sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A CONSTANTE PROCURA POR DEUS


Missa da Epifania do Senhor. Palavra de Deus: Isaías 60,1-6; Efésios 3,2-3a.5-6; Mateus 2,1-12.

Na noite de Natal, ouvimos o anúncio do Evangelho: “Nasceu hoje para vós um Salvador, que é Cristo Senhor” (Lc 2,11). O dom já foi feito. A salvação de Deus já foi enviada aos homens. Mas, quem está aberto a acolher o dom? Quem está disposto a caminhar ao encontro da salvação que vem de Deus? A presença dos magos do Oriente neste evangelho serve de questionamento para nós: o que adiante saber que nasceu para nós um Salvador, se não estamos dispostos a caminhar até onde Ele está?
O tempo do Natal caminha para o seu término, e o Evangelho de hoje nos fala desta procura dos magos do Oriente para saber onde Jesus nasceu e como fazer para encontrá-lo. Dessa maneira, compreendemos que o Natal é um mistério que permanece em aberto: Jesus, o Filho de Deus, nasceu como Salvador de toda pessoa humana, mas essa salvação só se efetua na vida de quem sai de si, de quem rompe com seu comodismo e se dispõe a caminhar ao encontro daquele que pode nos dar a salvação.
Hoje é a festa da Epifania do Senhor. Epifania significa “manifestação”. Na noite de Natal ouvimos o apóstolo Paulo dizer que “a graça de Deus se manifestou para a salvação de todos os homens” (Tt 2,11). Porque Deus “quer que todos os homens sejam salvos” (1Tm 2,4), Ele fala ao coração de cada pessoa de um modo particular, convidando-a a se abrir à fé. Foi assim que Ele se manifestou aos magos do Oriente por meio de uma estrela: “E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino” (Mt 2,9). Desse modo, pedimos a Deus que abra a porta da fé ao coração de cada ser humano, para que reconheça e acolha a salvação que seu Filho nos trouxe com o seu nascimento.
Na estrela que guiou os magos até Jesus está o convite da Palavra de Deus para que cada um de nós viva de tal modo a ser um sinal que conduza as pessoas a Jesus, que desperte nelas o desejo de conhecê-lo, amá-lo e segui-lo. Como acabou de nos lembrar o profeta Isaías, “está a terra envolvida em trevas, nuvens escuras cobrem os povos” (Is 60,2). Muitas pessoas hoje se sentem perdidas, porque aquilo que pensavam ser luz em sua vida as mergulhou numa profunda escuridão. Muitas luzes se apagaram, muitas esperanças se frustraram e muitos não conseguem enxergar mais a sua própria luz. Deus nos envia para esse mundo escuro, como enviou Isaías, para que possamos proclamar a toda pessoa: “Levanta-te, (...) porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor, (...) sobre ti apareceu o Senhor” (Is 60,1-2).  
A busca dos magos por Jesus é a busca do coração humano por Deus. No coração de toda pessoa, até mesmo daquela que pensa não crer em Deus, existe uma busca por Deus, uma busca pela Verdade, uma busca por Sentido. Essa busca foi traduzida no salmo 27 com essas palavras: “Meu coração diz a teu respeito: ‘Procura sua face!’ É tua face, Senhor, que eu procuro, não me escondas a tua face” (Sl 27,8-9). Todo ser humano busca a Deus. Em alguns, essa busca é consciente; em outros, ela é inconsciente. Quando a pessoa não sabe interpretar a voz do seu coração, que procura por Deus, acaba tentando calar essa voz com falsas respostas, como as drogas, o consumismo, o ativismo, a compulsividade etc.
Muitos hoje desistiram de buscar a Deus, porque o caminho da fé é muitas vezes árduo, um caminho que exige perseverança, discernimento, um caminho feito não apenas de respostas, mas de muitas perguntas. Mas o encontro dos magos com Jesus nos mostra que a nossa busca por Deus nunca será inútil. Nas noites escuras da nossa fé, Deus sempre providenciará uma estrela para nos guiar, até que possamos estar diante de seu Filho, reconhecendo-O como nosso Salvador, como Aquele que o nosso coração sempre buscou. Para Ele oferecemos o que temos de mais precioso: nosso ouro, aquilo que temos; nosso incenso, aquilo que desejamos; nossa mirra, aquilo que somos.   
                                                              Pe. Paulo Cezar Mazzi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário