quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

OUVIR E ACOLHER A PALAVRA NO "HOJE" DA SUA VIDA

Missa do 3º. dom. comum. Palavra de deus: Neemias 8,2-4a.5-6.8-10; 1Coríntios 12,12-14.27; Lucas 1,1-4; 4,14-21.

           O nosso mundo é o mundo das imagens. Diariamente somos atingidos por imagens que “falam” conosco, que nos seduzem, nos emocionam, que despertam em nós sentimentos profundos, ambíguos e contraditórios. A nossa era é a era da imagem. O “hoje” da nossa vida é infestado de imagens, mas Deus escolheu se revelar a nós não por meio de imagens, e sim por meio da Palavra (cf. Dt 4,12).
           Estamos no Ano da Fé, e devemos recordar que nós, cristãos, “caminhamos pela fé, não pela visão” (2Cor 5,7). O cristão não vive por aquilo que vê (imagens, sejam elas sagradas ou profanas), mas por aquilo que crê (na Palavra do nosso Deus). E as leituras que acabamos de ouvir nos falam da força da Palavra na vida daquele que nela crê: a Palavra que devolve alegria e força ao coração humano (1ª. leitura), a Palavra que desfragmenta os relacionamentos, que unifica o que está separado (2ª. leitura), a Palavra que nunca é mera repetição do passado, mas que sempre tem algo a dizer para o “hoje” da nossa vida (Evangelho).
           O texto de Neemias serve de exame de consciência sobre a maneira como nos colocamos diante da Palavra, sobretudo quando a ouvimos na Igreja. A Palavra coloca em pé, isto é, levanta, tira da prostração aquele que a escuta. A Palavra faz você se inclinar e se prostrar não diante dos seus problemas, não diante das injustiças, mas diante do Deus que é maior do que os problemas e as injustiças humanas. A Palavra questiona os motivos da nossa tristeza e nos devolve as razões da nossa alegria. Mas para isso, precisamos ouvir a Palavra com atenção e acolhê-la com o nosso “Amém!”, colocando nela a nossa fé, como quem finca uma estaca no chão. (“Amém!” era no nome das estacas que Israel usava para fincar suas tendas no chão, enquanto peregrinava pelo deserto).     
           A carta de São Paulo nos mostra que a Palavra respeita a individualidade de cada um de nós, mas nos convida a trabalhar pela unidade do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Neste sentido, a Palavra cura. Quando alimentamos em nós divisões e separações adoecemos, além de enfraquecer o anúncio do Evangelho. Mas quando nos colocamos na obediência à Palavra, trabalhamos em favor da união e da comunhão, o que devolve vida aos nossos relacionamentos e credibilidade ao anúncio do Evangelho.
           Quando Jesus veio ao mundo, a humanidade pôde compreender que a Palavra é uma Pessoa! São Lucas, no início do seu Evangelho, nos fala de Jesus como Aquele que anuncia a Palavra com a força do Espírito. Porque Ele é a Palavra e porque Ele é o “Amém!” a todas as promessas contidas na Palavra (cf. 2Cor 1,20), só Ele pode dizer, após anunciar a Palavra para nós: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir” (Lc 4,21).
      Você pode se deparar com o mesmo texto bíblico inúmeras vezes, mas o seu “hoje” não é o mesmo. Cada vez que você escuta ou lê a Palavra, deve se dar conta de que ela quer falar ao “hoje” da sua vida. Ontem, os ossos secos do povo de Israel ouviram a Palavra, se deixaram penetrar pelo Espírito e reviveram (cf. Ez 37,4-5). Hoje você pode se permitir a mesma experiência. Ontem, um pai recebeu a cura de seu filho quando acreditou na palavra que Jesus lhe disse: “Vai, teu filho vive” (cf. Jo 4,50.53). Hoje você pode receber esta mesma graça. Ontem, Lázaro pôde sair do seu túmulo de morte ao ouvir Jesus lhe dizer: “Lázaro, vem para fora!” (Jo 11,43). Hoje é a você que está sendo proclamada a Palavra capaz de fazê-lo(a) passar da morte à vida (cf. Jo 5,24). Portanto, querido irmão, querida irmã, a questão não é se a Palavra pode alguma coisa na sua vida hoje; a questão é se hoje você acolhe a Palavra; a questão é como você ouve (ou lê) a Palavra hoje; a questão é até onde você permite que a Palavra penetre hoje em você...
Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário