sexta-feira, 11 de junho de 2021

DA NOSSA ILUSÓRIA EFICIÊNCIA PARA A VERDADEIRA EFICÁCIA DE DEUS

 Missa do 11º. dom. comum. Ezequiel 17,22-24; 2Coríntios 5,6-10; Marcos 4,26-34

 

            Como você se encontra neste momento: animado (com ânimo, com alma, com esperança) ou desanimado (sem ânimo, sem alma, sem esperança)? Você se sente uma árvore verde ou uma árvore seca? Suas motivações dependem das condições externas (aquilo que se vê) ou da sua fé (aquilo que não se vê)?

            Jesus nos fala da maneira como Deus age em nossa vida: como uma semente que, ao ser enterrada, germina por si mesma. Na verdade, ela passa por um processo: germinar, crescer, tornar-se uma planta ou uma árvore e, por fim, produzir frutos. Esse processo supõe tempo. Esse tempo supõe confiança.

            O contrário da confiança é a ânsia em querer controlar, em achar que tudo depende do nosso esforço, da nossa eficiência, da nossa interferência no processo. Mas Jesus fala que, depois que o homem lança a semente na terra, ele não interfere no processo: “Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo” (Mc 4,27), sem que com o homem precisa interferir, controlar, provocar o crescimento. Depois de ter lançado a semente na terra, o homem dorme. Ele dorme porque confia no germinar da semente. Ele dorme porque sabe que não depende dele esse germinar.

            Muitos de nós não conseguem dormir sem tomar algum medicamento. Nossa ansiedade nos deixa em estado de alerta constante. Não nos permitimos desligar, desarmar, soltar as rédeas, confiar. Esquecemos de que nós não temos controle sobre tudo. Esquecemos de fazer como o salmista: “Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” (Sl 4,9). Esquecemos de nos confiar às mãos d’Aquele que não dorme, nem cochila, porque cuida de nós de dia e de noite (cf. Sl 121,4.6) e nos acompanha com Sua graça quer estejamos acordados, quer estejamos dormindo.

            Através dessa parábola, Jesus está nos questionando a respeito da confiança em Deus. Ele age em nós sem que possamos ver e controlar. Assim como uma semente enterrada no solo, assim o nosso Deus é um “Deus escondido” (Is 45,15), no sentido de que não podemos controlá-Lo, nem apressá-Lo. Ele tem Seu tempo para agir em nós e é nisso que temos que confiar. Sua Palavra é “viva e eficaz” (cf. Hb 4,12). A nós basta acolhê-la como a terra acolhe a semente; acolhê-la, confiar e esperar, até que o processo de cura, de mudança, de transformação aconteça em nós.

            Jesus nos desafia a substituir a nossa pretensa EFICIÊNCIA pela confiança na EFICÁCIA da graça de Deus em nós. Por nos esquecermos de que “se Deus não constrói a nossa casa, em vão nós trabalhamos” (SL 127,1), temos nos sobrecarregado de preocupações e esgotado nossas energias em querer manter tudo sob o nosso controle. Jesus nos convida a admitir a nossa insuficiência e a devolver a Deus o lugar que Ele deve ocupar em nossa vida. Ele é o Piloto do avião, e nós, quando muito, somos o copiloto. Quando invertemos esses papéis, a vida se torna pesada demais, nós nos esgotamos e não chegamos a lugar nenhum.     

            Neste mundo agitado e barulhento, cujas capitais se orgulham de serem cidades que não dormem, mas funcionam 24 horas por dia, precisamos parar e silenciar o coração na presença d’Aquele que habita no mais profundo de nós como uma semente no fundo da terra. Ele está agindo o tempo todo, de maneira oculta e silenciosa. Diante dessa verdade, proclamada por Jesus, precisamos nos lembrar de que “caminhamos na fé e não na visão clara” (2Cor 5,7). Nós cremos na presença de Deus escondida dentro de nós e confiamos na EFICÁCIA da sua graça em nossos corações, ainda que não possamos ver (controlar) o processo de transformação de nós mesmos em pessoas melhores.

            O Deus que “plantou” cada ser humano num determinado lugar da face da terra Se revela a nós dessa maneira: “Eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço” (Ez 17,24). Se por acaso nos tornamos pessoas altivas, arrogantes e autossuficientes, precisamos que o Senhor nos dê um corte e nos torne mais humildes e mais conscientes a respeito do nosso real tamanho. Se por acaso nos sentimos pequenos, diminuídos, humilhados por um mundo que só valoriza o que é grandioso, devemos entregar ao Senhor nossa situação de humilhação e esperar até que, no momento certo, Ele nos exalte (cf. 1Pd 5,6). Se nos julgamos uma árvore verde, cuja eficiência e cujo controle têm nos garantido uma vida bem sucedida, não nos esqueçamos de que essa árvore que somos pode vir a secar; nenhuma situação é definitiva neste mundo. Enfim, se estamos nos sentindo como uma árvore seca neste momento, confiemo-nos ao Senhor que pode fazê-la brotar novamente, pois nada Lhe é impossível!

 

            Oração: Pai, olho para o campo da minha vida. Quantas sementes já foram lançadas nele? Quantas vezes ouvi tua Palavra ao longo da minha vida? Confesso que algumas vezes perdi a confiança na tua graça, não respeitei o processo e deixei de confiar que os frutos viriam no tempo certo. Minha ansiedade e minha mania de querer controlar tudo só atrapalharam o meu sono e me esgotaram emocionalmente. Ensina-me a confiar absolutamente em ti. Tu és o Deus que se esconde dentro de mim, o Deus que eu não posso ver, nem controlar, mas em Quem devo confiar, entregando em tuas mãos o controle sobre a minha vida e o processo de transformação do meu coração. Visita a árvore que eu sou. Poda o que nela precisa ser podado; cura o que nela está doente; livra-a dos parasitas que sugam sua seiva e, sobretudo, torna verde aquilo que em mim secou, devolvendo-me confiança, serenidade, alegria e fé! Em nome de Jesus. Amém!

 

Pe. Paulo Cezar Mazzi  

Nenhum comentário:

Postar um comentário