segunda-feira, 4 de junho de 2012

QUEM ESTÁ NO CENTRO?

            Quando você passa por um longo período de aridez espiritual; quando se sente profundamente inquieto(a) na sua oração; quando seus pensamentos e sentimentos não dão trégua e você não consegue silenciar diante de Deus; quando o tempo da sua oração é totalmente preenchido por suas preocupações, seus medos, suas reclamações e seus pedidos, sem dar espaço para Deus falar; quando, enfim, você começa a concluir que é uma perda de tempo se colocar em oração, pergunte-se: quem está no centro da minha oração? Eu ou Deus?
            Quem estava no centro da oração de Jesus? O Pai. Todos os dias, Jesus buscava a face do Pai, como diz o Salmo 27,8-9: “É tua face, Senhor, que eu procuro, não me escondas a tua face!” Sempre que Jesus se colocava em oração, era para buscar compreender qual era a vontade do Pai para a sua vida. Tanto que ele disse: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7,21).
            Muitas vezes, o que torna a nossa oração desgastante é a briga, a medição de forças entre nós e Deus, entre a nossa vontade e a d’Ele. Nos esquecemos das palavras do apóstolo Paulo: “(...) não sabemos o que pedir como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis, e aquele que perscruta os corações sabe qual o desejo do Espírito; pois é segundo Deus que ele intercede pelos cristãos” (Rm 8,26-27).
A melhor coisa que temos a fazer na oração é deixar com que o Espírito Santo ore em nós. Ele sabe quais são os desígnios de Deus a nosso respeito. Quando ele intercede por nós, sua intercessão não tem em mira a nossa vontade, mas aquilo que Deus sabe ser o melhor para nós, aquilo que vai realizar o Seu propósito de salvação em nossa vida. Precisamos da presença do Espírito Santo junto a nós, para que ele recoloque Deus no centro da nossa oração. 
Até mesmo quando oramos pelos outros, precisamos nos perguntar o quê está no centro da nossa oração, se é a nossa vontade ou se é a vontade de Deus. Quantas vezes nos decepcionamos com Deus porque oramos por determinada pessoa, e achamos que a nossa oração não foi atendida, porque aquilo que esperávamos não aconteceu. Nos esquecemos de que, quando colocamos uma pessoa em nossa oração, devemos pedir por ela como o Espírito Santo pede por nós, segundo Deus, não segundo aquilo que achamos ser o melhor para ela. Como não conhecemos quais são os desígnios de Deus para a pessoa, o melhor a fazer é orar por ela no sentido de que as coisas concorram para que o propósito de salvação de Deus se realize na vida dela.
              Quando Deus está no centro da nossa oração, já não nos preocupamos se saímos dela consolados ou desolados, mais tranquilos ou mais angustiados. Basta saber que estamos na presença de Deus e permitimos que o Seu Espírito perscrute o nosso coração, intercedendo não para que sejamos atendidos nisso ou naquilo, mas para que o desígnio de salvação de Deus se cumpra em nós, confiando na Palavra que diz: “Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio” (Rm 8,28).   
                                                         Pe. Paulo Cezar Mazzi

Um comentário:

  1. Como essa palavra veio " em cheio" ao meu encontro.

    Acompanho um grupo de EVC( Exercícios na Vida Cotidiana). Lerei para elas...

    Principalmente a frase: " Quando Deus está no centro da nossa oração, já não nos preocupamos se saímos dela consolados ou desolados, mais tranquilos ou mais angustiados. "

    Obrigado por partilhar seu coração.

    ResponderExcluir