quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

COMO O FILHO, OFERECER AO PAI NOSSA CONSCIÊNCIA, LIBERDADE E VONTADE

* Missa do 2º. dom. comum. Palavra de Deus: Isaías 49,3.5-6; 1Coríntios 1,1-3; João 1,29-34.

        A nossa religião cristã é herdeira da religião judaica. “Religião” significa “religar” o ser humano com Deus, mas não somente com Deus: também consigo mesmo (com sua própria verdade), com seu semelhante, com a natureza (meio ambiente) e com o mundo (âmbito social). No Antigo Testamento, essa re-ligação era feita da seguinte forma: depois que o ser humano tomava consciência de que havia quebrado sua comunhão com Deus, por causa de atitudes erradas (pecado), ele oferecia algum animal em sacrifício. O sangue daquele animal era apresentado a Deus para pedir o perdão dos pecados, já que o pecado sempre nos leva para a morte.  
            Quando João Batista apresenta Jesus como “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, algo totalmente novo é anunciado à humanidade. A “religião”, a re-ligação do ser humano com Deus não se assenta mais sobre aquilo que o ser humano sacrifica (oferece) a Deus, mas sobre o fato de o próprio Deus oferecer seu Filho como Cordeiro, cuja vida foi vivida como oferta (sacrifício) em favor da salvação de todas as pessoas. Se Jesus é o Cordeiro de Deus, ele é dom de Deus para nós, mostrando que a salvação não depende do fato de oferecermos alguma coisa a Deus, mas de acolher o Filho que o Pai nos ofereceu na manjedoura (Natal), na cruz (Páscoa) e hoje nos oferece no altar de nossa Igreja (Eucaristia).  
          Sendo “Cordeiro de Deus”, Jesus é aquele “que tira o pecado do mundo”. Mas, em que sentido, se o mundo continua marcado pelo pecado, tanto no âmbito pessoal quanto no social? Diferente do sangue dos cordeiros do Antigo Testamento, que eram sacrificados sem consciência, o sangue de Jesus foi derramado de maneira consciente em favor de cada um de nós. Esse sangue “há de purificar a nossa consciência das obras mortas (atitudes caracterizadas como pecado) para que prestemos culto ao Deus vivo” (Hb 9,14).
        Graças ao sangue de Jesus, derramado livre e conscientemente em favor de cada um de nós, recuperamos a consciência de que somos pessoas livres e podemos ter uma outra postura diante da vida, diante dos acontecimentos, e não precisamos viver como vítimas perante o nosso passado, o mundo ou a nossa tendência a pecar. O pecado só nos domina enquanto suas motivações são inconscientes. Na medida em que tomamos consciência dessas motivações, podemos dar-lhes uma resposta mais acertada, mais madura e, portanto, libertadora.

            Como discípulos do Cordeiro, cada um de nós pode fazer suas as palavras do salmista: “sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos... E então eu vos disse: ‘Eis que venho... com prazer faço a vossa vontade’” (Sl 40,7-9). Assim como Jesus, oferecemos ao Pai a nossa vontade, a nossa consciência e a nossa liberdade. Este é, sem dúvida, o verdadeiro sacrifício. É por meio dele que derramamos nosso suor (nosso sangue), para tornar o mundo à nossa volta livre do pecado. Assim como Jesus, não fechamos nossos ouvidos, não nos fazemos de surdos diante dos apelos de Deus, mas tomamos consciência da missão que Ele nos confia no mundo de hoje: “Ele me preparou desde o nascimento para ser seu servo, para recuperar..., para fazer unir-se a ele... Tu és o meu servo. Eu te farei luz das nações” (citação livre de Is 49,3.5-6). 

* Esta reflexão é uma reedição do 2o. domingo do tempo comum de 2011.

                                                                                                                    Pe. Paulo Cezar Mazzi

Um comentário: