sexta-feira, 31 de julho de 2015

SEM ESFORÇO, NADA DE VIDA ETERNA

Missa do 18º. dom. comum. Palavra de Deus: Êxodo 16,2-4.12-15; Efésios 4,17.20-24; João 6,24-35.

            Sem esforço, nenhum objetivo é atingido em nossa vida. Sem esforço, não há amadurecimento, nem superação, nem vitória, nem realização. O problema é: devemos nos esforçar em vista do quê? Alguns se esforçam para fazer uma faculdade; outros, para terem um corpo “sarado”. Alguns se esforçam para passar de fase nos jogos eletrônicos; outros, para vencer uma prova. Alguns se esforçam para realizar determinado “sonho de consumo”; outros, para sobreviverem, para formarem seus filhos, para superarem uma crise, para manterem sua família em pé.
            Todo esforço exige renúncia. A multidão, que havia se saciado com os pães e os peixes, renuncia à segurança de suas casas para ir atrás de Jesus. No entanto, Jesus faz este alerta: “Esforcem-se não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna...” (Jo 6,27). Alcançar a vida eterna exige sacrifícios da nossa parte. Estamos dispostos a fazê-los? Acreditamos na vida eterna? Desejamos a vida eterna? Se o nosso desejo pela vida eterna é fraco ou inexistente, nós nunca aceitaremos fazer qualquer esforço, qualquer sacrifício, qualquer renúncia para alcançá-la.
            “Estais me procurando... porque comestes pão e ficastes saciados” (Jo 6,26). Por qual motivo você costuma procurar Deus? Sua fé está reduzida ao seu estômago, aos seus interesses imediatos? Que esforço você faz para alimentar a sua vida espiritual, para se encontrar com Deus, para estar na presença d’Ele, para fazer a Sua vontade, para enfrentar a travessia do deserto rumo à Terra Prometida? Que tipo de sacrifício você está disposto(a) a fazer: enfrentar a fome do deserto, para alcançar a liberdade na Terra Prometida, ou suportar a escravidão do Egito, só porque ali você tem carne e pão com fartura (cf. Ex 16,3)?
            O verdadeiro esforço, necessário para alcançarmos a vida eterna, consiste em crer em Jesus Cristo, aquele que o Pai enviou como Salvador do mundo (cf. Jo 6,29). Mas, por que “crer” em Jesus significa “esforço”? Porque quem crê em Jesus Cristo “deve também andar (se comportar) como ele andou (se comportou)” (1Jo 2,6). Quem de nós está disposto a isto? Quem de nós tem Jesus Cristo como verdadeiro modelo de vida e de conduta? Quem de nós se esforça hoje por conhecer, amar e seguir Jesus Cristo, permanecendo com Ele e crendo n’Ele também na hora da cruz, da provação, da ausência de sinais, da doença, do fracasso e da dor?
            O apóstolo Paulo nos dá uma outra pista sobre qual esforço é necessário para alcançarmos a vida eterna: despojar-nos do “velho homem” e revestir-nos do “homem novo”. O “velho homem” é a pessoa que vai se habituando com seus vícios e seus comportamentos errados, uma pessoa arrastada por emoções cegas, atrofiada na razão e na consciência. Se hoje o envelhecimento mais temido é o da pele, o qual pode ser retardado ou disfarçado, o que nós de fato devemos temer é o envelhecimento da mente, desnutrida de espiritualidade, corrompida nos seus valores. Aqui não se trata de retardar o envelhecimento da nossa mente, mas de renová-la por meio de uma transformação espiritual, buscando ouvir o Espírito Santo e nos deixar guiar por ele. Enfim, ser um “homem novo” significa esforçar-se a cada dia por se comportar verdadeiramente de maneira justa e santa (cf. Ef 4,24).  
            Assim termina, por ora, o diálogo da multidão com Jesus: “Senhor, dá-nos sempre deste pão!” (Jo 6,34). O que nós queremos dizer com “este pão”? Talvez estejamos pedindo a Jesus: ‘Senhor, dá-nos sempre consolação! Dá-nos sempre paz! Dá-nos sempre vitória! Dá-nos sempre libertação!’ O perigo aqui está na palavra “sempre”. É a tentação de querer uma vida “sempre” saciada, de querer perguntas “sempre” respondidas, de querer dores “sempre” amenizadas.
            Ao dizer: “Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (Jo 6,35), creio que Jesus esteja dizendo: “Sempre” que você esforçar-se por me encontrar, Eu estarei aqui. “Sempre” que você me buscar, Eu me deixarei encontrar por você. Mas não espere de mim por um “sempre” que seja sinônimo de já ter encontrado, de já ter alcançado, e, portanto, de não precisar mais se esforçar por alcançar. Seu esforço será necessário a cada dia, assim como sua renúncia e seu sacrifício, até que você aprenda a se comportar na vida como Eu me comportei, até que você alcance a vida eterna.  

Para sua oração pessoal: FOME DE TI (Radicais livres)



Pe. Paulo Cezar Mazzi

quinta-feira, 23 de julho de 2015

A FOME (NÃO SÓ DE PÃO) E NOSSOS RECURSOS PARA SACIÁ-LA

Missa do 17º. dom. comum. Palavra de Deus: 2Reis 4,42-44; Efésios 4,1-6; João 6,1-15.

A fome é uma das necessidades mais básicas do ser humano, uma necessidade que exige ser saciada. Quando não saciada, a fome faz com que o ser humano se torne agressivo, deixe de lado a noção de certo e de errado, e vá em busca de sobrevivência, chegando, inclusive, a roubar e matar, se preciso for, para saciar a sua fome. O filme “Ensaio sobre a cegueira” retrata muito bem essa realidade.   
Mas o ser humano não tem apenas fome de comida. A própria Escritura afirma que “o homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Dt 8,3; Mt 4,4). Assim, você tem hoje crianças bem nutridas e também bem servidas de estudo e de tecnologia, mas famintas de afeto, de diálogo, de limites, de presença e de autoridade dos pais. Você tem famílias que não passam fome, mas que estão desnutridas de diálogo, de proximidade e de afeto. Você tem pessoas que comem o tempo todo não porque têm fome, mas porque não sabem escutar a sua alma e interpretar a própria ansiedade...
Embora a fome seja, de fato, uma necessidade básica do ser humano, ela também é manipulada pela sociedade de consumo, a qual cria em nós necessidades artificiais, que não são verdadeiras necessidades. Desse modo, nós nos tornamos escravos do consumismo e colaboradores da cultura do desperdício. Nada nos preenche. Nada nos sacia, porque o nosso coração se tornou insaciável, e um coração insaciável nunca experimenta paz, nunca experimenta alegria.      
Ao ver a grande multidão que vinha ao seu encontro, Jesus perguntou a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” (Jo 6,5). O evangelista João afirma que Jesus perguntou isso para colocar Filipe à prova, isto é, para ver como ele agiria diante de uma dificuldade. Hoje Jesus nos pergunta: ‘Como você entende e lida com suas necessidades?’ ‘Você é capaz de enxergar as necessidades das pessoas à sua volta?’ ‘Além do seu corpo, você procura também alimentar a sua alma e o seu espírito?’ ‘Você alimenta o seu relacionamento como é preciso ou tem o hábito de deixá-lo desnutrido?’
Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um” (Jo 6,7). Sem perceber, Filipe disse uma verdade: o dinheiro não basta. O material não sacia. O recurso principal de que cada um de nós dispõe não é material, mas humano, emocional, espiritual. O problema não é o dinheiro, mas a vontade, a disposição em usar os recursos que temos. Hoje em dia, para muitas famílias, a coisa mais fácil é dar coisas materiais aos filhos, mas a coisa mais difícil é dar-se aos filhos: dar sua presença, seu afeto, seus ouvidos, seu interesse, seu corpo, para que o filho possa brincar com os pais, e não com o novo brinquedo que os pais lhe compraram.
“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes” (Jo 6,9). Geralmente, nós somos rápidos em detectar a nossa fome, mas lentos em perceber e valorizar os nossos recursos. Reclamamos daquilo que nos falta e não valorizamos aquilo que temos: nossos cinco pães e nossos dois peixes. “Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os... E fez o mesmo com os peixes” (Jo 6,11). Jesus nos ensina a reconhecer os recursos que temos e a agradecermos a Deus por eles todos os dias, reconhecendo também que “o pouco com Deus é muito; o muito sem Deus é nada” (sabedoria popular).
Depois que todos foram saciados, Jesus ordenou: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” (Jo 6,12). A nossa sobrevivência hoje depende disso: não desperdiçar! Não desperdiçar alimento, nem água, nem energia. Não desperdiçar tempo diante do computador ou do celular, quando podemos usar esse tempo para conviver com as pessoas que têm fome da nossa presença. Não desperdiçar a oportunidade de falar, de abraçar e de estar junto, enquanto isso é possível.
Se, no final do Evangelho, Jesus não aceitou ser coroado rei daquela multidão (cf. Jo 6,15), foi também para nos dizer que não podemos reduzir Deus a um mero provedor das nossas necessidades. O pão de cada dia é também fruto do nosso trabalho, responsabilidade nossa, e não deve ser esperado cair do céu enquanto nada fazemos para adquiri-lo. Nesta hora histórica de acentuado desemprego em nossas cidades, o que estamos fazendo em relação aos desempregados? Ainda outras reflexões necessárias: 1) O outro lado da moeda da fome é a alimentação errada: na mesa de muitos, a água foi substituída pelo refrigerante, e a comida caseira pela industrializada... 2) Tem se tornado um péssimo hábito engolir a comida sem saboreá-la, porque, enquanto comemos, visualizamos mensagens no celular ou teclamos com alguém...

Cinco pães e dois peixinhos (Quatro por Um)
https://www.youtube.com/watch?v=DHzsJ-dVvkY

                                                                       Pe. Paulo Cezar Mazzi

quinta-feira, 16 de julho de 2015

A NECESSIDADE DO CUIDADO

Missa do 16º. dom. comum. Palavra de Deus: Jeremias 23,1-6; Efésios 2,13-18; Marcos 6,30-34.

            Ao nascer, todo ser humano necessita de cuidados. Mas, na medida em que vamos crescendo, vamos também aprendendo a cuidar de nós mesmos, e, assim, nos tornamos menos dependentes do cuidado dos outros. Quando nos tornamos pessoas adultas, o ideal é que nós já soubéssemos cuidar de nós mesmos e também nos dispuséssemos a cuidar daquilo ou daqueles que a vida confia aos nossos cuidados. No entanto, existem muitos adultos infantilizados, que passam o tempo todo querendo ser cuidados e não se dispõem a cuidar de nada à sua volta, nem de ninguém...
            Na Bíblia, a imagem do cuidado tem um nome: “pastor”. Cuidar significa ser pastor. Ou, dizendo de outra maneira, ser pastor significa abraçar a missão de cuidar daquilo ou daqueles que a vida colocou sob os nossos cuidados. Isso explica a indignação de Deus para com os pastores de Israel: “Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele” (Jr 23,2). A quem são dirigidas essas palavras hoje? A tantos pais (a tantas famílias), políticos, líderes religiosos, policiais, empresários, isto é, a muitos que têm alguém sob seus cuidados, mas está sendo infiel a essa missão.
            Se a humanidade hoje se assemelha a um imenso rebanho perdido, tomado pelo medo e pela angústia, é porque muitos pastores decidiram ir atrás daquilo que eles entendem ser sua própria felicidade, deixando o rebanho entregue a si mesmo. Sem dúvida que o pastor não pode esquecer o cuidado consigo mesmo. Não foi à toa que Jesus ordenou aos discípulos, que não estavam nem tendo tempo para comer: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco” (Mc 6,31). Quantos casais, por exemplo, cuidam “excessivamente” do filho e se esquecem de cuidar do próprio relacionamento? Quantas mulheres vivem cuidando da casa e dos filhos, enquanto o marido ou companheiro cuida somente de si e dos seus interesses?
            O cuidado consigo mesmo é importante. Na última quarta, divulgou-se a notícia de que, nos últimos 12 anos, a AIDS diminuiu no mundo todo, mas aumentou no Brasil (especificamente, 40% entre jovens de 14 a 18 anos). Por quê? Porque os meninos abandonaram o uso do preservativo e deixaram para as meninas a “responsabilidade” de tomarem a “pílula do dia seguinte” depois da relação. Sem mencionar a questão moral, aqui nós temos, ao menos, dois problemas: a visão machista de que cabe à mulher evitar a gravidez, sem nenhum tipo de “sacrifício” da parte do homem, e a questão dos danos graves causados ao corpo das meninas com as pílulas do dia seguinte. É a geração que “sabe” fazer sexo, mas não sabe cuidar de si mesma...
Os textos bíblicos de hoje querem nos fazer refletir: quem está sob os meus cuidados? Qual realidade (meio ambiente, sociedade) ou quais pessoas a vida colocou sob os meus cuidados? Eu sei equilibrar meu tempo entre cuidar dos outros e cuidar de mim, ou me deixo “devorar” pelas necessidades dos outros? Jesus nunca aceitou “ser devorado” pelas pessoas. No entanto, ao ver uma numerosa multidão, “teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor” (Mc 6,34). Compaixão significa sentir a dor do outro. Ela nos faz enxergar que, apesar do nosso cansaço, há algo que ainda podemos fazer pelo outro. Quando você tem compaixão, consegue mudar seus planos por causa da dor do outro; consegue esquecer por um momento de si para “focar” no outro, para ir atrás, resgatar e salvar aquilo ou aqueles que foram confiados aos seus cuidados.
Por fim, o apóstolo Paulo nos dá uma indicação importante sobre a atitude do pastor, daquele que cuida: do que está dividido, ele deve trabalhar no sentido de fazer uma unidade; colaborar para derrubar o muro de separação, que é a inimizade. Se trata do cuidado para com a paz. Como nos lembrou a oração da Campanha da Fraternidade 2005, “que a nossa segurança não venha das armas, mas do respeito. Que a nossa força não seja a violência, mas o amor. Que a nossa riqueza não seja o dinheiro, mas a partilha. Que o nosso caminho não seja a ambição, mas a justiça. Que a nossa vitória não seja a vingança, mas o perdão”. 
Duas considerações finais: 1) Jesus viu a numerosa multidão e sentiu compaixão. Como sentir compaixão hoje, se os nossos olhos estão frequentemente focados numa tela de celular e não enxergam quem está ao nosso lado? 2) A falta de descanso produz estresse e esgotamento. Se algumas pessoas estão estressadas e esgotadas é porque outras estão “excessivamente descansadas”, sem querer cuidar de nada à sua volta, a não ser dos seus interesses pessoais. 

Pe. Paulo Cezar Mazzi

quinta-feira, 9 de julho de 2015

REMOVER A PELÍCULA DO INDIVIDUALISMO

Missa do 15º. dom. comum. Palavra de Deus: Amós 7,12-15; Efésios 1,3-14; Marcos 6,7-13.

            Há uma diferença entre o vidro de uma janela e um espelho. O vidro da janela te dá a possibilidade de enxergar para além de você, de ver as outras pessoas e de se tornar consciente do que acontece além do seu mundo particular. O espelho, por ter uma camada fina e prateada atrás do vidro, não te deixa ver além de si mesmo(a): tudo se resume em você e as suas necessidades, você e os seus desejos; os outros não existem.
         Ao chamar os doze e enviá-los em missão, Jesus está raspando aquela camada fina e prateada, que o individualismo colocou na janela dos nossos sentidos, e nos tornando conscientes de que o mundo à nossa volta é muito mais amplo do que as nossas necessidades e os nossos desejos egocêntricos. Para além da tela da nossa TV e do nosso computador/tablet/celular, existem pessoas reais precisando de nós. Para além das nossas necessidades e dos nossos desejos particulares, existe uma missão que nos foi confiada, uma missão que somente nós podemos realizar.  
            Quando o sacerdote Amasias tentou convencer o profeta Amós a exercer seu trabalho de profeta em outro lugar, ao invés de ficar incomodando a consciência do rei com suas profecias, Amós respondeu que sua profissão nunca foi ser um profeta, mas o próprio Deus lhe deu a ordem de profetizar para Israel (cf. Am 7,12-15). Enquanto a profissão consiste em trabalhar em algo para ganhar dinheiro e me sustentar, a vocação consiste em obedecer a um chamado de Deus e a compreender que o sentido da minha vida não está em apenas ganhar dinheiro para sobreviver, mas em ser uma presença de esperança, de alegria, de amor, de justiça e de paz para as pessoas às quais Deus me enviar durante minha breve existência neste mundo.
            Através do Papa Francisco, Jesus tem proclamado em alto e bom som a cada um de nós, católicos: ‘Eu quero minha Igreja em saída! Eu quero você enxergando a vida além de si e das suas necessidades! Eu te desafio a raspar a camada prateada de individualismo dos seus sentidos e se deixar afetar pela dor das pessoas à sua volta! Quero você como presença viva do meu Evangelho junto às outras pessoas. Quero você como uma presença de paz junto a quem se “habituou” com a violência; como uma presença de verdade e de justiça junto a quem se “acostumou” com a mentira e a injustiça; como uma presença do Deus vivo e verdadeiro junto a quem só se sente seguro a partir do dinheiro; como uma presença de família e de fidelidade junto a quem nunca experimentou um amor que ama até o fim; por fim, quero você como uma presença de cruz junto a toda pessoa que não aceita ter que lidar com a renúncia, com o sacrifício e com a dor’.
            A nossa presença junto às outras pessoas deve, segundo Jesus, provocar dois efeitos: conversão e cura. Todos nós precisamos de conversão. O Espírito Santo tem provocado nossa Igreja a passar por um processo de conversão pastoral, ou seja, a superar as estruturas ultrapassadas que não estão nos ajudando a ser uma presença viva do Evangelho junto às outras pessoas, sobretudo junto aos que sofrem. Por outro lado, todos nós precisamos de cura, e a cura vem pela remoção da película do individualismo que tem nos desumanizado e nos mantido afastados uns dos outros.
          O Evangelho termina mencionando que os discípulos curavam os doentes ungindo-os com óleo. A unção com esse óleo nos remete às palavras do apóstolo Paulo, quando afirma que o Pai nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo (cf. Ef 1,3). Fortalecidos pelo Espírito Santo, somos enviados para anunciar às pessoas que, por meio de Jesus Cristo, Deus Pai nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis, e para vivermos a cada dia sob o seu olhar, no amor (cf. Ef 1,4). Cada ser humano deve se tornar consciente de que é uma pessoa redimida, absolvida, liberta e salva, pelo sangue de Cristo derramado na cruz: n’Ele as nossas faltas são perdoadas (cf. Ef 1,7). Nele também nós ouvimos a palavra da verdade, o evangelho que nos salva. Por fim, crendo no Evangelho, somos marcados com o selo do Espírito Santo, que é a garantia da nossa redenção (cf. Ef 1,13-14).
            Abracemos, portanto, a missão que o Pai confia a cada um de nós, por meio de seu Filho Jesus e na unção do Espírito Santo: CORAÇÃO ADORADOR (Banda Dom)

https://www.youtube.com/watch?v=A9dCaMwwPu4

                                                                       Pe. Paulo Cezar Mazzi

quinta-feira, 2 de julho de 2015

ADMIRAÇÃO, ESCÂNDALO E ESPINHO

Missa do 14º. dom. comum. Palavra de Deus: Ezequiel 2,2-5; 2Coríntios 12,7-10; Marcos 6,1-6.

       Admiração e escândalo são atitudes/emoções/sentimentos opostos. Enquanto a admiração desperta em nós o desejo de estar mais próximo de quem nos fala, de querer imitá-lo(a), o escândalo desperta em nós a rejeição e a repulsa em relação à pessoa que nos fala. Deus nos fala, seja por meio da Sua palavra, seja de quem nos anuncia a Sua palavra – o pregador ou a Igreja –, seja por meio da natureza, dos acontecimentos, de um(a) terapeuta ou da nossa consciência. Se Deus nos fala, é importante perceber quando é que nos admiramos e quando é que nos escandalizamos com Ele.  
Normalmente, a nossa admiração ou o nosso escândalo para com Deus depende do quê Ele nos fala: se nos fala o que gostamos de ouvir, nos enchemos de admiração; mas se nos fala o que precisamos, mas não queremos ouvir, nos escandalizamos, nos revoltamos e nos recusamos a continuar a ouvi-Lo. No caso do Evangelho de hoje, o que escandalizou os nazarenos não foi o quê Jesus disse, mas a pessoa do próprio Jesus; como diríamos hoje, um comedor de arroz e feijão como nós.
“E ficaram escandalizados por causa dele” (Mc 6,3). Quando é que ficamos escandalizados com Deus? Quando Ele se manifesta de maneira extremamente simples; quando se recusa a manifestar-Se glorioso e espalhafatoso. Nós ficamos escandalizados com Deus quando Ele – aparentemente – não se manifesta diante de tragédias humanas; quando Ele se recusa a tirar o espinho que está em nossa carne, a mancha que está comprometendo a beleza da nossa imagem... O que mais nos escandaliza em Deus é Ele ter escolhido nos salvar na carne humana de Jesus Cristo, cuja vida foi pautada pela simplicidade, pela pobreza e pela comunhão com a fragilidade humana.
“E (Jesus) ali não pôde fazer milagre algum... E admirou-se com a falta de fé deles” (Mc 6,5.6). Não há milagre onde não há fé, e não há fé porque não enxergamos Deus nas coisas pequenas e rotineiras da vida. Exigimos manifestações espetaculares para podermos crer. Por trás do escândalo dos nazarenos para com a pessoa de Jesus está um outro problema, um problema mais do que atual: é um tipo de fé que se escandaliza facilmente porque é uma fé feita de caprichos pessoais, uma fé que exige tratamento VIP da parte de Deus e da parte da Igreja.                 
            Quem abraça um serviço na Igreja movido – talvez de maneira inconsciente – por caprichos pessoais, jamais aceitaria a missão que Deus confiou a Ezequiel: falar a um povo “de cabeça dura e coração de pedra” (Ez 2,4). “Quer te escutem, quer não... ficarão sabendo que houve entre eles um profeta” (Ez 2,5). Os nossos caprichos pessoais nos levam a falar de Deus somente se houver um público garantido, uma plateia que nos escute com atenção, que concorde com o que pregamos e que nos aplauda no final da pregação. Afinal, o que está em jogo – aos nossos olhos – é a nossa imagem, e não admitidos que não nos admirem quando nos expomos em público. No entanto, na vocação de Ezequiel fica claro que o importante não é a pessoa que anuncia, mas a Palavra que deve ser anunciada: não importa se ela será acolhida e obedecida; o que importa é que ela seja dita, proclamada, anunciada, e fique na consciência das pessoas que a ouvirem.
              Numa época narcisista como a nossa, onde nos ensinam que a coisa mais importante que temos é a nossa imagem, como não nos escandalizar com um Deus que se recusa a tirar o espinho que temos na carne? “(...) foi espetado na minha carne um espinho..., a fim de que eu não me exalte demais. A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim. Mas ele me disse: ‘Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta’” (2Cor 12,7-9). Deus pode não querer remover alguma fraqueza nossa (e isso certamente pode nos escandalizar, nos deixar decepcionados com Ele!), porque é justamente pela brecha dessa fraqueza que a força d’Ele vai entrar e agir em nós, e, por meio de nós, naqueles que nos ouvem.  
              Algumas indicações da Palavra de Deus hoje: 1) Quando não queremos nos deixar questionar pela Palavra de Deus, começamos a questionar a pessoa que nos anuncia a Palavra. É uma defesa, uma resistência à conversão... 2) Para a sociedade da aparência, você precisa se tornar uma pessoa importante, notada, desejada. O que você é como pessoa não basta: precisa de um piercing, de uma tatuagem, de musculação, de uma mecha colorida no cabelo, de um adereço, de um corte de cabelo extravagante, de uma roupa sensual ou espalhafatosa... Enfim, você, natural, não é nada; você só é alguma coisa se estiver adornada(o) de algo artificial... 3) Você também se escandaliza, se decepciona com um Deus que não tira o espinho que há em sua carne, que não cancela a sua fraqueza e que não lhe transforma numa pessoa forte, impecável e inabalável?

Para a sua oração pessoal: MINHA GRAÇA TE BASTA (Adriana)

https://www.youtube.com/watch?v=nVAXa7mtx_o


                                                 Pe. Paulo Cezar Mazzi