sexta-feira, 15 de maio de 2015

RECUPERAR O ENDEREÇO DO CÉU

Missa da Ascensão do Senhor. Palavra de Deus: Atos dos Apóstolos 1,1-11; Efésios 1,17-23; Marcos 16,15-20.

            Você acredita no Céu? Você acredita que, depois da morte, existe um depois? Você acredita que o amor de Deus, que estava à sua espera quando você veio a este mundo, estará à sua espera, quando você deixar este mundo? Você deseja o Céu?
O que é o Céu? O profeta Isaías descreveu o Céu como sendo a atitude de Deus de remover da face da terra todo luto, toda dor, toda injustiça, todo sofrimento. É quando Deus “enxugará as lágrimas de todos os rostos” (cf. Is 25,6-9; Ap 21,4). Jesus, por sua vez, comparou o Céu a um banquete, para o qual todos são convidados. Apenas uma exigência é feita: que estejamos vestidos com traje de festa, traje que significa o comportamento justo (cf. Mt 22,1-14; Ap 19,7-8). Por fim, o apóstolo Paulo descreveu o Céu como sendo o momento em que o imperfeito em nós se transforma em perfeito, e nós podemos contemplar a Deus face a face (cf. 1Cor 13,10.12).   
            Se professamos a nossa fé em Jesus Cristo, que “subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai todo Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos”, isso deve ser para nós motivo de alegria, pois a elevação de Jesus ao Céu já é nossa vitória! Ele mesmo disse: “Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus” (Jo 20,17). Jesus vive na comunhão plena com o Pai, comunhão que um dia viveremos também! Além disso, o autor da carta aos Hebreus afirma que Jesus entrou “no próprio céu, a fim de comparecer agora diante da face de Deus a nosso favor” (Hb 9,24). Portanto, a elevação de Jesus ao Céu nos conforta com a certeza de que Ele intercede dia e noite ao Pai pela vida e pela salvação de cada um de nós (cf. Hb 7,25)!
            Muitos não sabem da existência do Céu, assim como muitos não esperam pelo Céu. Muitos deixaram de crer no Céu, assim como muitos entendem o Céu somente como uma ilusória consolação para não se enlouquecer em meio aos sofrimentos do mundo presente. Muitos ‘perderam o endereço’ do Céu, e por isso deixaram de esperar o prêmio pela santidade, assim como deixaram de crer na recompensa de manterem a sua alma pura (cf. Sb 2,2). Quem não espera pelo Céu abandona o caminho da justiça e se corrompe, criando o inferno para si e para os outros na terra...
            A elevação de Jesus ao Céu coloca algumas perguntas para cada um de nós: Sua presença junto às pessoas é uma presença que aponta para o Céu? Você vive como um “cidadão do Céu”, de onde aguarda ansiosamente o seu Salvador Jesus (cf. Fl 3,20)? Você é capaz de carregar temporariamente a humilhação de Jesus, consciente de que você não tem aqui cidade permanente, mas está à procura da cidade que está para vir (cf. Hb 13,13-14)? Você é capaz de sofrer a perda de alguém pela morte, guardando no seu coração a certeza de que reencontrará este alguém no Céu (cf. 1Ts 4,13-17)? Você resiste à tentação de se corromper e luta para se manter no caminho da justiça, porque acredita firmemente que o Céu é o momento em que Deus fará justiça, retribuindo a cada um de acordo com as suas atitudes, e que deixou bem claro que nenhuma pessoa injusta herdará o Céu (cf. 1Cor 6,9; 2Cor 5,10; Ap 22,12)?
            A Terra precisa se voltar para o Céu porque, em Jesus, o Céu se voltou para a Terra, para redimi-la e salvá-la. Cada um de nós, discípulos de Jesus, temos por missão devolver à humanidade o endereço do Céu, anunciando a todo ser humano a alegria do Evangelho, de modo que as consciências não se deixem mais enganar pelo maligno, uma nova comunicação aconteça entre as pessoas, ninguém mais se contamine com o veneno da maldade, da corrupção e da injustiça, e as feridas sejam tratadas e curadas. Lembremos: nós não estamos sozinhos nesta missão. O Senhor Jesus nos acompanha do Céu, com o auxílio da Sua graça (cf. Mc 16,20). 

                       Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário