quarta-feira, 4 de maio de 2016

RECONCILIAR-SE CONSIGO MESMO


Não é coisa do outro mundo entrar em briga consigo mesmo! Há gente que se desgasta batendo de frente com sua imagem no próprio espelho. Entrar em conflito com os sinais de envelhecimento, rejeitando os cabelos brancos e as rugas na testa parece uma reação natural de quem só se enxerga pelo lado de fora. Debruçar-se sobre os erros do passado, vai deixando a pessoa sem forças para investir no presente e desencorajada na construção do futuro.
Um dos importantes segredos do bem viver é cultivar a reconciliação consigo mesmo. Dizer “sim” ao que sou é dispor-se a integrar tudo o que faz parte de minha história: capacidades e forças, fraquezas e conflitos, medos e tendências depressivas, potencialidades e debilidades. Aceitar-se como se é, sabendo que Deus nunca nos procura onde deveríamos estar, mas onde estamos, nem como deveríamos ser, mas como somos. Este é o primeiro passo de reconciliação.
Aceitar-se não significa acomodar-se, mas querer superar-se partindo do primeiro degrau onde nos é possível colocar os pés. Quando nos sonhamos ideais, sem aceitar-nos no real, terminamos nos tornando eternos insatisfeitos. Aceitar-nos é começar pelo real, percorrendo degrau por degrau na grande ascensão de uma vida rica de sentido.
Para fazer este caminho de reconciliação, preciso olhar com olhos de amor para aquilo que não gosto em mim, para aquilo que me põe em desconforto com minha auto-imagem. Isto não se faz por um decreto imediato, mas por um processo permanente de resgate da esperança que somos para nós mesmos, baseados na credibilidade de Deus que nos ama primeiro.
Eu não sou os meus defeitos! Eu não sou minhas sombras e pecados! Carrego comigo a “imagem e semelhança de Deus”, como uma vida em projeto. Esta imagem não fica enterrada por um mal que acontece em mim, nem por um defeito apontado por alguém. Eu sou muito mais do que pareço, muito melhor do que pensam e muito maior do que meu tamanho. “Sou o que sou diante de Deus!” E diante d’Ele não existem desenganados, mas sempre possibilidades de mais vida.
Reconciliar-se consigo mesmo não é um exercício de um dia para a vida toda. É um processo da vida toda a ser reassumido cada dia. Mesmo quando acreditamos que já nos reconciliamos conosco mesmos, sempre aparecem fraquezas que nos irritam, que gostaríamos de negar. Neste momento, devemos novamente dizer “sim” a tudo o que está dentro de nós.
Dentro desta perspectiva damos razão às palavras de São Francisco: “Irmãos, comecemos hoje tudo de novo, porque até agora, pouco nada fizemos.” Esta convicção não é um lance de pessimismo. Ao contrário, é um grito de esperança naquele potencial de vida nova e surpreendente que carregamos conosco e não podemos sufocar com o comodismo e a mediocridade.
Para nossas sombras há sempre uma luz maior para dissipá-las!
Para nossos defeitos há sempre qualidades melhores para superá-los!
Para nossas cruzes há sempre uma ressurreição garantida em Cristo!

http://www.paroquiasantoantoniodopartenon.org/index.php/paroquia/mensagem-do-paroco/290-reconciliar-se-consigo-mesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário