sexta-feira, 23 de outubro de 2015

NÃO SOMENTE VER COM OS OLHOS, MAS TAMBÉM ENXERGAR COM O CORAÇÃO

Missa do 30º. dom. comum. Palavra de Deus: Jeremias 31,7-9; Hebreus 5,1-6; Marcos 10,46-52.

            Nós vemos, mas nem sempre enxergamos. Todos os dias, uma infinidade de palavras e imagens entra pelos nossos olhos, mas nosso cérebro não consegue processar todas as informações, assim como nosso coração não consegue reconhecer todos os sentimentos. Então, nem tudo o que vemos de fato enxergamos. Além disso, não se trata apenas de ver com os olhos; é preciso enxergar com o coração: “O essencial é invisível para os olhos; só se vê bem com o coração” (Exupéry). Se os nossos olhos enxergam, mas o nosso coração está cego, nós frequentemente batemos com a cabeça na parede.
            Diante de pergunta de Jesus: “O que queres que eu te faça?”, o cego Bartimeu rapidamente respondeu: “Mestre, que eu veja!” (Mc 10,51). Pareceria óbvio que alguém que não enxerga quisesse enxergar. Mas não! Quantos pais não querem enxergar que seu filho é um dependente químico? Quantas pessoas não querem enxergar que estão doentes? Quantos não aceitam enxergar que a relação que vivem é nociva e já passou da hora de romper com ela?
            Por que nós às vezes preferimos não enxergar? Porque quando nos fazemos de cegos podemos vez ou outra receber esmolas de alguém. Bartimeu era cego e mendigo (cf. Mc 10,46). A cegueira nos faz mendigos: dependentes da visão dos outros, das esmolas dos outros. É uma situação que pode nos acomodar: vivo da compaixão dos outros, das esmolas que me dão. Não preciso caminhar: posso permanecer sentado à beira da estrada... Então, é preciso perguntar: quem de nós de fato pediria a Jesus: “Que eu veja!”? ‘Que eu enxergue a saída para essa situação! Que eu enxergue a minha responsabilidade na situação em que me encontro! Que eu enxergue meus erros e me corrija deles!’ Quem de nós pediria isso de coração a Jesus?
            A cegueira também pode, de alguma forma, ser comparada com a fé. Nós não enxergamos Deus, mas cremos n’Ele. Por isso o apóstolo Paulo afirma: “Caminhamos pela fé e não pela visão” (2Cor 5,7). Portanto, aquilo que nos paralisa na vida não é a cegueira, mas a falta de fé. Recobrar a fé significa que eu não vejo a Deus, mas me deixo conduzir por Ele, por sua Palavra, por seu Espírito. Mesmo em meio às lágrimas, quando eu não consigo ver direito, preciso lançar as sementes. Mesmo não enxergando nenhum sinal de chuva, eu preciso confiar que ela virá, e por isso lanço as sementes, como nos ensina o Salmo 126.
            Oração: Deus Pai, quando Agar estava desesperada no meio do deserto, com seu filho pequeno nos braços, o senhor abriu-lhe os olhos e a fez enxergar um poço, ao qual ela deu o nome de “o poço do Deus vivo que me vê” (cf. Gn 16,13; 21,19). Tu és o Deus vivo que não somente me vê, mas que vê muito além do que eu tenho conseguido ou desejado ver. Abre os olhos do meu coração, Pai, para que eu enxergue a mim, aos outros, a vida e a Ti como preciso enxergar. Mesmo não Te vendo, quero deixar-me conduzir por Ti, pela verdade da Tua palavra. Como Jeremias, eu também suplico: “Salva, Senhor, teu povo” (Jr 31,7), desencantado com as Instituições e cada vez mais corrompido em sua consciência. Reconduz nossos cativos, todos os que estão oprimidos por algum tipo de vício ou de situação injusta. Muda, Senhor, a nossa sorte; muda a consciência ou o que ainda resta dela naqueles que nos representam na política. Dá a cada ser humano uma saudável “revolta”, aquela coragem necessária para se levantar, para jogar fora o seu manto, para romper com uma vida que se contentou em viver de esmolas. Assim como Bartimeu, ajuda-nos a gritar, a não nos calar diante das injustiças. Sobretudo, que como ele possamos seguir ao Teu Filho Jesus continuamente pelo caminho da vida, não somente vendo com os olhos, mas também enxergando com o coração. Amém!  

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Um comentário:

  1. padre paulo se antes ja era uma pessoa morta por dentro agora jesus pode me levar de vez com a sua ida p/ guariba eu nao vou te ver mais todos os sabados por durante 10 anos eu nao desejo mais nada na vida ja chorei tudo que tinha adepressao me matou por dentro e agora eu nao quero mais nada tudo de bom que aprendi na vida religiosa foi contigo

    ResponderExcluir