sexta-feira, 16 de outubro de 2015

RITO DE PASSAGEM

Missa do 29º. dom. comum. Palavra de Deus: Isaías 53,10-11; Hebreus 4,14-16; Marcos 10,35-45.

Quanto vale a vida de alguém que você ama? Quanto você estaria disposto(a) a pagar/sofrer para resgatar/trazer de volta aquilo que é mais precioso para a sua vida? Você é capaz de “morrer” para salvar/resgatar/recuperar seu casamento, sua família, seu filho, o ambiente em que trabalha, a igreja que frequenta, o planeta em que vive?
Aceitar ser macerado/esmagado com sofrimentos. Aceitar fazer de sua vida uma expiação/um contínuo pedido de perdão pelos pecados os outros. Aceitar carregar sobre si as culpas dos outros. Só um aceitou viver assim: Jesus, o Servo Sofredor. Embora instintivamente nós fujamos (ou tentemos fugir) da dor, Jesus quis ir ao encontro dela para nos ensinar que não se trata de buscar o sofrimento pelo sofrimento, mas de entrar em comunhão com todo aquele que sofre.
Sim. É verdade que o confronto com a dor, com o sofrimento, nos faz vacilar na fé. Contudo, devemos aprender a permanecer “firmes na fé que professamos” (Hb 4,14), pois não há dor neste mundo que Jesus não tenha conhecido, experimentado, carregado sobre si e redimido. Ele é, diante de Deus, o nosso Intercessor, o “sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado” (Hb 4,15). Não há culpa/condenação neste mundo que Jesus não tenha absolvido, expiado, perdoado.
Existem expressões bíblicas que precisam ser aprofundadas. Ser “macerado” (Is 53,10) significa ser moído como trigo, esmagado como uva. Há situações que exigem isso de nós: fidelidade, coerência, santidade. Trata-se de moer/esmagar o próprio ego, a tendência a se fechar, a se acomodar, a não ajudar, a deixar morrer algo que podemos impedir que morra. Ser “provado” (Hb 4,15)/experimentado no sofrimento significa tornar-se adulto diante da vida; agir como adulto diante das escolhas que fizemos. É uma espécie de “rito de passagem”. Quem não aceita ser provado/experimentado na dor permanece na infância ou na adolescência de si mesmo, da sua fé, da compreensão da vida; ainda não se tornou adulto, nem como pessoa, nem como cristão.
“Queremos que faças por nós o que vamos pedir... Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda quando estiveres na tua glória!” (Mc 10,35.37). Assim como Tiago e João, nós também queremos a glória, a coroa, a vitória, o troféu, o reconhecimento, o prêmio... Mas ninguém recebe isso sem lutar (cf. 1Cor 9,24-25)! A vida é luta; a fé é luta: luta consigo, com os próprios instintos, com o ego que quer tudo para si e se recusa a não ser o centro, a não ser tratado como príncipe; luta com uma sociedade que busca a sua própria glória à custa do sofrimento dos outros; luta contra a tentação de ser reconhecido como vencedor sem ter tido que lutar.  
Antes de sentar-se na glória, é preciso ter a capacidade de beber o cálice da dor e de mergulhar (batismo) no sofrimento do mundo. Você está disposto(a)? Mais uma vez é importante deixar claro: não se trata de programar seu GPS interior para ir de encontro à dor, mas de aprender a lidar com ela, caso cruze o seu caminho. Trata-se de não desistir dos nossos objetivos ou dos ideais que abraçamos simplesmente porque agora nos deparamos com a dor. “Quando começou a doer, eu larguei, eu desisti”: é assim que você se comporta diante das escolhas que faz na vida?
Jesus afirma que “veio para servir e dar sua vida como resgate para muitos” (Mc 10,45). Todo resgate tem um preço. Eu só aceito pagar o preço do resgate por algo que é por demais precioso para mim. Qual é o preço do resgate? O preço é a doação da vida, o sacrifício de si mesmo. Justamente porque cada ser humano é precioso para Deus, Jesus suportou morrer, isto é, ser moído, esmagado, sofrer, para ter você de volta, para te resgatar, para te salvar. E você, está disposto(a) a fazer o mesmo para salvar aquilo ou aqueles aos quais você ama? 

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Um comentário:

  1. Obrigada, Padre Paulo por mais esta partilha. Deus te conserve sempre iluminado

    ResponderExcluir