quinta-feira, 17 de outubro de 2013

NÃO DESISTIR: NEM DE DEUS, NEM DE SI MESMO(A)

Missa do 29º. dom. comum. Palavra de Deus: Êxodo 17,8-13; 2Timóteo 3,14 – 4,2; Lucas 18,1-8.

            “(...) a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir” (Lc 18,1). Jesus nos diz que a oração é necessária. Não diz que ela é boa, ou que pode nos fazer bem, ou que pode nos fortalecer e nos ajudar. Ele diz: é necessário, é preciso que você tenha uma vida de oração e não desista dela nunca! Se a oração é necessária para a vida de cada um de nós, então não se trata de rezar se eu tenho vontade, mas de rezar porque eu necessito, porque a oração é absolutamente necessária para a minha vida.
            A necessidade da oração em nossa vida apareceu no relato da luta de Israel contra os amalecitas. “Enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia; quando baixava, vencia Amalec... Ora, as mãos de Moisés tornaram-se pesadas” (Ex 17,11-12). As mãos levantadas de Moisés são símbolo da oração. Assim como Moisés, nós levantamos as mãos para o céu quando rezamos. Mas chega um momento em que as nossas mãos “se tornam pesadas”; chega um momento em que nos cansamos de rezar porque não vemos o resultado da nossa oração. E aí desistimos de rezar.
            Quando as mãos de Moisés se abaixavam, Israel começava a ser derrotado por Amalec. Da mesma forma, quando abandonamos a nossa vida de oração, começamos a ser derrotados pelos nossos inimigos, simplesmente porque nos desconectamos da força do Alto, que nos é dada na oração. Percebendo o cansaço de Moisés, Aarão e Ur foram criativos e ajudaram Moisés a retomar a sua oração, até que Israel venceu Amalec (cf. Ex 17,12-13). Nós nos animamos mutuamente na oração? Você reanima as pessoas que estão esfriando na vida de oração? Você é criativo(a) na sua oração?
            A nossa oração está vinculada à nossa fé. O mesmo Jesus que inicia o Evangelho de hoje falando da necessidade de rezar sempre e nunca desistir, termina perguntando se quando Ele voltar encontrará fé sobre a terra (cf. Lc 18,8). Se nós esfriamos na oração é porque esfriamos na fé. Quem abandona a oração é porque está abandonando também a sua fé. Jesus diz que nunca devemos desistir de rezar. Quando você desiste da oração, você não desiste apenas de Deus, mas desiste de si mesmo(a). Quando você desiste de rezar sobre determinado problema, você desiste de resolver aquele problema e se deixa vencer por ele.
            Muitos desistiram da sua fé, desistiram de rezar porque não foram atendidos por Deus em suas orações, porque se sentiram desprezados por Ele, como esse juiz desprezava essa viúva, na parábola do Evangelho. Talvez você também se sinta assim. Talvez você também se pergunte: Por que rezar a um Deus aparentemente cego, surdo e indiferente ao meu sofrimento? Por que rezar a um Deus que me despreza na minha dor? Por que voltar a rezar a um Deus que, quando mais precisei e supliquei por Ele, virou as costas para mim e deixou meu filho/minha mãe/meu amigo morrer?
Você pode ter muitos motivos para abandonar sua vida de oração. Mas, tome cuidado com uma coisa: há alguém muito interessado nisso. Quando você reza, está abrindo espaço para Deus em sua vida. Quando você abandona sua oração, o espaço que em sua vida deveria ser ocupado por Deus passa a ser ocupado pelo inimigo de Deus. Ele, o maligno, é o mais interessado em que você abandone sua oração...
A oração sempre foi e sempre será uma luta. Primeiro, lutamos contra a nossa preguiça, contra a nossa falta de disciplina espiritual, contra as nossas distrações. Além disso, lutamos com Deus – a luta entre a nossa vontade e a vontade d’Ele, entre as nossas urgências e o tempo d’Ele. Jacó também lutou com Deus na sua oração, e a sua persistência ficou gravada para sempre na Escritura como exemplo para todos nós, quando disse a Deus: “Eu não te deixarei, enquanto não me abençoares” (Gn 32,27). Poderíamos também dizer: ‘Eu não deixarei de clamar, até que me respondas, ainda que a resposta não seja o que eu estou pedindo’.   
Jesus termina este Evangelho garantindo que Deus fará justiça aos Seus filhos que por Ele suplicam dia e noite. Ele cumprirá cada uma das Suas promessas, mas só aqueles que guardaram a sua fé verão isso. Só aqueles que não fizeram “corpo mole” e não desistiram de lutar com Deus, experimentarão a Sua bênção. Só aqueles que, apesar de terem motivos, não desistiram de Deus, nem desistiram de si mesmos, é que alcançarão a realização das promessas de Deus em sua vida. Rezemos pela fé no coração de cada jovem, pois hoje é o Dia Nacional da Juventude. Hoje é também o Dia Mundial das Missões. Rezemos pelos missionários, para o fortalecimento da fé neles, para que suas mãos não se cansem de rezar e de trabalhar pela evangelização dos povos. 

                                                     Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário