quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

CONFIAR EM DEUS - Você consegue?

               
            Jerusalém “não confiou no Senhor, não se aproximou de seu Deus” (Sf 3,2), denunciou o profeta Sofonias. E por isso, multiplicou seus sofrimentos; sofreu muito mais do que deveria, porque se colocou em mãos erradas (alianças políticas), porque achou mais fácil apoiar-se no ser humano do que em Deus. Já o profeta Jeremias havia advertido a respeito dessa escolha errada que fazemos com tanta frequência, dessa loucura de deixar de nos apoiar em Deus para nos apoiar no ser humano: “Maldito (infeliz) o homem que confia no homem, que faz da carne (fragilidade humana) a sua força, mas afasta o seu coração do Senhor!” (Jr 17,5).
            Quantas decisões erradas já tomamos na vida por não confiarmos em Deus? Quantos se desesperaram, se precipitaram e pioraram ainda mais a sua situação de sofrimento, porque quiseram resolver as coisas do seu jeito, com suas próprias mãos, ao invés de se submeterem debaixo da poderosa mão de Deus, aguardando o momento certo d’Ele se manifestar (cf. 1Pd 5,6)?
            Também por meio do profeta Isaías, Deus denuncia: “Visto que rejeitastes esta palavra (a minha Palavra) e pusestes a vossa confiança na fraude e na tortuosidade, (...) este comportamento perverso será para vós (...) como a quebra de um vaso de oleiro, despedaçado sem piedade: dele não se consegue encontrar um caco entre os fragmentos... Na conversão e na calma estava a vossa salvação, na tranquilidade e na confiança estava a vossa força, mas vós não o quisestes!” (Is 30,12.14.15).
            Confiar em Deus é abrir mão do controle das coisas, é deixar de nos guiar pela nossa própria cabeça, para obedecer ao que Deus nos mostra na sua Palavra; é aceitar que neste momento não há o que fazer, a não ser esperar, esperar pelo tempo de Deus, pelo Seu momento oportuno. Confiar em Deus é reconhecer que nós não enxergamos um palmo à frente do nosso nariz, enquanto Deus vê longe, vê o que ainda não podemos ver, e por isso Ele está dando à nossa vida uma orientação que, por enquanto, não entendemos e que nos parece absurda, sem sentido. 
            “Eis que os olhos do Senhor estão voltados para os que o respeitam, os que confiam, esperando em seu amor, para da morte libertar a sua vida e no tempo da fome fazê-los viver... Nele se alegra o nosso coração, é no seu nome santo que confiamos” (Sl 33,18.21). Neste início de ano, renovemos a nossa confiança em Deus. Soltemos as nossas mãos das falsas seguranças humanas. Deixemos de nos apoiar na fragilidade dos homens e entreguemos nossa frágil existência às mãos de Deus, como nos aconselha a Sagrada Escritura: “Confie no Senhor e faça o bem... Coloque tua alegria em Deus e ele realizará os desejos do teu coração. Entregue teu caminho ao Senhor, confie nele e ele agirá... Descanse em Deus e nele espere” (Sl 37,3-5). 

                                          Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário