quinta-feira, 10 de julho de 2014

CORAÇÃO ARADO OU IMPERMEABILIZADO?

Missa do 15º. dom. comum. Palavra de Deus: Isaías 55,10-11; Romanos 8,18-23; Mateus 13,1-23.

            Você conhece algum “homem de palavra” ou alguma “mulher de palavra”? Você confia na palavra das pessoas? Você é uma pessoa de palavra, isto é, você sustenta aquilo que diz? Você vive de acordo com aquilo que fala aos outros? Essas perguntas servem apenas para constatar que existe hoje um grande descrédito em relação à palavra humana, um descrédito tal que nós já não nos interessamos em ouvir o que os outros têm a nos dizer, assim como também não nos preocupamos em sustentar o que dizemos.
            Se a palavra humana está em descrédito, Deus compara a verdade da sua Palavra com o efeito da chuva sobre a terra: ela irriga, fecunda a terra e faz germinar a semente. Desse modo, Deus afirma: “(...) a palavra que sair da minha boca... não voltará para mim vazia; antes, (...) produzirá os efeitos que pretendi ao enviá-la” (Is 55,11). Do mesmo modo, ao enviar o profeta Jeremias para anunciar a Palavra ao povo de Israel, Deus afirma: “(...) eu estou vigiando sobre a minha palavra para realizá-la” (Jr 1,12).
            Ao comparar a Palavra de Deus com a chuva (Isaías) ou com a semente (Jesus), a liturgia de hoje nos convida a recobrar a confiança naquilo que Deus nos fala: sua Palavra tem o poder de nos fazer passar da morte para a vida, de nos corrigir, nos converter, nos curar, nos transformar e nos salvar. Contudo, a Palavra de Deus não é mágica: assim como a semente só pode germinar se for acolhida pela terra, assim a Palavra precisa da nossa colaboração para produzir seus efeitos em nós, e colaboração significa: obedecer à Palavra, ajustar nossa vida, nosso comportamento de acordo com o que Deus nos fala. Estamos dispostos a fazer isso?
             Antes de a terra receber a semente, ela precisa ser arada. “Arar” significa, de uma certa forma, “machucar” a terra. Às vezes, nós estamos tão fechados à Palavra de Deus que é preciso que um arado passe sobre o terreno do nosso coração, para que possamos receber a semente que é a Palavra. É quando algo nos obriga a parar, a rever a nossa vida, a escutar o que Deus está há tempos tentando nos dizer, mas nunca paramos para ouvi-Lo. Santo Agostinho, São Francisco de Assis e Santo Inácio de Loyola só pararam para ouvir Deus quando ficaram doentes...
            O salmo que hoje meditamos afirma, a respeito de Deus: “transborda a fartura onde passais, brotam pastos no deserto” (Sl 65,12-13). Onde nós permitimos que a Palavra de Deus “passe”, isto é, toque, questione, nos confronte com a sua verdade, ali ocorre uma transformação. Mas essa transformação pode ser abortada por nós de duas maneiras: ou não queremos que a Palavra mexa em determinada área da nossa vida, do nosso comportamento, ou não temos paciência em esperar pelo processo de transformação, o qual comporta o tempo da gestação e as dores do parto...
            Jesus deixou claro que Deus semeia sua Palavra em todos os tipos de terreno, porque Ele “quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4). Mas Ele respeita a liberdade do coração humano. Ele entra onde nós permitimos. A semente da sua Palavra respeita o tipo de terreno que há dentro de nós. Por isso, citando o profeta Isaías, Jesus disse: “o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade” (Mt 13,15). A expressão “coração insensível” também pode ser entendida como “coração impermeabilizado”. Quantos de nós, ouvindo a pregação da Palavra de Deus, nos “protegemos”, nos “defendemos” dela porque não queremos mudar nossas atitudes?
            “Eles ouviram de má vontade”. Nós não sabemos ouvir. Nossos ouvidos estão sempre ocupados (fones). Além disso, no momento em que Deus poderia nos falar na missa ou no culto, alguns estão distraídos com o seu celular, jogando ou trocando mensagens, sem se dar conta de que por trás disso está o maligno, roubando o que foi semeado em seu coração (cf. Mt 13,19). Nós nos tornamos superficiais: recebemos diariamente uma enxurrada de informações e não aprofundamos nada. Como não nos aprofundamos na Palavra de Deus, nossa fé varia de acordo com as circunstâncias: com a mesma intensidade com que nos alegramos ao ouvir a Palavra no domingo, nos entristecemos ao nos deparar com problemas ou dificuldades durante a semana, como se a nossa fé fosse “bipolar” (cf. Mt 13, 20-21). Por fim, nós temos uma vida cheia: estamos sempre ocupados em trabalhar, seja para sobreviver, seja para prosperar. Nossas prioridades são o nosso estômago, os nossos bens materiais e o nosso lazer. Não é prioridade nossa a escuta/meditação da Palavra de Deus (cf. Mt 13,22).
             Apesar de todos esses obstáculos, existe em cada um de nós um espaço de terra boa. Mais do que um lugar ou um espaço, a terra boa é uma atitude de vida, atitude que consiste em ouvir, acolher a Palavra, meditar sobre ela, deixar-se interpelar por ela, perguntar-se: O que Deus está me dizendo por meio dessa Palavra? O que essa Palavra me faz dizer a Deus? A Palavra não é um livro, um folheto, mas uma Pessoa que fala conosco. Confiemos na força que a Palavra de Deus tem de converter e curar cada um de nós, uma conversão e uma cura que se dão até onde permitimos que a Palavra penetre e permaneça em nós. Respeitemos o tempo de gestação da semente. Não avaliemos nosso dia a dia pelo que estamos conseguindo colher, mas, sobretudo, pelo que estamos semeando e permitindo que a graça de Deus semeie em nós. Abramos espaço na terra do nosso coração; acolhamos a semente da Palavra; reguemos o terreno com a nossa oração diária e confiemos, aguardando pelo germinar/frutificar da Palavra em nós. 

                                                                                                                                                                                  Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário