quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

OU SERVIMOS PARA TRANSFORMAR O MUNDO, OU NÃO SERVIMOS PARA NADA


Missa do 5º dom. comum. Palavra de Deus: Isaías 58,7-10; 1Coríntios 2,1-5; Mateus 5,13-16.

            Existe no mundo atual uma forte tendência ao fechamento: famílias fechadas em suas casas, por medo da violência; pessoas fechadas dentro de si mesmas, por medo de serem machucadas pelos outros, ou mesmo por terem se decepcionado com os outros; cristãos fechados em suas igrejas, por medo de se “contaminarem” com o mundo; governos e países fechados em si mesmos, para protegerem suas economias. Enfim, no âmbito global o atual medo do contágio do coronavírus tem levado muitos a evitarem o contato com outras pessoas.
            Jesus, ao usar as imagens do sal e da luz, bem como da sua respectiva importância para a nossa vida de cada dia, nos convida a sair do fechamento em que nos encontramos. O sal existe para ser colocado na comida e realçar o sabor dos alimentos, assim como a luz existe para ser colocada no teto e iluminar a todos os que se encontram naquele ambiente. Manter o sal fechado dentro de um recipiente ou manter uma luz acesa debaixo de um móvel, além de negar o sentido da própria existência deles, faz com que a comida fique sem sabor e que o ambiente permaneça totalmente no escuro. Em outras palavras, quando nos fechamos em nós mesmos, entramos num processo de perda de sentido da nossa própria existência, além de empobrecermos seriamente a vida das pessoas que se encontram à nossa volta.
“Vocês são o sal da terra” (Mt 5,13). Além de realçar o sabor dos alimentos, o sal, sobretudo na época de Jesus, era muito usado para conservar os alimentos, isto é, para preservar a carne do apodrecimento. Hoje, a principal “carne” que está apodrecendo à nossa volta é o ser humano. Moradores de rua, usuários de droga, desempregados, famílias desestruturadas, crianças e jovens envolvidos no tráfico de drogas, entre outros, são exemplos de seres humanos que estão apodrecendo porque o sal de muitos de nós, cristãos, não tem sido colocado ali, ou seja, porque nós nos mantemos distantes do drama da vida dessas pessoas.
Jesus pergunta: “se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?” (Mt 5,13). Quantas pessoas perderam seu sal? Quantas pessoas abriram mão de valores como integridade, honestidade, decência, fidelidade, e não se importam com o fato de se tornarem corruptas, pois o enriquecimento rápido e fácil anestesiou a consciência delas? Quantos políticos, juízes, empresários e líderes religiosos se tornaram “pessoas sem sal”, sem escrúpulo, sem decência, sem integridade? “Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens” (Mt 5,14). Segundo Jesus, essas pessoas serão excluídas do Reino de Deus (“ser jogado fora”) e serão destruídas pelo próprio sistema injusto que elas alimentam com seu comportamento corrupto (”ser pisado pelos homens”).
“Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte” (Mt 5,14). Sempre que escolhemos viver segundo o Evangelho, nos configurando a Jesus Cristo, Luz do mundo, nós nos tornamos luz. Em muitos ambientes há uma ausência de luz, isto é, ausência de bondade e de humanidade, ausência de solidariedade e de respeito para com o outro, ausência de fé e de esperança. Por que essas ausências? Porque grande parte dos cristãos decidiram manter-se no anonimato, para evitar críticas, perseguições ou humilhações, não testemunhando, sobretudo com seu comportamento, os valores do Evangelho. Embora seja verdade o fato que ninguém atira pedras numa árvore que não tem fruto, Jesus nos faz este desafio: “brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e louvem o Pai de vocês que está nos céus” (Mt 5,16). Apesar de o nosso testemunho cristão poder despertar alguma crítica ou rejeição, devemos mostrar para as pessoas que uma outra forma de viver e de tratar os outros é possível.
Ainda a respeito da luz, não podemos nos esquecer daquilo que o Senhor nos diz, através do profeta Isaías. Nós só somos luz quando nos deixamos afetar pelo sofrimento e pela necessidade do nosso próximo. Nós só somos luz quando modificamos nossas atitudes agressivas e intolerantes em atitudes humanizadoras e solidárias para com os necessitados.  Somente quando nos comportamos assim é que Deus afirma: “nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia” (Is 58,10).
            O lugar do sal é em meio à comida; o lugar da luz é no teto do ambiente; o lugar da Igreja e dos cristãos é no mundo, na comunhão com os dramas que afetam a vida das pessoas, especialmente dos que mais sofrem. Quando nós, enquanto Igreja, nos mantemos separados do mundo e distantes da realidade das pessoas, não estamos servindo para nada; estamos, na verdade, traindo a nossa missão de discípulos de Jesus. E quando fazemos isso, somos merecedores desse tipo de crítica: “Os cristãos fizeram todo o possível para esterilizar o Evangelho; dir-se-ia que o submergiram num líquido neutralizante. Tudo o que impressiona, supera ou inverte é amortecido. Assim, uma vez convertida em algo inofensivo, esta religião nivelada, prudente e razoável, o ser humano não pode senão vomitá-la” (Paul Eudokimov, O amor louco de Deus).


Oração: Senhor Jesus, sou humano(a), sou carne, sou passível de ser corrompido(a). Necessito do Teu sal, da Tua integridade e da Tua santidade de Filho de Deus. Preserva minha consciência do apodrecimento moral e espiritual. Quero sair de mim mesmo(a) e derramar o meu sal sobre toda carne, sobre toda pessoa que precisa ser ajudada, resgatada, defendida. Que a minha breve passagem por este mundo faça com que ele se torne melhor, mais humano e mais justo. Amém!  

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário