sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O LUGAR ONDE DEUS ESCOLHEU HABITAR

Missa da Basílica do Latrão. Palavra de Deus: Ezequiel 47,1-2.8-9.12; 1Cor 3,9c-11.16-17; João 2,13-22.

Hoje a nossa Igreja convida os católicos do mundo todo a se voltarem para a Basílica do Latrão, em Roma. A partir do século IV, esta Basílica se tornou a primeira catedral do mundo e por muito tempo foi considerada a Igreja-mãe de Roma. Ainda que as comunidades católicas estejam espalhadas por diversas partes do mundo, a Basílica do Latrão nos lembra que todos nós somos pedras vivas (cf. 1Pd 2,5) da única Igreja fundada sobre os apóstolos e que tem Jesus Cristo como pedra principal (cf. Ef 2,22). A expressão “pedra viva” nos fala, primeiramente da firmeza da nossa fé (imagem da pedra) no único Salvador dos homens, Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo. Em segundo lugar, somos pedras “vivas” na medida em que nos tornamos habitação de Deus por meio do Espírito Santo (cf. Ef 2,22).
Quando Salomão construiu o Templo em Jerusalém, se encheu de orgulho e disse: “Sim, eu construí para ti uma morada, uma residência em que habitas para sempre” (1Rs 8,13). Pobre Salomão! Pobres de nós, que nos orgulhamos quando conseguimos reformar ou construir uma igreja, achando que aquela construção ‘garante’ a presença de Deus para sempre no meio de nós! Pobres de nós, padres, que às vezes ficamos fechados em nossas igrejas, agarrando-nos a 1 ovelha que quis ficar conosco, ao invés de termos disposição e coragem de sair das nossas igrejas para ir atrás das 99 ovelhas que se afastaram e se extraviaram, por não terem feito uma verdadeira experiência de Deus enquanto estavam dentro das nossas igrejas.
A construção de templos se multiplica diariamente em nosso país, desde os “templos” que funcionam em garagens de casas particulares até os “mega templos” que abrigam multidões de pessoas. A presença dessa multiplicidade de “templos” é ambígua: por um lado, aparenta ser uma presença de Deus onde as igrejas históricas não conseguiram – ou não tiveram interesse – em chegar; por outro lado, essa multiplicidade está destruindo a imagem de Deus no sacrário da consciência humana, na medida em que a Sagrada Escritura é ali banalizada, manipulada, distorcida e colocada a serviço dos sonhos de consumo dos que frequentam tais “templos”, sonhos que jamais se tornarão realidade porque Deus nunca aceitou ser um ídolo manipulado pela pregação de quem quer que seja.
Segundo o profeta Ezequiel, Deus quer que a Sua presença no meio dos homens seja como um templo, do interior do qual sai um rio de água que, por onde passa, converte a morte em vida: “Aonde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver... haverá vida aonde chegar o rio. Nas margens junto ao rio... crescerá toda espécie de árvores... Seus frutos servirão de alimento e suas folhas de remédio” (Ez 47,9.12). Essa imagem de uma água que sai do Templo e cura quem está fora dele contrasta com a reportagem de capa da revista evangélica Ultimato, intitulada: “A igreja está tão doente quanto o mundo” (setembro-outubro de 2013, edição 344). A revista constata que as igrejas, na sua maioria, adotaram a linguagem do mundo para ser verem cheias de “fiéis”, e estão tendo que abrir mão de parte de suas doutrinas, se desejam que esses mesmos “fiéis” permaneçam dentro delas.
Que tipo de água as igrejas estão oferecendo para seus fiéis: uma água que eles PREFEREM beber ou uma água que eles PRECISAM beber? Que tipo de rio escorre das nossas igrejas: um rio que leva vida e ou que produz morte naquele que dele bebe? Quantas pessoas chegam doentes a uma igreja e encontram no sacerdote, no pastor ou no líder da comunidade alguém tão ou mais doente do que elas, alguém que se aproveita das suas feridas e da sua carência para lhes oferecer não uma cura, mas um momento de compensação, por meio de carícias ou de uma relação sexual, atitude que abre uma ferida ainda mais profunda na pessoa? Sim! Cabe ressaltar que este tipo de atitude algumas vezes também se dá em consultórios de diversos profissionais da área da saúde.
Para a Sagrada Escritura, a verdadeira habitação de Deus é o corpo de cada ser humano (cf. 1Cor 3,16-17; Jo 2,21). Sabemos que um corpo sadio depende de uma mente sadia. Quantas pessoas estão com o corpo definhado, caminhando pelas ruas como “zumbis”, porque sua mente foi esburacada pelo crack? O que tem adoecido a mente de tantos adolescentes e jovens a ponto de sentirem prazer em fotografar ou filmar o próprio corpo nu e postar na internet? O que leva algumas pessoas casadas a exporem a parte mais íntima do seu corpo diante da câmera do computador, para a pessoa que está conectada com elas na internet possa se masturbar?       
        Se muitos de nós estamos aderindo a atitudes permissivas, o problema não se encontra do nosso pescoço para baixo, mas do nosso pescoço para cima. Nós trocamos a voz da nossa consciência pela voz da mídia, que reduz a sexualidade humana ao erótico. Essa mesma mídia se escandalizou há dois anos atrás, quando a atleta Lolo Jones (Olimpíadas de Londres-2012) declarou ser virgem aos 30 anos de idade. Sendo ridicularizada pelas colegas, ela afirmou que competia por medalhas e que, se quisesse fama, teria aparecido nua. “Eu não corro para ser a pessoa mais famosa do mundo. Se eu quisesse isso, (...) faria um vídeo de sexo ou algo assim para ganhar fama”, completou a atleta. Na mesma linha desta atleta, inúmeros jovens em diversos países estão aderindo a uma atitude de vida em relação ao namoro e à própria sexualidade chamada: EU ESCOLHI ESPERAR. Confira isso nos seguintes sites: http://euescolhiesperar.com/ e https://www.youtube.com/watch?v=YxwzEGY0jbc
Ao ver o Templo de Jerusalém profanado por comerciantes, Jesus usou de uma saudável e necessária agressividade para expulsar todos dali, com um chicote na mão e dizendo bem alto: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” (Jo 2,16). Hoje essas palavras devem ser gritadas à consciência de pessoas “influentes” da nossa sociedade – alguns políticos, médicos, empresários, delegados, juízes etc., que pagam crianças e adolescentes para satisfazerem suas fantasias sexuais. Essas palavras também precisam ser gritadas à consciência de todos os líderes religiosos, muitos dos quais ornamentam suas casas e seus templos com ouro, prata, mármore, vitral, lustres etc., mas se mantém longe de pessoas cujos corpos estão violentados, subalimentados, consumidos pelo álcool e inúmeras outras drogas, pessoas desempregadas ou subempregadas, cuja referência de família se perdeu ou nunca existiu.
Algumas questões finais...
1) “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá... vós sois esse santuário” (1Cor 3,17). Como você está em relação à pornografia na internet, ou em relação à bebida, ao cigarro e a outras drogas?  Você pensa em tatuar ou já tatuou seu corpo? Que tipo de tatuagem você fez? Que sentido ela tem para você? Quanto tempo seu corpo fica paralisado/anestesiado diante de um computador ou de um celular, ao mesmo tempo em que você afirma não fazer nenhuma atividade física por falta de tempo?
2) “Tirai isso daqui!” (Jo 2,16). Que tipo de desintoxicação você precisa se dispor a fazer, não só em relação ao seu corpo, mas também em relação à sua alma, ao seu espírito, à sua vida emocional? Sugestão de música para sua oração: PURIFICA-ME (Tony Allysson) 
3) “O zelo (cuidado) por tua casa me consumirá” (Jo 2,17). Você dedica tempo para cuidar da sua vida espiritual da mesma forma como encontra tempo para cuidar do seu físico? Você ajuda a cuidar e a preservar o meio ambiente? Você faz algo para restabelecer a dignidade do corpo do seu próximo que, por estar desempregado, subempregado ou viciado nas drogas, definha a cada dia?  
4) “Haverá vida aonde chegar o rio” (Ez 47,9). Mentalize seu próprio corpo ou o corpo de alguém que está doente, violentado, faminto, explorado sexualmente ou escravo da dependência química das drogas. Clame a Deus, “fonte de água viva” (Jr 2,13), para que a Sua água escorra por este corpo, banhando cada célula, irrigando cada neurônio, para que onde ali houver morte, a vida possa renascer... 

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário