quinta-feira, 18 de maio de 2023

OLHE PARA CIMA!

 Missa da Ascensão do Senhor. Palavra de Deus: Atos dos Apóstolos 1,1-11; Efésios 1,19-23; Mateus 28,16-20.

 

Em dezembro de 2021 foi lançado nos cinemas um filme (categoria “comédia”) intitulado: “Não olhe para cima”. Trata-se de dois astrônomos que tentam alertar o mundo sobre a ameaça de um cometa em rota de colisão com a Terra, mas ninguém dá crédito à ameaça, uma vez que todos estão distraídos com as futilidades que tomam conta da mídia e das redes sociais. “Não olhe para cima” é uma crítica ao nosso mundo atual, distraído, ocupado com discussões vazias e inúteis, fortemente desorientado pela indústria das fake news, um mundo onde grande parte das pessoas prefere a mentira à verdade, mergulhar na fantasia (meta Universo, inteligência artificial) ao invés de manter o contato com a realidade; em resumo, grande parte das pessoas está escolhendo a insanidade como forma de sobrevivência (a insanidade é exatamente a perda de contato com a realidade).

Os textos bíblicos de hoje estão nos convidando justamente a “olhar para cima” e a nos dar conta da existência do Céu. Jesus, após a ressurreição, apareceu aos seus discípulos “durante quarenta dias”. Ao final desse período, prometeu-lhes enviar o Espírito Santo, para capacitá-los à missão de anunciar o Evangelho. “Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo” (At 1,9).

Essa é a condição atual da Igreja e de cada um de nós, cristãos: Jesus “assentou-se à direita do Pai” (cf. Ef 1,20); ele entrou no céu “a fim de comparecer diante da face de Deus a nosso favor” (cf. Hb 9,24). Nós continuamos na terra, chamados a nos manter fiéis à missão que Cristo confiou a cada um de nós, de sermos a presença viva do seu Evangelho no coração da humanidade. Exatamente porque uma nuvem “encobriu” Jesus, não podemos vê-lo, o que nos obriga a compreender que devemos caminhar movidos pela fé e não pela visão clara (cf. 2Cor 5,7), confiando na promessa que ele mesmo nos fez: “Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20).

“Olhe para cima”. Qual é a importância de nós olharmos para o Céu? Em primeiro lugar, trata-se de manter a consciência de que “esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu” (At 1,10), o que significa saber que Jesus voltará como Juiz, para julgar cada ser humano. Significa também nos lembrar de que “somos cidadãos do céu: de lá esperamos ansiosamente como Salvador o Senhor Jesus Cristo, que transfigurará nosso corpo humilhado, conformando-o ao seu corpo glorioso” (Fl 3,20-21). Olhar para o Céu significa ainda crer que existe uma recompensa para quem busca santificar-se e caminhar segundo a vontade de Deus (cf. Sb 2,22); significa ainda lembrar-se de que o que nos move a fazer o que fazemos é uma esperança concreta: “o que nós esperamos, conforme sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça” (2Pd 3,13).  

Crer na existência do Céu nos leva a trabalhar por um mundo melhor, pedindo a cada dia ao Pai: “Venha a nós o vosso Reino” (cf. Mt 6,10), assim como nos leva a confiar que nada ficará impune: os que têm fome e sede de justiça serão saciados (cf. Mt 5,6). Crer na existência do Céu nos leva a suportar o “ainda não”, pedindo a cada dia ao Pai: “Não abandones a obra de tuas mãos!” (Sl 138,8) e confiando que “aquele que começou em nós a boa obra da salvação há de levá-la à perfeição até o dia da volta de Cristo Jesus” (cf. Fl 1,6). Crer na existência do Céu nos faz saber que o Senhor recolhe cada lágrima dos nossos olhos (cf. Sl 56,10; Is 25,8; Ap 7,17) e o Céu é a realização desta promessa: “Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor, e nem dor haverá mais. Sim! As coisas antigas se foram!” (Ap 21,4).    

            “E nossa história não estará pelo avesso, assim, sem final feliz: teremos coisas bonitas pra contar. E até lá, vamos viver; temos muito ainda por fazer. Não olhe pra trás; apenas começamos. O mundo começa agora. Apenas começamos” (Legião Urbana, Metal contra as nuvens). O Céu começa na terra. Assim como Jesus, a nossa presença cristã no mundo deve ser a presença do Céu na terra. Ao subir para o Céu, ele nos confiou a missão de fazer discípulos seus todos os povos. Mas, ninguém pode levar o outro mais longe do que onde ele mesmo está. Ninguém pode tornar alguém discípulo de Jesus quando ele mesmo não o é. Ninguém pode convencer uma pessoa a olhar para cima quando ele mesmo vive como uma pessoa mundana, olhando apenas para baixo. As pessoas olharão para cima na medida em que nós, cristãos, as ajudarmos a se levantarem, a saírem dos abismos em que se encontram e a se convencerem de que vale a pena direcionarem sua existência para o Céu.  

 

ORAÇÃO:

 

            Pai nosso, tu estás nos Céus, acima de tudo aquilo que se passa na Terra e que atinge cada ser humano. Nós cremos na tua Palavra: “Eu, o Senhor, habito em lugar alto e santo, mas estou junto com o humilhado e desamparado, a fim de animar os espíritos desamparados, a fim de animar os corações humilhados” (Is 57,15). Levanta-nos da nossa prostração, liberta-nos da distração que nos aliena, dá-nos a coragem de olhar para cima, escutando aquilo que a realidade está nos dizendo.

            Senhor Jesus, cremos na tua presença diante do Pai em nosso favor, assim como cremos na tua presença junto a nós, através do Espírito Santo. Envia-nos aonde tu desejas que o teu Evangelho chegue. Torna-nos verdadeiramente discípulos, para que possamos levar uma palavra de conforto a toda pessoa abatida (cf. Is 50,4). Não permitas que vivamos como homens e mulheres mundanos, mas como verdadeiros cidadãos do Céu.

            Divino Espírito Santo, força do Alto, vem em socorro da nossa fraqueza. Infunde em nós o desejo pelo Céu e devolve-nos a esperança nos novos céus e na nova terra onde habitará a justiça. Cura-nos da insanidade que nos mantém alheios à realidade que somos chamados a enfrentar e a transformar com o nosso testemunho de discípulos de Jesus. Completa em nós a obra começada e faz com que sejamos uma presença do Céu na terra. Amém!

           

Pe. Paulo Cezar Mazzi

3 comentários:

  1. obrigado, Pe.Paulo, pelas sempre pertinentes e existenciais reflexões sobre o Evangelho do domingo. Continue evangelizando!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado pelo incentivo, Pe. Agenor! Deusvo abençoe na sua missão e vocação! Abraços!

      Excluir