; Efésios 4,30–5,2; João 6,41-51.

            “Agora basta, Senhor!” (1Rs 19,4). Chega! Chega de continuar a lutar pelo meu casamento! Chega de tentar inutilmente recuperar o meu filho das drogas! Chega de me esforçar para ser uma pessoa melhor! Chega de tentar Te buscar na minha oração! Chega de acreditar que as coisas podem ser diferentes! Chega de me esforçar por melhorar meu ambiente de trabalho, meu relacionamento com as pessoas! Chega de ajudar quem precisa! Chega de trabalhar e sofrer por Tua Igreja! Basta, Senhor! Basta de procurar ser fiel, ser honesto, nadar contra a correnteza, procurar andar na justiça e na santidade. Basta, Senhor! Eu me entrego ao desânimo. Eu jogo a toalha.
            Quantas vezes esta sincera oração de Elias tem sido a nossa? Cada vez mais temos visto homens e mulheres entregar-se ao desânimo, abrir mão dos seus valores, dos seus ideais, e desistir: desistir de sua família; desistir de buscar a Deus; desistir da vida; desistir de si mesmos. Como Elias, são homens e mulheres tombando no chão e adormecendo. Quem sabe quando acordarem, os problemas terão se resolvido por si mesmos! Quem sabe quando acordarem, estarão na outra Vida, no Paraíso, na Eternidade!   
            Deus compreende o nosso cansaço e conhece os nossos limites. Mas Ele não se coloca junto a nós para nos carregar no colo, e sim para nos sacudir do nosso desânimo e nos dizer: “Levanta-te e come!” (1Rs 19,5). Ele nos oferece Sua ajuda, providenciando os recursos de que precisamos para que continuemos o nosso caminho: “Levanta-te e come! Ainda tens um longo caminho a percorrer” (1Rs 19,7). Sua luta ainda não terminou. Seu caminho ainda não foi concluído. Seus recursos não se esgotaram, como você imagina. Eu não chamei você à vida para parar no meio do caminho, mas para chegar até o fim, e o fim é o seu encontro comigo, o seu Deus, o seu Pai, o seu Senhor, Aquele que lhe confiou uma missão e sabe que você tem como realizá-la.
            “Elias levantou-se, comeu e bebeu, e com a força desse alimento, andou quarenta dias e quarenta noites – símbolo da duração de uma vida – até chegar ao Horeb, o monte de Deus” (1Rs 19,8). Você não vai concluir o seu caminho, vencer a sua luta e alcançar o seu ideal apoiando-se unicamente na sua força humana. Só com a força do alimento que Deus lhe dá é que isso é possível. Então, pergunte-se: da mesma forma como eu preciso me alimentar todos os dias, também procuro me alimentar de Deus todos os dias, por meio da oração, da meditação da Sua Palavra e da comunhão com a Eucaristia?
            O evangelho de hoje nos fala das pessoas que iniciam um caminho de fé na direção de Jesus e depois param. Como Jesus interpreta isso? Ele diz: “Ninguém pode vir a mim (crer em mim) se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia... Aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído vem a mim (crê em mim)” (Jo 6,44-45). Por que não são todos os que creem? Por que não são todos os que concluem o seu caminho de fé? Jesus diz que a fé não é um resultado matemático do tipo 2+2=4: se você oferecer isso e mais aquilo à pessoa, ela vai se abrir para a fé. Fé é mistério, é um dom que o Pai concede à pessoa. Só o Pai conhece o coração humano. Só o Pai conhece o mistério que cada pessoa é. Só o Pai pode atrair alguém para o seu Filho.
            Talvez você conclua, então: ‘Se é assim, vou continuar a cuidar da minha vida, e o dia em que o Pai quiser que eu creia em seu Filho Jesus, Ele que desperte em mim essa força de atração chamada fé’. Mas Jesus também disse: “Aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído vem a mim (crê em mim)” (Jo 6,45). A questão é: você tem escutado o Pai lhe falar por meio dos acontecimentos e nos pequenos momentos em que você se permite ouvir a sua consciência? Você se deixa instruir pelo Pai? Você alimenta em si valores que te atraem, que te aproximam do Pai e de seu Filho Jesus, ou tem alimentado contra-valores que te atraem para o oposto, afastando você do Pai e de seu Filho Jesus?          

            Nesse dia dos pais e nessa abertura da Semana da Família oramos pelos pais que se encontram caídos por terra, desanimados, pais que desistiram de lutar por si mesmos e pelos seus ideais, pais que deixaram de sentir-se atraídos por Deus e hoje são atraídos por situações que os afastam mais e mais da Vida que só pode ser encontrada na comunhão com Deus. Oramos também pelos que não abandonaram seu caminho de fé, mas que têm procurado percorrê-lo alimentando-se de Deus todos os dias, para que, levando consigo suas famílias, possam chegar com elas até o monte de Deus. Oramos por nossas famílias a fim de que tenham o espaço diário necessário para escutar o Pai, deixar-se instruir por Ele e fortaleça seu vínculo de fé com Jesus Cristo, no qual encontramos já agora a vida eterna e em nosso último dia, a ressurreição.  
                      Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário