quinta-feira, 29 de outubro de 2015

MARCA DE PERTENÇA

Missa de todos os santos. Palavra de Deus: Apocalipse 7,2-4.9-14; 1João 3,1-3; Mateus 5,1-12a.

            No dia a dia, nós recebemos uma série de “cobranças”: ‘Você precisa ter um corpo sarado; ser bonito(a); ser visto(a)! Você precisa conquistar, ser vitorioso(a); ser bem sucedido(a), fazer sucesso, brilhar! Você precisa ser admirado(a)/invejado(a)!’... No entanto, ninguém nos cobra santidade: ‘Você precisa ser santo!’
            Ser santo não é um valor para o mundo atual. Pelo contrário, ser santo é entendido como ser ‘certinho’, ser ‘chato’, ser ‘do contra’, ser ‘ultrapassado’ etc. Jesus tem um outro conceito de santidade, como acabamos de ver no Evangelho. Para ele, essas são as atitudes próprias de quem é santo aos olhos de Deus: a pessoa é pobre em espírito, ou seja, tem a Deus como seu único e verdadeiro bem; a pessoa se aflige, isto é, sofre com a dor do outro; a pessoa é capaz de mansidão, ao lidar com os conflitos; os santos são pessoas que têm fome e sede de justiça; são misericordiosas; são puras de coração; se esforçam em promover a paz. Além disso, são pessoas perseguidas por causa da justiça e de Jesus Cristo.
            Dizendo de outra maneira, sabe aquele jovem que decidiu morar com os avós, que estão bastante idosos e com Alzheimer, para cuidar deles ao invés de colocá-los num asilo? Sabe aquela mulher que passou casada a vida toda com um marido infiel, e agora que ele se encontra doente, cuida dele? Sabe aquela pessoa que por anos e anos carregou consigo uma doença ou uma ferida e nunca reclamou disso com ninguém? São santos de carne e osso!
            Para o Apocalipse, as pessoas santas trazem consigo a marca do Deus vivo. Diferente de uma tatuagem, essa marca não pode ser vista, porque ela se encontra na consciência da pessoa. É uma marca de pertença (cf. Ap 7,2.3): ‘Eu pertenço a Deus. Só n’Ele encontro alegria e paz. Fora d’Ele não encontro nenhum bem. Só quando me deixo conduzir pelo Espírito de Deus é que experimento felicidade, porque a vontade de Deus a meu respeito é a minha felicidade’.
            Mas, de que maneira a marca do Deus vivo é dada às pessoas santas? Por meio de uma grande tribulação (cf. Ap 7,14). Da mesma forma que depois de uma queimadura ou de um corte profundo fica uma marca no corpo da pessoa, assim a marca de pertença a Deus nos é dada depois de termos enfrentado uma dor, um sofrimento, uma luta, uma tribulação. Alguns não querem essa marca, porque ela é vista somente como algo que “mancha” a imagem da pessoa. Mas outros sentem um saudável “orgulho” dela, porque sabem que a luta que enfrentaram serviu para lhes amadurecer, corrigir e santificar. 
              Engana-se quem pensa que as pessoas santas vivem longe dos conflitos do mundo. Pelo contrário. Os maiores conflitos e as grandes perseguições se desencadeiam na vida de quem não aceita tomar a forma do mundo, mas procura viver com sua consciência voltada para Deus. Engana-se também quem pensa que as pessoas santas têm uma fé inabalável e vivem numa constante harmonia com Deus. Madre Teresa de Calcutá viveu um longo período de aridez espiritual que durou 50 anos! Apesar disso, todos os dias ela rezava, adorava Jesus Eucarístico, participava da missa e socorria Jesus na pessoa dos pobres. Questionada, certa vez, se ela um dia seria declarada Santa pela Igreja, respondeu: “Se um dia eu for Santa, serei com certeza a santa da escuridão. Estarei continuamente ausente do Paraíso”.
            “Escuridão” e “ausência do Paraíso” significam que pessoas santas são aquelas que muitas vezes não sentem Deus e, no entanto, passam a vida servindo-O, anunciando-O, lutando com Ele como Jacó (cf. Gn 32,23-33); lutando consigo também, com o seu ego; lutando com um mundo que sistematicamente exclui Deus da política e da economia, mas questiona Sua existência diante das injustiças humanas e das catástrofes naturais.   
            Se você quiser saber se a santidade ainda é um valor para você, pergunte-se: Eu procuro agir de acordo com a minha consciência ou de acordo com a minha conveniência? Eu aceito ser conduzido(a) pelo Espírito de Deus também quando a direção que Ele quer dar à minha vida não é aquela que eu quero? Eu suporto “não sentir” Deus e mesmo assim anunciá-Lo com a minha vida ao mundo? Eu me deixo afetar pela dor do outro? Eu sou solidário com quem sofre porque tenho fome e sede de justiça ou porque tenho fome e sede de ser reconhecido como “bom” e, portanto, ser “promovido”?  

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário