quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A RESPOSTA NÃO ESTÁ NA MARGEM, E SIM NAS ÁGUAS MAIS PROFUNDAS


Missa do 5º. dom. comum. Palavra de Deus: Isaías 6,1-2a.3-8; 1Coríntios 15,3-8.11; Lucas 5,1-11.
        
            Dizem que a receita do sucesso ninguém sabe, mas a receita do fracasso todos conhecem: é a decisão de não mais lutar. Jesus encontra aqueles que se tornarão seus primeiros discípulos. Eles estão vivendo uma experiência de fracasso: trabalharam a noite toda e nada pescaram. Desistiram das águas mais profundas e estão agora na margem do lago de Genesaré, lavando suas redes, enquanto interiormente lamentam a noite de pesca fracassada.
Assim como a Palavra de Jesus penetrou no fracasso daqueles homens e os fez enfrentar a frustração, assumindo um comportamento ativo e transformador, assim Jesus hoje, por meio da sua Palavra, nos convida a rever a forma como lidamos com nossos fracassos e com nossas frustrações, nos desafiando a deixar a margem e a avançar novamente para águas mais profundas.
“Nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos” (Lc 5,5). Podemos traduzir essas palavras para a nossa própria experiência de vida, dizendo: ‘Lutei a vida inteira por este casamento, por este relacionamento...; lutei a vida inteira por minha família, por minha fé, pela retidão da minha consciência...; lutei a vida inteira para tentar melhorar o mundo à minha volta... Lutei a vida inteira..., e nada consegui. Agora chega! Deixo de navegar em águas mais profundas e passo a viver na margem, na margem da vida, na margem da fé, na margem de mim mesmo(a)...’.
Jesus encontrou aqueles homens na margem do lago, onde as águas são rasas, onde nada se pesca. Eles são a nossa imagem, quando desistimos de lutar, quando desistimos dos nossos valores, dos nossos ideais, quando nos tornamos pessoas que escolheram sobreviver ao invés de viver, pessoas que escolheram tornarem-se superficiais, porque enquanto procuravam ser profundas naquilo que faziam, só encontraram decepção, frustração.
Onde você se encontra agora? Onde está a barca da sua vida neste momento: parada na margem ou navegando em águas mais profundas? Existe uma Palavra que hoje se dirige a você, dizendo: ‘Avance para águas mais profundas e você encontrará o que está buscando!’ Mas é possível que você responda: ‘Não vou avançar para águas mais profundas coisa nenhuma! Chega de lutar! Chega de dar murro em ponta de faca! Por que avançar para águas mais profundas, quando já fiz isso e nada resolveu?’.
Pedro, apesar de todas as razões que teria para responder isso a Jesus, disse: “em atenção à tua palavra, vou lançar as redes” (Lc 5,5). “Em atenção à tua palavra”... Você não tem vontade de fazer isso; você está cansado(a), desanimado(a), sem disposição, sem fé e sem esperança para fazer isso. Mas, por causa da Palavra, daquela mesma Palavra que você sabe que tem o poder de fazê-lo(a) passar da morte para a vida, Palavra que questiona as razões do seu desânimo e lhe devolve as razões para lutar por aquilo que você acredita, é por causa dessa Palavra que você decide sair da margem e voltar a navegar em águas mais profundas...
Vivendo num mundo que ama a superficialidade, que nos desencoraja quando buscamos ser profundos em tudo aquilo que fazemos, nós precisamos avançar para águas mais profundas, porque é nelas que se encontram as respostas para as nossas perguntas. Psicologicamente falando, as águas mais profundas dizem respeito ao nosso inconsciente. Nós temos medo de ir lá, porque é nessas águas mais profundas que se escondem as nossas feridas, os verdadeiros motivos das nossas atitudes, os nossos traumas. Mas é também lá que se encontra a verdade que nos liberta...
Em termos de evangelização, as águas mais profundas representam o apelo que Deus dirigiu a Isaías e que hoje dirige a cada um de nós: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” (Is 6,8). Hoje Deus nos pergunta: ‘Quem eu vou enviar junto aos jovens envolvidos nas drogas e na violência? Quem eu vou enviar junto às famílias desestruturadas? Quem eu vou enviar junto às pessoas que se desencantaram com as igrejas e com qualquer religião? Quem eu vou enviar junto aos doentes, aos idosos, às crianças pobres? Quem eu vou enviar junto aos universitários? Quem eu vou enviar junto aos sofredores, aos oprimidos e esquecidos desta sociedade? Quem eu vou enviar junto aos políticos, aos empresários, aos trabalhadores, aos meios de comunicação social?’.
Deus hoje procura a quem enviar, para resgatar a tantos que estão mergulhados nas águas mais profundas da dor, do sofrimento, da autodestruição, da opressão, da injustiça, do esquecimento. Deus continua a procurar “pescadores de homens”, homens e mulheres que se disponham a resgatar as vidas que correm o risco de se perderem para sempre nas águas mais profundas do mundo em que vivemos. Diante do apelo de Deus: “Quem enviarei? Quem irá por nós?”, o jovem Isaías respondeu: “Aqui estou! Envia-me” (Is 6,8). E você, o que responde? 
Pe. Paulo Cezar Mazzi

Um comentário:

  1. Bom dia, Pe Paulo! Quando a gente gosta muito de um blog e quer divulgá-lo para outros amigos presenteamos o blog com selo. Se você quiser pegá-lo é só abrir o meu blog e seguir as instruções.um abraço

    ResponderExcluir