quinta-feira, 21 de maio de 2015

DESPERTAR A PRESENÇA ADORMECIDA DENTRO DE NÓS

Missa de Pentecostes – Palavra de Deus: Atos dos Apóstolos 2,1-11; 1Coríntios 12,3b-7.12-13; João 20,19-23.

Existe uma Presença escondida em toda a Criação, principalmente no mais íntimo de cada ser humano. Existe uma Presença ignorada dentro de nós, uma Presença que, contraditoriamente, sentimos como ausente da nossa vida, seja porque A ignoramos, seja porque A desconhecemos, seja porque A esquecemos adormecida dentro de nós. No entanto, essa Presença pode ser despertada dentro de nós a partir da oração: “(...) o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem” (Lc 11,13). Sim. É para isso que estamos hoje aqui: para pedir ao Pai, em nome de seu Filho Jesus, que confirme, que reavive a Presença do Espírito Santo em cada um de nós.
            Jesus comunicou o Espírito Santo aos discípulos soprando sobre eles (cf. Jo 20,22). No século VI a.C., Deus havia mandado Ezequiel profetizar o Espírito Santo sobre o povo de Israel no exílio, o qual vivia dizendo: “Os nossos ossos estão secos, a nossa esperança está desfeita. Para nós está tudo acabado” (Ez 37,11). E Ezequiel profetizou: “Espírito, vem dos quatro cantos da terra e sopra sobre esses mortos para que vivam” (Ez 37,9). E assim se fez, conforme a promessa de Deus: “Porei o meu espírito dentro de vós e vivereis” (Ez 37,14).
            Hoje, nós pedimos: ‘Sopra, sopra Espírito! Sopra sobre os nossos ossos secos, pois quando envias o Teu sopro, tudo renasce, e assim renovas a face da terra (cf. Sl 104,30)! Sopra Espírito, e põe-nos novamente em pé. Levanta-nos de nossas quedas e de nosso cansaço; varre para longe de nós o pessimismo e o desânimo! Assim como encheste a casa onde estavam os discípulos, no dia de Pentecostes (cf. At 2,2), enche a casa de cada família com a Tua santa Presença! Com o Teu vento, varre para fora de toda casa os ressentimentos, derruba as barreiras que ainda mantêm separadas as pessoas. Comunica Tuas línguas de fogo a cada casa, a cada família, para retirar do túmulo do silêncio e do isolamento os que nele decidiram se enterrar; aquece o que se esfriou em nós, torna flexível o que se enrijeceu dentro de nós!’
            Jesus havia prometido que o Espírito Santo seria o nosso Defensor (cf. Jo 14,15; 15,26). Por isso, hoje suplicamos: ‘Defende-nos, Espírito Santo, do maligno, das suas seduções e das suas armadilhas! Defende-nos do mal do individualismo, que nos torna indiferentes para com quem sofre. Defende nossa sociedade da violência, uma violência muitas vezes nascida da injusta distribuição de renda, da corrupção e da impunidade. Defende as famílias, os casamentos; defende os pais do desemprego e os filhos das drogas. Defende os cristãos que estão sendo duramente perseguidos em diversos países, sobretudo no Oriente Médio! Defende-nos de toda mentira econômica, política e religiosa que adoece, escraviza e oprime a humanidade, pois Tu és “o Espírito da Verdade” (cf. Jo 14,16; 15,26; 16,13).            
            Segundo o apóstolo Paulo, somente o Espírito Santo pode nos fazer reconhecer Jesus como Senhor, como Aquele que ressuscitou e vive para sempre (cf. 1Cor 12,3b), assim como somente o Espírito Santo pode testemunhar ao nosso espírito humano que somos verdadeiramente filhos de Deus (cf. Rm 8,16). Por isso, nós também clamamos: ‘Espírito Santo de Deus, faze-nos verdadeiramente reconhecer Jesus como Senhor e Salvador; faze-nos experimentar a Sua presença como Ressuscitado dentro de nós e em meio a nós, no seio das nossas famílias e das nossas comunidades. Coloca-nos debaixo da autoridade do Senhor Jesus, a quem o Pai concedeu o poder de redimir e salvar todo ser humano. Que nunca nos sintamos órfãos ou desamparados; pelo contrário, que sintamos o Pai em nós e que Lhe sejamos obedientes, como verdadeiros filhos e filhas!’
            Ainda segundo o apóstolo Paulo, “(...) o Espírito socorre a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós... e aquele que perscruta os corações sabe qual o desejo do Espírito; pois é segundo Deus que ele intercede pelos santos (cristãos)” (Rm 8,26-27). Perscruta-nos, Espírito Santo! Examina o nosso coração! Há uma ferida em cada um de nós que só o Senhor pode curar, assim como há um vazio em cada um de nós que só o Senhor pode preencher. Suscita em nós um profundo e verdadeiro espírito de oração. Disciplina o nosso coração para que possamos permanecer diariamente na presença do Pai o quanto for necessário, até que Ele complete a Sua obra em nós. Intercede ao Pai por nós, Espírito Santo! Intercede ao Pai não segundo aquilo que achamos que precisamos, mas segundo aquilo que o Pai sabe ser o melhor para cada um de nós. Enfim, neste dia de Pentecostes, derrama-Te sobre todo ser humano; desperta-Te dentro de cada ser humano. Que nos deixemos conduzir por Ti (cf. Rm 8,14)! Que não oponhamos mais nenhuma resistência a Ti (cf. At 7,51)! Apossa-Te de cada um de nós, Espírito Santo de Deus! Em nome de Cristo Jesus, amém!’ 

                                                           Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário